Mentoplastia (Cirurgia de queixo): Quais as vantagens e desvantagens? Como é feita?

0
1190

Se existe algo que chama bastante atenção na face de alguém é o nariz. Isso ninguém discorda – porém ele não é o único que tem um papel importante nas relações entre as pessoas.

O queixo também pode ter uma estrutura que, na teoria, deveria estar em harmonia com a boca, os olhos e com todo o rosto em si.

Mentoplastia

Existem pessoas que não estão satisfeitas com a projeção de seus queixos e um procedimento surgiu para transformar esse detalhe.

O que é Mentoplastia

Mentoplastia é a cirurgia realizada para tratar o formato do mento, ou seja, do queixo dos pacientes. A técnica visa aumentar essa área ou diminuí-la, dependendo da necessidade da pessoa e pode ter indicação além do foco estético.

Por isso, o procedimento corrige variadas diversidades funcionais ou estéticas que existem na região, que pode ter determinado tipo e extensão. A mentoplastia é indicada para casos em que a deformidade é proeminente, deficiente ou assimétrica. Em outros casos, ela pode servir como tratamento da apneia obstrutiva.

Preço da Mentoplastia

O preço médio da mentoplastia, podendo ser tanto pela inclusão de uma prótese de silicone sólido quanto da retirada de um segmento ósseo da mandíbula, é de R$ 2.500,00 a R$ 10.000,00, sendo que esta variação de preço leva em consideração o local (clínica) que realizará o procedimento, a região e a extensão do problema.

Quem realiza a mentoplastia é o cirurgião plástico. Por isso, é fundamental checar se ele é realmente especializado e qualificado para tal cirurgia.

Famosos

As celebridades são as que mais aproveitam as cirurgias estéticas para transformar aquilo que afeta suas imagens. No caso da mentoplastia, não é diferente.

Embora não seja abordado, a mudança facial oferecida pela mentoplastia pode ser facilmente visível nas seguintes pessoas famosas:

  • Anahí,
  • Natalie Portman,
  • Rainha Letícia, da Espanha,
  • Shakira.

É comum que as celebridades realizem a Rinoplastia (cirurgia estética no nariz) e a aliem com a mentoplastia.

Antes e depois

Confira algumas fotos com o antes e depois de alguns pacientes que resolveram optar pela mentoplastia e perceba a diferença que o formato do queixo promove ao rosto de modo geral:

Prós e contras da Mentoplastia

A mentoplastia tem como grande vantagem o fato de o paciente ter um pequeno tempo de internação, podendo até mesmo receber alta no mesmo dia. Isso se deve ao tipo de anestesia – o cirurgião plástico pode optar pela anestesia local com sedação.

Relativamente simples, a mentoplastia tem uma duração média de 60 a 120 minutos.

Outra vantagem é o pós-operatório que não traz muitos problemas ao paciente.

De desvantagens, por outro lado, a mentoplastia tem um tempo de reabilitação longo, de algumas semanas. Ainda, é essencial que o paciente tenha atenção redobrada em evitar a exposição solar, exercícios físicos e o tabagismo.

Prótese

A mentoplastia com prótese é uma das opções desta cirurgia, especialmente indicada quando o desenvolvimento ósseo é levemente menor do que o esperado, ou seja, é quando um paciente possui um queixo retraído.

Nesses casos, é usada uma prótese de silicone com formato especial para tal região.

Prótese

mentoplastia prótese

Recuperação

A recuperação é rápida, como comentado. Dependendo da atividade do paciente, ele poderá retornar às atividades normalmente no dia seguinte – é claro que há casos especiais que poderão necessitar de pelo menos uma semana de repouso e alguns cuidados mais específicos, mas isso tudo vai depender das orientações do médico.

Não é comum sentir dor no pós-operatório: há um certo desconforto que pode ser sanado com analgésicos.

Para a prótese (se for o caso) manter-se fixada, o cirurgião plástico pode deixar um curativo local de manutenção que também servirá de proteção para qualquer traumatismo que possa ocorrer nos dias posteriores. O tempo com o curativo varia de 5 a 7 dias.

Como é feita a Mentoplastia

Mas afinal, como é realizada a cirurgia de Mentoplastia?

Após a sedação e anestesia (local ou geral, como for a decisão do cirurgião plástico), pode ocorrer uma lipoaspiração do pescoço de modo a definir melhor o contorno da mandíbula e fazer com que os ângulos do paciente sejam mais visíveis.

Na mentoplastia de aumento (para aumentar o queixo), o implante – de silicone ou até mesmo por enxerto de gordura – será colocado por meio de uma incisão na parte inferior do queixo ou até mesmo por dentro da boca.

Já o osso pode tanto aumentar ou diminuir o formato do queixo. Sua mudança é feita através de um reposicionamento dele – ele será serrado e reposicionado para depois ser fixado com placas e parafusos em sua nova posição desejada.

Relato:

Acompanhe no vídeo abaixo o relato do canal Aline Silva:

Mentoplastia (Cirurgia de queixo): Quais as vantagens e desvantagens? Como é feita?
5 (100%) 1 vote

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here