Permanente no cabelo: Como é feito? Quanto tempo dura, vai estragar o cabelo?

0
1941

Quem viveu na época de 1980 pode afirmar: o permanente foi uma febre entre as mulheres, afinal todas elas desejavam cabelos crespos e volumosos, pois era sinônimo de beleza e identidade. Esbanjar fios ondulados por aí era puro glamour!

Depois, o permanente no cabelo ganhou espaço para os alisamentos e escovas progressivas. Mas atualmente, não é que o permanente voltou à moda e é considerado a tendência de 2018?

Permanente no cabelo

Para que serve

O permanente no cabelo é a técnica utilizada para definir os cabelos em fios crespos e cacheados, criando ondas marcadas nas madeixas lisas. Temporariamente, o permanente deixa os cachos mais definidos para as mulheres que já são naturalmente crespas ou cacheadas.

No entanto, mulheres de cabelo liso também podem apostar no procedimento caso queiram criar ondas com aspecto natural e mudar de visual.

Mulheres em transição capilar também podem fazer o permanente no cabelo.

Como é feito o permanente no cabelo

O procedimento é diferente daquele de antigamente e se tornou bem mais fácil. Hoje em dia, o processo é atualizado e conta com um produto que consegue remodelar os fios: o tioglicolato de amônia.

Esse ingrediente fará com que os fios percam sua forma original, remodelando-os de uma nova maneira com a ajuda de acessórios específicos. Através dessa ação, a queratina dos fios se tornará mais maleável, pois sofre um inchaço, e pode ser enrolada com mais facilidade – para isso acontecer, é utilizado o acessório chamado de “bigudinho”.

bigudinho

Mais fino e alongado que o bobe, o bigudinho entra em cena para fazer com que os cachos fiquem mais definidos. A forma, o tamanho e a espessura desses acessórios precisam ser escolhidos pela pessoa de modo a ser decidido qual vai ser a largura dos cachos. Quanto maior o diâmetro, maiores os cachos!

O ondulado ou encaracolado desse tratamento capilar não começa da raiz, mas sim do comprimento dos fios. Quanto mais perto da raiz, mais definido e encaracolado o cacheado será.

Quanto tempo dura?

O tempo de duração do permanente no cabelo é de 2 a 3 meses.

Quanto custa?

Preço varia muito de acordo com a região, ficando geralmente entre R$ 70 e R$ 300.

Estraga o cabelo?

Não, desde que o procedimento seja feito da maneira correta. Um profissional qualificado é que deve aplicar a técnica, respeitando o tempo de ação do produto e o tempo de pausa do mesmo.

Pessoas que tem o cabelo descolorido com água oxigenada 30 volumes não devem fazer o permanente, enquanto que nos cabelos tingidos a técnica só poderá ser aplicada após 15 dias da coloração.

Para evitar problemas – como queda e quebra de cabelo – é interessante passar por uma avaliação com um profissional para saber se há validade no uso do permanente no seu caso, pois a própria formulação (tioglicolato de amônia) não é compatível com todas as outras misturas de cabelo.

Permanente no cabelo antes e depois

Mudar o cabelo sempre é bom, seja em corte, cor ou mesmo no formato dos fios. Para quem está na dúvida se o permanente no cabelo pode ser uma alternativa excelente ou não, veja as fotos a seguir e comprove!

Permanente no cabelo antes e depois Permanente no cabelo antes e depois Permanente no cabelo antes e depois

Cuidados com o permanente no cabelo

Cuidados diários com os fios são necessários após o permanente no cabelo de modo a evitar futuros danos que poderão ser ocasionados pela ação do tioglicolato de amônia.

O que pode vir a acontecer é a queda, a quebra e o ressecamento dos cabelos.

Esse ativo químico tem como desvantagem o fato de deixar as escamas dos fios abertas. Isso quer dizer que os cabelos estarão mais propensos a sofrer com as agressões externas.

Para combater esse problema, é essencial que se mantenha rituais de hidratação, nutrição e reconstrução capilares para sempre manter os fios saudáveis e bonitos.

Grande parte dos profissionais nos salões de beleza recomenda uma reconstrução profunda feita por eles a cada 20 dias para repor a proteína queratina e os aminoácidos perdidos durante a aplicação do permanente.

Para manter os resultados do permanente no cabelo, assim como os cachos sempre definidos e até mesmo prolongar os efeitos do procedimento, é interessante que se use produtos ativadores de cachos e umidificadores de cachos para que modelem os fios e deixem as ondas mais evidenciadas.

Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here