Lúpus: O que é, tipos, sintomas, diagnóstico, tratamento, Tem cura? Pega?

0
238

O Lúpus é uma doença autoimune, esse tipo de doença ainda causa muitas dúvidas nas pessoas por ser pouco falada, nesse artigo vamos esclarecer as principais dúvidas a respeito desta doença que atinge 5 milhões de pessoas no mundo, em sua grande maioria mulheres, geralmente ocorre em pessoas entre 16 e 55 anos de idade.lupus

O que é

O Lúpus é uma doença autoimune rara, afeta principalmente mulheres, ou seja, o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos. Nesse caso o corpo produz, excessivamente, anticorpos, que por sua vez atacam as próprias células ou as proteínas existentes no núcleo celular.

Tipos de Lúpus:

Existem três tipos de lúpus, são eles:

O lúpus eritematoso sistêmico (LES): Onde os órgãos internos sao atacados.

Lúpus discoide: Este tipo de Lúpus que se manifesta apenas na pele. 

Lúpus induzido por drogas: Desencadeado por medicamento, que de maneira geral tem melhora ao se interromper o uso do medicamento causador.

Sintomas

São diversos sintomas que variam de acordo com o tipo de Lúpus e o estagio em que a doença se encontra. De maneira geral os principais sintomas do lúpus são:

  • Febre baixa;
  • Cansado;
  • Desânimo;
  • Perda de apetite;
  • Emagrecimento e
  • Queda de cabelo.

Podendo também apresentar:

  • Manchas vermelhas na pele;
  • Inflamação nas articulações (juntas);
  • Inflamação na pleura (membrana que recobre o pulmão);
  • Hipertensão;
  • Problemas renais, no coração, nos nervos, no pulmão, cérebro e
  • Inchaço nas pernas.sintomas do lupus

Alguns sintomas ligados a diminuição dos glóbulos vermelhos e brancos do sangue, podem levar a equívocos e serem confundidas com doenças infecciosas como rubéola e mononucleose, podendo também principalmente em criança e adolescentes apresentar ínguas.

Manifestações clínicas

Asas de borboleta: ocorre em aproximadamente 80% dos pacientes, manchas avermelhadas na pele sobre as maçãs do rosto e nariz, denominada assim por lembrar as asas de uma borboleta.

Lesões na pele: Ocorrem em sua maioria em áreas expostas ao sol manchas na pele, essas sao bem delimitadas e podem deixar cicatrizes na pele. Também ocorrem manchas nas pontas dos dedos das mãos e pés, podendo ser dolorosas.

Fotossensibilidade que nada mais é que uma hipersensibilidade ao luz do sol, causando manchas cansaço ou febre a exposição solar.

Problemas nas juntas (articulações): dor e inchaço que vem e vão, nas juntas das mãos, dos pulsos, joelhos e pés.lupus sintomas

Inflamações: costumam ocorrer inflamação na pleura e pericárdio, membranas que recobrem, respectivamente, pulmão e coração. Causando dor ao respirar, falta de ar, palpitações e tosse seca.

Inflamações renais que quando graves, causam pouca urina, pressão alta, pernas inchada, urina espumosa, caso haja piora o paciente pode sofrer com insuficiência renal, tornando-se necessário diálise ou transplante.

Problemas neurológicos e psíquicos: raramente ocorrem, mas podem causar convulsões, variação de humor e comportamento, depressão, mudanças nos nervos e da medula espinhal.

Alterações no sangue: ocorre pelo ataque dos anticorpos aos glóbulos vermelhos e brancos do sangue, causando anemia e sintomas relacionados a ela.

Diagnóstico

O diagnóstico é através de análise das manifestações clínicas e dos exames laboratoriais, com exames de sangue e urina, podem incluir também exames de anticorpos, radiografia torácica e biópsia renal.

Fotos do Lúpus

Veja abaixo imagens das manifestações clinicas ou sintomas:

lupus 01 lupus 02 lupus 03 lupus 04 lupus 05

Lúpus pega, é contagioso?

Por ser uma doença autoimune, em que os anticorpos atacam as células do próprio corpo, ela não é uma doença contagiosa.

Lúpus é câncer?

Essa é uma dúvida comum, mas a resposta é não, o Lúpus não é câncer. Porém pesquisas indicam que pessoas com Lúpus tem 1,15% mais chance de desenvolver alguma forma de câncer e 2,5% de chance de desenvolver linfomas e a leucemia.

Causas

As causas do Lúpus ainda não sao conhecidas, porém pesquisas indicam que é uma combinação de fatores genéticos e ambientais, que podem ser vírus, exposição a luz ultravioleta do sol ou da luz branca, exposição à sílica ou alergias medicamentosas.

Tem cura?

Infelizmente, o Lúpus ainda não possui cura.

Pode ser prevenido?

Não sào conhecidas maneiras de prevenção ao lúpus, mas o diagnóstico precoce facilita ações que freiam a progressão da doença e seus sintomas.

Fatores hereditários

Apesar de filhos de pessoas com Lúpus terem de 5 a 29 vezes mais chances de desenvolver a doença, que uma pessoa comum, somente 10% das pessoas que possuem parente de primeiro, segundo ou terceiro grau, chegam a desenvolver a doença.

Tratamento

Apesar de não ter o cura, o Lúpus pode ser tratado e seu tratamento visa melhorar a qualidade de vida do paciente, controlando as crises e sintomas.

O tratamento se dá através de antiinflamatórios, esteróides, hidroxicloroquina, corticoides tópico nas lesões na pele e proteção do sol através de protetor solar e roupas.

Porém em casos mais graves se torna necessário o uso de maiores dosagens de corticoides e imunossupressores, se não houver respostas são usadas drogas citotóxicas que inibem e combatem o crescimento celular, mas possuem efeitos colaterais graves.

Hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, sono regular, e evitar circunstâncias que provocam estresse, atividade física regular, não fumar, parar o uso de anticoncepcionais com estrogênio, boa higiene pessoal e lavar as mãos sempre para evitar infecções bacterianas. Essas ações também são de grande importância na melhora da qualidade de vida do paciente com Lúpus.

Tempo de tratamento

Como já foi falado o Lúpus não possui cura e é uma doença crônica, assim como hipertensão e diabetes, por isso o tratamento é prolongado e necessita de acompanhamento médico constante.

Mulheres com Lúpus podem engravidar

O Lúpus é crônico e pode ser grave, pode atingir rins, coração e pulmão, por isso qualquer mulher que possua a doença e queira ter filhos precisará de acompanhamento médico constante, a doença precisa estar controlada a pelo menos 6 meses e a mulher não pode estar em tratamento com medicamentos que possam fazer mal ao bebê.

Mulheres com Lúpus podem sim engravidar, mas somente com acompanhamento médico, apenas um profissional qualificado poderá avaliar melhor cada caso, e dizer se a paciente em questão poderá gerar uma criança e quando.

Famosos com Lúpus

Alguns famosos possuem e já falaram abertamente sobre o Lúpus, como a cantora Lady Gaga, a apresentadora brasileira Astrid Fontenele e a atriz e cantora Selena Gomez, que recentemente precisou de um transplante de rim devido a doença.selena gomez transplante

O cantor Seal, que possui cicatrizes no rosto por causa do Lúpus eritematoso discóide.seal

É importante lembrar que uma pessoa com Lúpus vai precisar de maiores cuidados com a saúde e acompanhamento médico, mas pode viver praticamente normalmente, trabalhar e se relacionar como outras pessoas.

Se ficou alguma dúvida sobre o Lúpus, deixe um comentário para nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here