Moringa Oleifera: O que é, pra que serve, como tomar, valor nutricional, benefícios

0
6868

Como já sabemos, a natureza sempre muito a oferecer para nossa saúde e bem-estar através de plantas medicinais para variados tratamentos, prevenções e até curas. E uma dessas plantas vem ganhando destaque cada vez mais entre médicos e nutricionistas, mas que é cultivada e consumida há milhares de anos com fins medicinais, a moringa oleifera. Já ouviu falar? Aprenda mais hoje sobre os benefícios desta árvore milagrosa para nossa saúde.Moringa Oleifera

O que é moringa oleifera?

Também conhecida como acácia-branca, rabanete-de-cavalo, cedro, moringueiro ou quiabo-de-quina, a moringa oleifera é uma das plantas mais ricas em valor nutricional de toda a natureza.

Nativa da Índia, seu cultivo espalhou-se por todo o mundo devido sua fama nutricional para a saúde, além de outras utilidades, como produção de forragem para animais com suas folhas, produção de óleo para pintura artística com suas sementes, aroma de cosméticos com suas flores e até sua madeira na produção de papel e fibras têxteis.

Valor nutricional da moringa oleifera

Esta planta possui mais de 92 nutrientes e 46 tipos de antioxidantes, além de 36 substâncias anti-inflamatórias e 18 aminoácidos essenciais, dos quais 9 não são produzidos pelo nosso corpo. Sendo assim, um consumo regular dessa planta no dia a dia evita doenças, aumenta a imunidade e proporciona uma vida mais longa e saudável.

Para você ter uma ideia, as folhas mais frescas da moringa oleifera possuem 7x mais vitamina C que uma laranja; 17x mais cálcio que o leite; 10x mais vitamina A que a cenoura; 15x mais potássio que a banana; 2x mais proteína que o leite (27% de proteína, proporcional à carne do boi); 25x mais ferro que o espinafre;

Dentre seus principais antioxidantes encontramos a quercetina, rutina, zeatina e ácido clorogênico e beta-sitosterol; além de conter inúmeras vitaminas e minerais como vitamina A, B, C, E, betacaroteno, cromo, cobre, fósforo, ferro, magnésio, manganês, potássio, selênio e zinco.

Benefícios da moringa oleifera para a saúde

  • Possui propriedades diuréticas, ajudando a eliminar retenção de líquidos e toxinas do corpo;
  • Também tem ação antioxidante, ajudando o organismo a liberar mais facilmente os radicais livres em excesso, responsáveis pelo envelhecimento precoce e incidência de doenças degenerativas, como Alzheimer, Parkinson e Escleroses.
  • Ajuda no tratamento de doenças circulatórias e doenças cardíacas;
  • Colabora para maior saúde intestinal, pois regula o sistema digestivo e previne diarreias ou prisão de ventre;
  • Possui propriedades antibacterianas e antivirais, evitando incidência de doenças e infecções;
  • Poderoso efeito anti-inflamatório natural;
  • Eficaz nos tratamentos preventivos de formação de tumores;
  • Ajuda no tratamento de úlceras, bronquites, dores musculares, febre e vários outros problemas de saúde;
  • Suas sementes ajudam a eliminar bactérias presentes na água, ajudando a purificá-la e torná-lo possível ao consumo humano, como uma filtragem;

Como consumir moringa oleifera?

  1. Folhas, flores e semente da planta:
  • Uma forma simples de aproveitar dos benefícios da moringa é colocar algumas de suas sementes num copo com água fervente e um pouco de sal; espere alguns segundos, coe e beba essa água;
  • Use as vagens verdes da planta na receita de saladas;
  • As folhas da planta também podem ser comidas cruas ou levemente cozidas;
  • As flores podem ser comidas em saladas ou pratos quentes;
  • As sementes da planta podem ser consumidas como ervilhas, ou também trituradas e consumida como farinha também.
  1. Moringa em pó

Também é vendido no mercado potes com moringa para fácil absorção pelo organismo. A melhor forma de tomar moringa em pó é colocando meia colher de água do produto num copo de água ou de suco e tomar pela manhã, ou pela noite para casos de insônia.

  1. Suplementos com moringa oleifera em cápsulas

Além do consumo da planta, você pode consumir suplementos ou medicamentos com formulações que exploram diferentes partes da árvore, sendo a maioria indicado para uma variedade de distúrbios da saúde humana, como por exemplo: Rumalaya e Septilin; Orthoherb; Kupid Fort; Livospin; além de suplementos naturais disponíveis em farmácias e lojas naturais. A maioria desses produtos pede consumo de 1 cápsula ao dia.

Mesmo sendo produtos naturais, o ideal é consultar um médico primeiro e tirar suas dúvidas sobre o que deseja consumir. Além disso, grávidas, crianças e idosos devem ter certeza se podem consumir produtos desse alto nível nutricional.

Moringa Oleifera: O que é, pra que serve, como tomar, valor nutricional, benefícios
5 (100%) 1 vote

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here