Pilates: Origem, para que serve, indicações, benefícios e valores

0
158

Nos dias atuais praticamente quase toda a população brasileira tem o costume de fazer algum tipo de exercício físico, pode ser corrida, musculação ou até uma simples caminhada matinal. Foi nessa grande procura pela a boa saúde surgiu a prática do pilates.

No começo o pilates não era algo que todos tinham o interesse de praticar, podemos dizer que tinha um certo preconceito. Algumas pessoas achavam que esse tipo de exercício físico era feito apenas por mulheres ou até mesmo que não tinha tantos benefícios.

O tempo passou é o pilates já é o queridinho por muitos, os benefícios só crescem, como o número de profissionais nesta área.

Pilates

Origem

Alguém já pensou como foi criado o pilates? Ou quem foi seu criador? Pois então, o pilates foi criado no século 20 pelo então Joseph Hubertus Pilates. Joseph foi um alemão que sempre amou atividade física, como lutas, ginástica olímpica entre outros.

Joseph estudou anatomia, fisiologia e medicina oriental e ocidental. Ele tinha a ideia que se tivesse a mente forte seria mais fácil ter o controle do próprio corpo.

No final da primeira guerra mundial, Joseph aplicou seus conhecimentos em soldados que precisaram de algum tipo de reabilitação.

Uma de suas técnicas era usar acessórios que eram improvisados como molas na cama. Assim, ele descobriu que isso ajudava de uma certa forma no condicionamento de seus pacientes.

Em 1926 ele conheceu sua esposa, que futuramente ajudaria ele abrir o seu primeiro estúdio de pilates em Nova York. Seu estúdio foi aberto em um prédio que também tinha um estúdio de dança, o balé.

Acompanhando e tratando os bailarinos ele soube trazer os movimentos sutis para esse tipo de exercício físico e  reabilitação que é bem conhecida nos dias atuais.

O nome pilates foi só dado para esta técnica após a morte de Joseph no ano de 1967.

Para que é indicado?

O pilates tem várias funções, como fortalecimento muscular, reabilitação de várias patologias relacionadas com músculos, articulações e entre outros.

O pilates também é uma ótima proposta para quem procura o aumento da flexibilidade corporal e quem quer a sensação de bem estar. O pilates  também é indicado para todos, como idosos, gestantes, homens e mulheres.

Benefícios

Além de ser uma ótima saída para quem procura a melhora da saúde, o pilates oferece vários benefícios, como:

  • Aumento da Resistência Física e Mental;
  • Aumento da Flexibilidade;
  • Corrige Problemas Posturais;
  • Aumento da Concentração;
  • Tonifica a Musculatura;
  • Melhora a Coordenação Motora;
  • Promove menor Atrito nas Articulações;
  • Alivia Dores Musculares;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Ajuda na redução de estresse;
  • Melhora a respiração.

O que se faz na aula de pilates

Na aula de pilates ocorre a educação postural, como ter uma boa postura, trabalha o fortalecimento dos músculos através de aparelhos como cadillac, cadeira combo, exercício com bola e pesos.

No pilates também ocorre a utilização de exercícios para obter uma boa flexibilidade, como alongamentos, nas aulas tem pouca repetições de exercícios e grande repertórios dos mesmos. Os exercícios são bem mais suaves mas também tem uma grande eficácia.  

Pilates para gestantes

O pilates é bastante procurado por gestantes que estão no começo ou no final da gestação, pois este tipo de técnica tem vários exercícios que trabalha o assoalho pélvico, que é ponto que mais é trabalhado durante o parto normal.

pilates para gestantes

As gestantes podem obter através do pilates o fortalecimento do assoalho pélvico e ajuda na sustentação de órgãos e do bebê. Ele é indicado para grávidas porque exige pouco esforço e impacto para o corpo de quem está fazendo.

Pilates funcional

No pilates funcional ocorre a realização de exercícios onde é utilizado equipamentos de fácil logística ou até mesmo o próprio corpo.  Esse tipo de pilates foge um pouco dos treinamentos funcionais de força e resistência muscular.

Neste pilates você irá obter força, resistência, melhora da flexibilidade, coordenação motora e do condicionamento cardiovascular. Agora dá pra entender por que está tendo grande procura neste tipo de exercício.

Pilates emagrece?

O pilates é como qualquer exercício físico, assim, também oferece a perda de gordura. Muitos acham que por ser um opção de exercício físico com movimentos mais leves não ocorre a perda de gordura desejada, mas não se engane, esta técnica pode recrutar mais músculos que uma musculação convencional.

Quanto custa

O pilates tem um leque de opções de preços que podem ser de R$150,00 até R$600,00 mensais, vai depender de cada região e se as sessões vão ser feitas entre casais ou a pessoa irá realizar sozinha.

É um custo benefício que tem grande recompensa ao longo da  vida, pois traz bem estar, melhora na saúde e nas atividades diárias. Se você tem medo de pagar a matrícula e não gostar, saiba que existem milhares de estúdios que oferecem a aula experimental de graça.

Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here