Quelóide: O que é, causas, sintomas, dói?, coça?, como tirar, tratamentos caseiros

0
176

Ninguém gosta de cicatriz, muito menos quando ela fica avantajada e ainda mais aparente visualmente. Maior parte desses casos em que elas ressaltam envolvem as temidas quelóides. Você sabe como elas surgem e por quê? Saiba disso, conheça os sintomas, aprenda a como tratá-las e muito mais no artigo de hoje.

Quelóide

O que é quelóide?

Quando temos alguma ferida, machucado, alguma abertura na pele para procedimento cirúrgico ou qualquer outro traumatismo na pele por exemplo, é natural do nosso organismo tentar fechar aquele espaço, e o fechamento normal é chamado de cicatrização.

Porém, quando há crescimento em excesso de tecido na área da cicatriz do ferimento já curado, ocorre a quelóide no local. Sendo assim, a ferida já curada fica com aspecto saliente; é uma condição benigna, não contagiosa, sendo um problema estético, não de saúde.

Causas da quelóide

Basta algum trauma na pele por diversas causas para uma quelóide acontecer, tais como:

  • Acne;
  • Queimaduras;
  • Varicela;
  • Furos nas orelhas ou outros locais onde colocou piercing;
  • Tatuagens;
  • Pequenos arranhões;
  • Cortes cirúrgicos;
  • Feridas traumáticas;
  • Locais de vacinação.

Além disso, existem fatores de risco como algumas condições genéticas que podem agravar e tornar comum o aparecimento delas. É mais comum também em pessoas do tipo de pele afro-americana, asiática e hispânica.

Sintomas da quelóide

Os sintomas da quelóide são percebidos somente ao olhar, que são lesões altas no local onde era a ferida, em forma de protuberâncias na pele que dá pra sentir relevo com o simples toque.

São cicatrizes salientes, endurecidas e a superfície geralmente é mais lisa do que o resto da pele, de coloração rosada ou escurecida. As partes do corpo em que mais costumam aparecem são ombros, tórax, orelhas e rosto.

Quelóide dói?

Quelóide não causa nenhum tipo de dor, apenas o incômodo estético que a pessoa sente. Não dói nada, pois é apenas excesso de pele que cresceu no local; a ferida ali já está sarada e cicatrizada.

Quelóide coça?

Coceiras eventuais podem ser sentidas na área da quelóide, mas assim como em qualquer outra região da pele e não como um sintoma diretamente relacionado à quelóide. Você pode sentir alguma coceira do tipo psicológica por ter agonia da região em alto relevo.

Diagnóstico de quelóide

Mesmo não sendo doença, ir ao médico para analisar a área da quelóide é necessário. Não são problemas de saúde, mas se o crescimento de tecido naquela área ainda estiver em avanço, é possível pará-lo e tratar para eliminar.

Além disso, pode não se tratar exatamente de quelóide, podendo ser algum caso de cicatriz hipertrófica, a qual se mantém em crescimento constante. Sendo assim, consulte um médico clínico-geral ou dermatologista para analisar o caso.

Esteja bem preparado previamente para a consulta, sabendo o que vai responder quando for perguntado sobre quais os seus sintomas, tempo que a quelóide cresceu, histórico médico, medicamentos ou produtos de uso contínuo, entre outras questões que deseja citar.

cicatriz com Quelóide

Como tirar quelóide?

Existem vários métodos para eliminar a cicatriz com quelóide da sua pele, tais como:

  • Procedimento cirúrgico de remoção;
  • Radioterapia em paralelo à cirurgia;
  • Uso de corticóides (tópicos, oclusivos ou infiltrações);
  • Terapias a laser;
  • Crioterapia com nitrogênio líquido (congela a quelóide para ela cair); etc.
  • Uso de medicamentos para tratar, tais como Betatrinta, Contractubex, Decadron, Diprospan, Duoflam, entre outros. Não pratique automedicação.

Tratamentos caseiros para quelóide

Você pode utilizar de métodos e receitas naturais para tentar amenizar a aparência da cicatriz com quelóide. Tais métodos não vão curam a condição, apenas amenizar a aparência se feito regularmente várias vezes por semana. Exemplos:

  1. Massagem com vinagre de maçã até secar na região da quelóide;
  2. Passar na área uma mistura de bicarbonato de sódio com água oxigenada;
  3. Mistura de mel, gel de aloe vera e suco de limão para ter efeito cicatrizante e clareador;
  4. Mistura de dente de alho fresco com gotas de azeite para regenerar a pele;
  5. Esmague comprimidos de aspirina e crie uma pastinha com um pouco de água; não faça isso se tiver alergia à aspirina.
  6. 1 colher de óleo de amêndoas + ½ colher de óleo de calêndula;
  7. Massagem com óleo de coco e óleo de jojoba; entre outros.
Quelóide: O que é, causas, sintomas, dói?, coça?, como tirar, tratamentos caseiros
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here