Peso Ideal: Conheça o IMC e Aprenda Como Calcular

0
115

Quando se está em processo de emagrecimento uma das coisas que é levado em consideração é o IMC, índice de massa corporal. É por meio desse índice que se sabe qual é o peso ideal de cada pessoa, e assim consegue-se calcular quanto ela precisa emagrecer. Ele também é importante para ajudar a montar a dieta certa para cada pessoa. Se você quer saber mais sobre o peso ideal, como fazer o cálculo, como saber se você está no peso certo e muito mais esse artigo vai te ajudar a esclarecer essas dúvidas e muito mais. Confira!

peso ideal
O que é Peso Ideal

Muitas pessoas, mesmo não sendo aparentemente acima do peso, ou abaixo do peso, podem não estar no seu peso ideal. Uma vez que ele não se trata apenas sobre ser magro ou gordo, mas sim se você está dentro da faixa que se corresponde a sua altura e o peso que você está no momento.

O peso ideal nada mais é do que o peso que você deveria apresentar de acordo com a sua altura, estar acima ou abaixo da faixa do seu peso ideal é preocupante e por isso é necessário que você saiba qual é o peso que você deveria ter para poder buscar maneiras de ficar dentro dessa faixa de peso.

Como Calcular o Peso Ideal

O Peso Ideal é calculado de maneira muito simples, tudo o que você precisa saber é qual é o seu peso atual e a sua altura. Com essas informações em mãos você já pode calcular o seu peso ideal, lembrando que as informações devem estar corretas para dar certo.

O cálculo é feito com o peso dividido pela altura² ou seja IMC=P/A², vamos supor que seu peso seja 65 quilos e sua altura seja 1,65, você deve dividir 65 por 1,65X1,65. O resultado será o seu IMC. Depois é preciso interpretar o resultado para saber em qual faixa você se encontra.

Como interpretar o IMC e saber o Peso Ideal

Após saber qual é o seu IMC é hora de saber se você está com o peso ideal, se precisa de engordar ou emagrecer e para saber isso basta que você confira a tabela do IMC. A tabela é a seguinte, para adultos:

  • IMC menor do que 18,5 significa Baixo Peso.
  • IMC entre 18,5 e 24,9 você está no Peso Ideal
  • IMC entre 25 e 29,9 você está com sobrepeso
  • IMC entre 30 e 34,9 significa Obesidade grau I
  • IMC entre 35 e 39,9 significa Obesidade grau II
  • IMC maior do que 40 significa Obesidade Mórbida

Veja a tabela IMC abaixo:

tabela imc

Como atingir o IMC ideal

Mesmo quando o IMC está abaixo do Peso Ideal e a pessoa é considerada como “magra” ela pode não estar saudável, uma vez que seu peso não condiz com a sua altura. Assim como pessoas que apresentam IMC correspondente a sobrepeso, Obesidade I e II e Obesidade Mórbida. Em todos esses casos é necessário o acompanhamento profissional para que se consiga chegar ao peso ideal.

Porém apenas médicos e nutricionistas podem ajudar nesse processo, pois eles farão uma quantidade de exames necessários para saber qual é a dieta certa para você e como você irá fazer para ganhar peso ou perder peso de maneira saudável.

O Peso Ideal não é tudo

É sempre necessário procurar um médico para que ele avalie o resultado do seu IMC, pois em alguns casos, mesmo que você não apresente o peso ideal para a sua altura somente com com exames específicos poderão comprovar se o peso a mais ou menos está sendo prejudicial à saúde. Uma vez que mesmo pessoas acima do peso podem ter boa saúde, por isso a importância de um acompanhamento médico.

O IMC está sempre certo?

Outra coisa que deve-se levar em consideração é que o cálculo do IMC não considera massa magra, então pode acontecer de o resultado apontar sobrepeso ou até mesmo obesidade, mas na verdade você tem mais massa magra do que gordura. Por isso somente com o ajuda de um profissional é que você consegue saber exatamente qual é o seu resultado e se você precisa de engordar ou emagrecer.

Se você ainda tem dúvidas sobre o esse assunto, como calcular e como interpretar, nos deixe um comentário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here