Tudo sobre Micropigmentação: Como é feita? É perigoso? Dura? Antes e depois!

0
1076

Já pensou em já acordar linda e maquiada para sair para o trabalho? Pouparia um tempo bom da manhã, né? Estas são algumas das propostas da maquiagem definitiva, um tipo de micropigmentação que ficou famoso entre as mulheres. Tire suas dúvidas sobre o assunto a seguir!

Maquiagem Definitiva

O que é maquiagem definitiva?

Maquiagem definitiva é uma técnica de micropigmentação na qual é feita uma aplicação de pigmentos orgânicos ou inorgânicos e hipoalérgicos na pele com o objetivo de não só pigmentar como também corrigir, valorizar traços e preencher imperfeições.

O procedimento mais comum hoje em dia é a maquiagem definitiva de sobrancelhas, também conhecida como sobrancelha fio a fio, ideal para preencher e dar formato em sobrancelhas falhas.

Além disso, pode ser feita nos olhos, contorno de boca e também correção de falhas, cicatrizes e estrias. Quando feitos em clínicas de estética de qualidade, costumam ser procedimentos simples, sem dores e de bons resultados.

Como é feita a maquiagem definitiva?

Para fazer a maquiagem definitiva, o profissional utiliza um equipamento chamado demógrafo, cujo mecanismo lembra bastante o de uma máquina de fazer tatuagem.

Na ponta desse aparelho existe uma agulha e através dela o pigmento entra na primeira camada da derme. Alguns procedimentos podem ser feitos na epiderme, que é a camada mais externa, mas estes têm menor tempo de durabilidade.

O procedimento deve ser feito lenta e pacientemente, já que cada pele é de um jeito e cada região específica onde é feita a micropigmentação recebe diferentes quantidades de perfurações. A mão do profissional deve ser controlada e leve, de modo a realizar um trabalho impecável.

Usa anestésico?

Não tem necessidade de usar anestesia ou qualquer substância de efeito anestésico, pois o procedimento utiliza agulhas extremamente finas e o profissional é orientado a aplicar lentamente sobre a pele. Sendo assim, a maioria das pessoas considera o procedimento indolor e super tolerável até o fim. É como uma tatuagem, mas não dói igual a ela.

Quanto tempo dura de verdade a micropigmentação?

Uma maquiagem definitiva feita num centro estético de ótimo padrão de qualidade pode durar de 3 a 4 anos com o mesmo resultado do dia em que foi feito, sendo literalmente como uma tatuagem.

Somente depois desse período pode haver necessidade de manutenção de retoques, como um reforço da cor que pode ser ficado mais opaca com relação a como era antes.

Essa perda de cor ou até de alguns traços pode ser causada por exposição ao sol, uso de cosméticos, banhos de piscina, dentre outros. Então, o tempo de duração depende da rotina de cada pessoa e seus hábitos.

Contraindicações da micropigmentação

Infelizmente, não é todo mundo que pode fazer o procedimento. Pacientes com hipertensão arterial, gota, diabetes em estágio grave, doenças cardiovasculares, tumores de cânceres, AIDS, leucemia, trombose, distúrbios emocionais (ansiedade e depressão), quem fez cirurgia plástica em menos de um ano, dentre outros grupos que estejam em tratamentos de doenças.

O ideal é consultar um dermatologista ou seu médico de rotina e dizer sobre a maquiagem definitiva antes de realizar qualquer procedimento.

Para quem tem medo ou incerteza a respeito de reações alérgicas sobre o pigmento a ser aplicado, o ideal é realizar um teste de segurança antes da micropigmentação em si.

Esses testes são feitos com uma pequena perfuração do pigmento em regiões como atrás da orelha ou entre os dedos dos pés, que são regiões sensíveis e de rápida absorção.

E então, você deve aguardar 30 dias para saber como o corpo vai reagir perante ao pigmento. Se não reagir, pode voltar à clínica e realizar o procedimento sem medo.

Onde pode ser feita a maquiagem definitiva?

1. Nos olhos

Para quem quer poupar tempo maquiando os olhos, essa é a maquiagem definitiva ideal. É muito popular fazer esse procedimento nos olhos, tanto criando uma sombra definitiva como também em forma lápis de olho contornando a parte interna e dando um formato mais marcado ao olhar.

Há quem relate dor nesse procedimento e muito incômodo, afinal é a região dos olhos, que é extremamente sensível, então nem todo mundo pode suportar.

* Nos olhos é perigoso?

Tudo depende da higienização e do controle manual do profissional que está aplicando. Existe sim o risco de lesões e infecções, como também reação ao produto usado no pigmento aplicado.

Tem gente que tem os olhos muito sensíveis, com um pálpebra fininha e pele ressecada, portanto não é muito indicado para esses casos.

* Antes e depois da micropigmentação nos olhos

2. Para estrias

Outro tipo de maquiagem definitiva é o preenchimento da pele, o que é ideal para quem não suporta conviver com suas estrias.

Quando falamos em maquiagem, só associamos à pele do rosto, mas pode servir sim para preencher as estrias de pernas, bumbum, braços e demais regiões do corpo.

Neste procedimento é usado um pigmento semelhante à cor natural da sua pele para causar um efeito natural na área aplicada, camuflando de fez as estrias. Podem ser necessárias mais de uma sessão para cobrir conforme o efeito desejado.

* Antes e depois da micropigmentação para estrias

3. Na boca

A maquiagem definitiva na boca pode ser feita de duas maneiras: apenas como um contorno ao redor dos lábios, valorizando e até criando uma ilusão de lábios maiores; ou ainda como um preenchimento total, utilizando uma cor mais natural, para representar lábios saudáveis e rosados.

Ideal para pessoas que naturalmente têm os lábios pálidos, que são viciadas em batom e também quem querem lábios maiores (o que pode ser conquistado com um contorno mais externo às linhas dos lábios).

* Antes e depois da micropigmentação na boca

4. Para vitiligo

O vitiligo é uma condição genética de pele que apresenta falhas de melanina em determinados espaços da pele.

Sendo assim, a maquiagem definitiva também pode ser uma solução para isso, preenchendo essas áreas brancas com pigmento de tom próximo à sua cor de pele, objetivando uniformizar.

Lembrando que o vitiligo pode aumentar com o tempo, então retoques e refações da maquiagem definitiva podem ser necessários nesses casos.

* Antes e depois da micropigmentação para vitiligo

Qual o preço médio da maquiagem definitiva?

Depende do local em que será feito e com qual objetivo, que pode ser pigmentar como maquiagem ou cobrir e corrigir imperfeições. Em média, o preço varia de R$400 a R$600 reais para regiões como sobrancelhas, olhos ou boca.

Grandes centros estéticos localizados em bairros nobres ou empresas de alta reputação podem cobrar bem mais do que isso.

Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here