Melatonina: O hormônio que vai te fazer dormir!

0

melatonina

Agenda lotada, rotina cheia de compromissos, pressão no trabalho, em casa, nos relacionamentos, vida financeira complicada. A vida moderna é assim, e diante de tanto estresse é comum que isso acabe afetando o nosso sono, e a consequência disso é que nós dormimos cada vez menos horas por noite, e que esse sono tem sido cada vez menos renovador. Se você passa por isso deve saber o quanto ter uma boa noite de sono faz falta! A boa notícia é que já existem no mercado alguns suplementos para ajudar quem sofre com a insônia, e hoje vamos falar da melatonina.

Se você ainda tem dúvidas sobre a sua ação, como tomar, seus principais benefícios e etc, é só continuar lendo esse artigo até o final.

Mas, para que serve a Melatonina?

Como explicamos brevemente no começo desse artigo, a Melatonina é um suplemento natural utilizado por quem tem dificuldade em dormir, já que a sua principal função é a indução do sono.

O que é muito curioso sobre a Melatonina é que se trata de um hormônio produzido naturalmente pelo corpo. Porém, algumas pessoas podem não produzi-lo em uma dose satisfatória, e a consequência disso é a dificuldade para dormir. Essa deficiência na produção de melatonina tem algumas causas já conhecidas pelos médicos, como por exemplo, uma maior exposição à luz (principalmente graças ao uso constante de computadores e smartphones), idade avançada, uso de medicamentos e cegueira, principalmente quando a pessoa não consegue perceber a luz.

Além disso, estudos já indicaram que ela pode ser muito benéfica também para pessoas que sofrem com Alzheimer, alguns tipos de autismo, e pessoas com distúrbio do sono.

Melatonina engorda?

Não! Muito pelo contrário! Alguns estudos já indicaram que a Melatonina inclusive ajuda a perder peso, porém, as pesquisas em relação ao a isso ainda estão muito no início e nada foi de fato comprovado. Só que é importante lembrar que ter uma boa noite de sono é essencial para quem está em uma dieta para perda de peso, e nesses casos a Melatonina pode ter um efeito indireto.

Benefícios da Melatonina:

Como você já sabe, o principal benefício da melatonina é a indução e melhora do sono, mas não é só isso! Apesar dos estudos sobre ela ainda não serem muito conclusivos, eles já mostraram que ela pode auxiliar no tratamento de mal de Parkinson, ajuda a prevenir enxaquecas e pode até prevenir e tratar alguns tipos de câncer.

Só que, como dissemos, muitas dessas pesquisas ainda precisam ser mais aprofundadas para descobrir qual é a dose correta em cada um dos casos anteriores.

Outro benefício que merece ser citado é o fato de que a melatonina não causa dependência como os remédios para dormir tradicionais, de tarja preta.

melatonina

A Melatonina é aprovada pela Anvisa?

Talvez você ainda não saiba, mas a Melatonina foi recentemente aprovada pela Anvisa e a sua comercialização está liberada no Brasil. Porém, ainda não é possível encontrá-la nas prateleiras das farmácias e lojas de suplementos, já que ela foi liberada apenas em sua fórmula manipulada e com receita médica.

Ou seja, se você tem interesse em tomar, procure um médico para que ele possa avaliar o seu caso, e receitar a melatonina para você.

Como tomar?

A forma de uso da melatonina é bem simples, já que basta você tomá-la entre 30 minutos e 1h antes da hora que você deseja dormir. O tempo de ação dela pode ser diferente entre algumas pessoas, e o ideal é você observar quanto tempo ela demora para começar a fazer efeito para você, e assim, ajustar o melhor horário para tomar.

Tem efeitos colaterais?

Como se trata de um hormônio produzido naturalmente pelo corpo, a melatonina geralmente não apresenta efeitos colaterais. Mas, é possível que as pessoas mais sensíveis sintam algumas alterações, como por exemplo dores de cabeça, tontura e sonolência diurna. Os sintomas tendem a passar com o tempo.

Qualquer pessoa pode tomar?

De forma geral, a melatonina não possui contra indicações, no entanto alguns grupos não devem fazer o uso do suplemento sem acompanhamento médico, como por exemplo grávidas, mulheres que estejam amamentando e crianças. Também é recomendado que não se faça uso de máquinas pesadas e perigosas entre três e quatro horas após tomar a melatonina.

Por hoje é isso, pessoal! Se você já toma a melatonina, conte pra gente a sua experiência!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA