Olheiras: Porque temos, como tirar, tratamentos caseiros e estéticos

0
175

Fundas ou rasinhas, ninguém gosta das olheiras. Elas dão uma aparência cansada ao nosso rosto e não é toda maquiagem que consegue cobrir da melhor forma. Se você sofre disso como a maioria dos homens e mulheres, fique atento ao texto de hoje em que vamos explicar mais sobre a origem das olheiras e como tratá-las de várias formas.Olheiras

Por que temos olheiras?

Primeiro, vamos entender o que são as olheiras. Elas surgem por conta de uma alta concentração de melanina devido ao congestionamento de vasos capilares na região ao redor dos olhos. Vários fatores estimulam o aparecimento delas, como cansaço, noites mal dormidas, alergias, envelhecimento, excesso de sol, choro, como também pela genética.

Tem gente que sofre de olheiras de forma esporádica, mas tem gente que desde novinho tem olheiras e até aprendeu a conviver com elas, de certa forma. Tratamentos são diversos, dos mais superficiais, como maquiagens e cosméticos leves, aos mais radicais que tratam o problema na raiz, como cirurgia plástica e injeções.

Como tirar olheiras com maquiagem?

A forma mais simples e superficial para lidar com a aparência indesejada das olheiras é com maquiagem. O principal item para essa cobertura é o corretivo de acordo com o seu tom de pele. A maioria das pessoas usa um tom qualquer mais claro que seu tom de pele para clarear, mas saiba que existem vários tipos de corretivos, um para cada tipo de cor de olheira:

  • Use o amarelo para olheiras arroxeadas e escuras; ou
  • Use o verde para olheiras avermelhadas; ou
  • Use o lilás para olheiras amareladas; ou
  • Use o vermelho ou laranja para olheiras mais profundas, que costumam ser amarronzadas.

Para aplicar, coloque um pouco do corretivo nas regiões das olheiras, espalhe levemente com pincel e preencha bem a área;

Produtos para olheiras

Existem vários cremes para olheiras, o melhor para tratar o seu tipo poderá ser prescrito numa consulta com um dermatologista. O principal objetivo deles é ajudar a diminuir os vasos sanguíneos naquele local, descongestionando e clareando.

Os ativos mais encontrados nesses cremes são vitamina C, E, K1, ácido azelaico, ácido fítico, ácido kójico, arbutin, biosome C, fosfato de ascorbil magnésio, ácido tioglicólico, hidroquinona, haloxul, etc.

Geralmente, esses cremes são para ser usados na parte da noite, aplicando com movimentos circulares, de fora para o canto interno dos olhos, até que seja totalmente absorvido. São alguns:

  • Redermic Hyalu C Olhos – La Roche Posay;
  • Dense Filler 3D – ADCOS;
  • Lift 10 – Vichy;
  • CicaPlast Baume B5 – La Roche Posay;
  • Roc C-Supérieur Concentrado 16% Duo Kit;
  • Creme para os olhos Aquaporin Active – Eucerin;

Tratamentos caseiros para aliviar olheiras

Cuidados diários com a pele também ajudam a eliminar as olheiras, mesmo que aos poucos. Confira abaixo alguns métodos simples com ingredientes caseiros que vão ajudar você com as olheiras:

Compressa com água fria: A água fria causa a diminuição dos vasos abertos, melhorando o aspecto da região;

Sachês de chás congelados: Coloque no congelador aqueles sachês que vêm nas caixinhas de chás, como de camomila, principalmente; ele terá o efeito calmante, vasoconstritor, vai reduzir os inchaços e amenizar aquela coloração escura da área;

Rodelas de pepinos: O pepino contém flavonoides que melhoram a tonicidade dos vasos e melhora a aparência das olheiras;

mulheres com pipino nos olhos

Massagens na área: Faça uma espécie de drenagem linfática nos seus olhos, com o dedo anelar, dando batidinhas, fazendo movimentos circulares; isso ajuda a diminuir o edema na região.

Tratamentos estéticos para aliviar olheiras

Você tem a opção de fazer tratamentos em clínicas estéticas, vai depender apenas da sua sensibilidade da pele e se não tem alergia a algum componente; portanto, recomendamos que vá a um dermatologista antes de agendar qualquer procedimento. São alguns deles:

Peeling com ácido: Pode ser ácido retinóico ou glicólico, os dois possuem ótimos resultados para olheiras, principalmente aquelas olheiras genéticas, as mais escuras e bem marcadas, que não tratam facilmente com cosméticos.

Laser: O tratamento com laser deve ser realizado por dermatologista ou fisioterapeuta especializado e oferece também bons resultados eliminando boa parte das manchas das olheiras.

Preenchimento com ácido hialurônico: Alguns dermatologistas indicam essa técnica para casos de olheiras fundas, pois esse ácido preenche o local afastando a pele dos vasos e diminuindo aquele aspecto escurecido.

Além disso, estimula a formação de colágeno na área e diminui a transparência da pele, evitando que evidencie a cor interna dos vasos sanguíneos da área.

Consulte seu dermatologista para outras formas de eliminar as olheiras. Cuide-se!

Olheiras: Porque temos, como tirar, tratamentos caseiros e estéticos
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here