Menstruação: Tire 11 dúvidas! Por que ocorre? Duração? Sintomas? Isso e mais!

0
513

Hoje falaremos sobre algumas das maiores dúvidas que permeiam o grande, doloroso e importante mundo da menstruação.

Por mais que você esclareça suas dúvidas com as respostas a seguir, recomendamos que agende um ginecologista de rotina, afinal o acompanhamento médico regular é necessário!

menstruação

11 dúvidas sobre menstruação

  1. Por que ocorre a menstruação?

Antes de tudo, saiba que menstruar é normal, saudável e um fenômeno natural e não precisa haver constrangimento ou medo para falar do assunto.

A menstruação acontece quando não ocorre fecundação de óvulos no útero, logo a camada superficial interna do útero, o endométrio, se rompe e é excretado pela vagina, causando o sangramento.

Como é uma fase que proporciona muitas alterações hormonais, a mulher sente variados sintomas físicos e emocionais.

  1. Quais os principais sintomas da menstruação?

O período menstrual “brinca” muito com os hormônios da mulher e isso traz inúmeros sintomas. Alguns são exclusivos da fase pré-menstrual, a tão temida TPM, outros se prolongam até o final do sangramento.

Sintomas físicos:

Enjoos, vômitos, dores e inchaço abdominal, sono, falta de libido, prisão de ventre, enxaqueca, tonturas, desmaios, seios doloridos, inchaços, ganho de peso, alterações no apetite, aumento de alergias e queda de imunidade.

Sintomas psicológicos:

Mau humor, irritação, angústia, cansaço, insônia, depressão, choro, nervosismo, sensibilidade, ansiedades, baixa autoestima, falta de atenção e dificuldade de concentração.

sintomas psicológicos da menstruação

  1. Qual a duração normal de um ciclo menstrual?

No geral, um ciclo menstrual considerado normal dura de 21 a 35 dias.

  1. Quantos dias dura ou deve durar?

Cada mulher é de um jeito, portanto não existe um período fixo certo para o ciclo menstrual. Os médicos apenas consideram preocupantes ciclos menores que 21 dias e maiores que 40 dias, sendo necessário regular a menstruação com auxílio de reposição hormonal.

  1. Como calcular o tamanho do meu ciclo menstrual?

Calcular seu ciclo menstrual é fácil e muito importante para seu controle quanto a previsão dos sintomas, ter noção do seu período fértil, melhor momento para gravidez (ou para evitar gravidez), dentre outros detalhes.

O seu primeiro dia de menstruação representa o início do seu ciclo menstrual; o último dia antes da próxima menstruação representa o último dia. Portanto, conte quantos dias decorrem entre o início e o fim e este é o seu período menstrual.

  1. O que é menstruação irregular?

Sabe esse ciclo menstrual que te ensinamos a calcular acima? Quando esse período de intervalo varia constantemente, todo mês, significa que seu ciclo de menstruação é irregular.

Para calcular uma média, anote esses intervalos durante 3 meses, some e divida por 3. Assim você pode ter uma noção de qual a média do seu ciclo menstrual.

Tenha cuidado para não basear com total confiança no seu ciclo menstrual para calcular o período fértil, pois se a ideia é não engravidar, a oscilação entre os dias pode causar uma surpresinha que você não vai gostar.

  1. O que é menstruação com pedaços?

Quando o sangramento da menstruação não vem totalmente fluido e sim com pedaços de sangue, a mulher pode ficar bem assustada com aqueles pedaços soltos no absorvente, no vaso sanitário ou escorrendo pela perna durante o banho.

Mas não há o que temer, pois esses pedaços são simplesmente coágulos da pele endométrio se desfazendo, os quais nem sempre se dissolvem completamente e saem de forma fluida pela menstruação.

É uma condição normal até certo ponto, pois se muito frequente pode indicar algumas complicações do útero. Em casos graves, coágulos menstruais podem indicar endometriose, miomas e até deficiência de vitaminas.

Se isso é frequente na sua menstruação, consulte um ginecologista assim que puder.

  1. O que pode ser menstruação atrasada?

Se você fez as continhas do mês e a menstruação ainda não desceu, isso pode ser sinal de algumas coisas ou reflexo de alguma coisa que você esteja vivendo: Gravidez, estresse/ansiedade, interrupção da pílula anticoncepcional, infecções ou doenças, alterações de peso, excesso de atividade física, síndrome dos ovários policísticos, início recente do ciclo menstrual, amenorreia, dentre outras.

A primeira coisa que nos vem à mente é o indício de uma gravidez, mas a principal forma de diagnosticar o motivo da menstruação atrasada é indo ao ginecologista e atualizando seus exames.

teste de gravidez

  1. O que pode ser menstruação adiantada?

Também faz parte dos ciclos irregulares a menstruação vir adiantada, no entanto ela também pode indicar complicações.

São algumas causas: estresse, variações de peso, alterações hormonais, endometriose, mudanças de temperatura, doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos de emergência, dentre outros.

Tire suas dúvidas sobre o assunto também com um ginecologista.

  1. Cores na menstruação: Rosa, preta ou escura

Normalmente, o sangue da menstruação tem tonalidades que variam entre o vermelho e marrom. E quando vem em cores diferentes? O que pode indicar?

– Quando o sangue vem numa cor rosada e em pouca quantidade, significa apenas que o fluxo foi muito pouco; mas se fica mais forte e continua rosa, pode ser sinal de gravidez ou outras alterações hormonais.

– Já a menstruação mais escurecida pode indicar também gravidez, sinal de menopausa, e em casos graves doenças no útero e sintomas de doenças sexualmente transmissíveis.

  1. Faz mal ficar sem menstruação?

Quando a mulher toma anticoncepcional e emenda uma cartelinha na outra todos os meses para não menstruar, pode surgir a dúvida se isso é certo ou errado.

Dentre os benefícios de não menstruar está a redução dos riscos de problemas hormonais como mioma, pólipos, endometriose e câncer de mama; controle dos sintomas da TPM; chances de doenças como anemias e infecções; e também melhor do humor e bem-estar.

No entanto, o uso frequente de hormônios para não menstruar pode ter efeitos colaterais como ganho de peso, acne, queda de cabelo, pele oleosa e ainda escapes de sangue aleatórios ao longo do mês.

Cada mulher é de um jeito e quem deve indicar um anticoncepcional ou outro método hormonal para controle da menstruação é um ginecologista. Agende seu médico!

Menstruação: Tire 11 dúvidas! Por que ocorre? Duração? Sintomas? Isso e mais!
2 (40%) 2 votes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here