Ovo: Conheça os benefícios do ovo para sua saúde, beleza e corpo

0
1479

Ovo branco, ovo de granja, ovo caipira, ovo orgânico… Tantos nomes, tantos tipos, tantos benefícios! Você sabia que o ovo é um dos alimentos mais queridinhos do cardápio do brasileiro? Sim, nós adoramos ovo! E sabia também que depois do leite materno, o ovo é o alimento mais completo em nutrientes da natureza? Verdade! Mas será que faz bem de verdade pra nossa saúde? Venha saber mais um pouco sobre os ovos e seus benefícios neste artigo que preparamos pra você.ovo

Nutrientes presentes no ovo

Este alimento de origem animal é uma excelente fonte de proteínas para nosso organismo. Assim como também de outras vitaminas, como A, B, D e E, que cuidam muito bem dos olhos, pele e ossos; sais minerais como Ferro, Zinco, Fósforo, Potássio, Manganês e Selênio. Tais vitaminas e minerais estão presentes na gema do ovo.

O ovo também é rico em carotenoides e antioxidantes; também contém albumina na parte da clara, que ajuda no transporte de nutrientes; Além desses, existe uma substância importantíssima presente no ovo chamada colina, necessárias em processos básicos do corpo, desde células, fígado aos transportes de nutrientes. Nós conseguimos produzir a colina, porém as quantidades são baixa, e então é necessária a ingestão em alimentos, como o ovo.

Benefícios do ovo para saúde

Todos esses nutrientes presentes no ovo que citamos acima atuam trazendo muitos benefícios à nossa saúde. São alguns:

  • Alimento importante que cuida da visão (principalmente em pessoas mais velhas), cérebro e recuperação muscular;
  • A colina nele presente ajuda na prevenção de doenças degenerativas, como Alzheimer e mal de Parkinson;
  • Ajuda na prevenção de coágulos sanguíneos, evitando doenças venosas, ataques cardíacos e AVCs (acidente vascular cerebral);
  • Para as crianças, o ovo oferece muitos nutrientes essenciais para desenvolvimento dos sistemas no organismo;
  • Para os idosos, ajuda a manter em dia os níveis de acetilcolina, importante para funcionamento das células do sistema nervoso;
  • O ovo é usado em tratamentos de diabetes tipo 2 e até de obesidade, pois contém gorduras estratégicas e promovem um emagrecimento sustentável trazendo saciedade na alimentação;
  • Contém vitaminas do complexo B que ajudam bastante no nosso humor e bem-estar (dizem que ajuda até contra a depressão);
  • Curiosidade: Apenas 2 ovos por dia já oferecem cerca de 30% das proteínas que necessitamos por dia.

Benefícios para a beleza

O ovo traz benefícios também na nossa aparência, nos ajudando a cuidar da nossa beleza, afinal, quando estamos saudáveis por dentro, ficamos mais bonitos por fora, né? Os nutrientes presentes no ovo tornam os cabelos e unhas saudáveis, tanto na alimentação quanto usado de forma externa.

Existem benefícios para a nossa pele também. Máscaras com ovo ajudam em tratamentos para pessoas com pele oleosa, ajudando a diminuir visivelmente acne, limpando os poros e reduzindo cicatrizes e manchas. Existem inúmeras receitas na internet de máscaras capilares e para usar na pele com ovo, pode dar uma olhadinha, e os resultados são surpreendentes!

Benefícios para quem malha

Com certeza você já ouviu falar em que quem malha tem que comer ovo, não é mesmo? E é a mais pura verdade, pois o ovo é muito rico em albumina, de altíssimo valor biológico e cheia de aminoácidos importantes para produção e manutenção dos músculos. Essa albumina quando digerida e absorvida ajuda a reconstruir e construir qualquer célula do corpo.

Quem malha costuma comer cerca de 4 a 5 ovos por dia, numa proporção de 1 gema para 4 ou 5 claras; isso cria uma refeição com pouca gordura e rica em proteínas. Esse consumo é recomendado para antes de dormir, pois durante o sono, os músculos entram em processo anabólico e anticatabólico, em que evitam a perda de massa muscular e promovem crescimento de novos tecidos. O ideal é ter acompanhamento com uma nutricionista e pegar as dicas certas de como comer ovos para ganhar massa muscular de acordo com seu caso!beneficios do ovo

Ovo engorda ou emagrece?

Eis um grande dilema! A primeira coisa que deve saber é que ovo pode ser importante tanto para quem deseja engordar com saúde quanto também para quem deseja emagrecer de forma eficaz.

  • Para emagrecer, comer ovos ajuda muito na perda de gordura abdominal quando em conjunto a exercícios físicos; além disso, ovos trazem saciedade e uma alimentação mais saudável; controla também os níveis de ansiedade, trazendo mais bem-estar e menos compulsão alimentar. Dica: Coma pela manhã, para ter mais saciedade durante o dia.
  • Para engordar, comer ovos ajuda trazendo massa magra adequada para o corpo, e não gorduras prejudiciais; pode fazer parte de uma dieta balanceada hipercalórica, que vai dar muita energia pra pessoa e fazê-la ganhar peso da forma certa; isso em conjunto com a musculação, torna qualquer pessoa mais encorpada e saudável. Dica: Coma pela noite, para ingerir outros alimentos hipercalóricos da sua dieta durante o dia.

Ovo aumenta o colesterol?

Essa ligação entre ganho de peso e aumento de colesterol é também outra polêmica sobre o consumo de ovos. Saiba que isso é um mito, pois o ovo é um alimento saudável e que pode até combater o colesterol alto através da substância que carrega chamada lecitina, que impede que nosso corpo absorva colesterol ruim.

Vale ressaltar que que consumir ovos de forma prudente não aumenta o colesterol de pessoas saudáveis, mas pode afetar negativamente a de quem sofre com esse problema. Portanto, consulte seu médico e peça informações mais personalizadas sobre uma dieta com ovos pra você, de acordo com sua saúde.

Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here