Rachaduras nos pés: Causas, Como evitar e Tratamentos!

0
912

Muito mais que um problema estético, rachaduras nos pés são questões dermatológicas que precisam ser diagnosticadas, já que são aberturas que podem trazer complicações piores para a pessoa.

Rachadura nos pés

O que causa rachaduras nos pés?

Rachaduras nos pés acontecem quando a pele dos pés fica mais grossa e ressecada, perdendo sua elasticidade natural, o que pode ser causado e agravado por vários fatores e situações, tais como:

  • Uso de calçados apertados;
  • Uso de calçados abertos;
  • Andar constantemente descalço;
  • Falta de alimentação balanceada;
  • Aumento de peso e obesidade;
  • Mudanças bruscas no clima;
  • Problemas vasculares;
  • Desidratação;
  • Problemas de pele como micose;
  • Tendências genéticas.

Como evitar rachaduras nos pés?

Rachaduras nos pés precisam ser evitadas, pois quando acontecem podem desencadear outros transtornos de saúde.

Quando as rachaduras doem, ocorrem alterações na forma de pisar, e isso pode trazer problemas na coluna; além de que são aberturas na pele que podem servir de entrada para bactérias e fungos, afetando a saúde como um todo.

Sendo assim, saiba como evitar esses problemas aparentemente “pequenos” a seguir:

  1. Hidratação + Meias

Passe cremes ou pomadas hidratantes específicos para a pele dos pés antes de dormir. O ideal é colocar meias depois da hidratação e dormir com elas nos pés. Durante o sono, o creme vai agir melhor.

  1. Seque corretamente

Depois do banho ou de sair de uma piscina seque bem os seus pés, especialmente entre os dedos, assim você evita ocorrência de frieiras e também rachaduras.

  1.  Não faça limpeza em casa descalço

Tem gente que fica descalço ao passar um pano na casa ou ao lavar um banheiro, e isso deixa a pele em contato com produtos químicos como água sanitária, sabão de ativos fortes, dentre outros. Esses produtos ressecam a pele e deixam a área sensibilizada par problemas de saúde.

  1. Faça esfoliação nos pés

Procure sempre renovar a pele dos seus pés. Sempre que fizer as unhas dos pés, em casa ou no salão, faça uma esfoliação simples, principalmente nos calcanhares, onde a pele costuma engrossar mais facilmente e obter rachaduras.

Tratamentos para rachaduras nos pés

Se você já sofre com o problema de rachaduras nos pés, confira o que fazer para controlar e tratar a seguir. As técnicas de prevenção citadas acima também funcionam em paralelo aos métodos de tratamento a seguir:

Tratamentos para rachaduras nos pés

 

 

5 cremes para rachaduras nos pés

  1. Cremes de pés Karité, da L’Óccitane 30 ml: Ideal para pés secos e rachados, fazendo uma hidratação profunda e eficaz. Tem uma boa textura para realizar massagens também, o que alivia cansaço e desgastes dos pés.

 

  1. Creme de Massagem Nutritivo Açaí para os pés 75g, de O Boticário: Ideal para prevenir e combater o ressecamento dos calcanhares, laterais dos pés e dedos. Deixa os pés hidratados, suaves e perfumados.

 

  1. Creme hidratante para pés Catanha 75g, da Natura: Ideal para uma hidratação e nutrição da pele dos pés. Contém óleo de castanha que hidrata por 24h.

 

  1. Creme de hidratação profunda para pés Extra Seco Foot Works 90g: Ideal para rachaduras e ressecamento dos pés, e ainda ajuda a remover células mortas e calosidades.

 

  1. Creme hidratante para pés ressecados Nowergian Fórmula 56g da Neutrogena: Ideal para evitar rachaduras e descamações nos pés, e ainda refresca e perfuma os pés com o mentol em sua composição.

 

Outros cremes mais específicos podem ser passados por dermatologistas através de ativos em fórmulas manipuladas. A maioria desses cremes deve conter: ureia, ácido hialurônico, D-pantenol, vitamina C, vitamina E, dentre outros ativos botânicos.

Pomadas para rachaduras nos pés

  1. Bepantol

Uma das melhores pomadas hidratantes usadas em todo tipo de pele, desde peles sensíveis de bebês a peles super ressecadas como com rachaduras, é o Bepantol. Para esse caso, passe nos pés após uma esfoliação e deixe agindo em água morna durante 20 minutos, assim a pomada penetra melhor.

  1. Hipoglós

Outra pomada que acelera cicatrizações na pele e hidrata bem é o Hipoglós. Para usá-la, basta passar a pomada sobre as rachaduras, massageando bem para penetrar, e colocar os pés dentro de uma sacola plástica por 1 hora. Depois é só enxaguar, secar bem e finalizar com algum hidratante de sua preferência.

Essas são pomadas popularmente usadas para hidratar as rachaduras nos pés. Para saber o que usar no seu caso, tire dúvidas com um dermatologista.

Tratamentos caseiros para rachaduras nos pés

Tratamentos para rachaduras nos pés caseiros

Nem toda receita caseira é a melhor opção para tratar rachaduras, podendo ter apenas efeito temporário.

Muitas podem causar reações de ainda mais ressecamento na pele, portanto os dermatologistas não recomendam receitas populares contendo pasta de dente ou bicarbonato de sódio, por exemplo. São algumas das mais populares:

Com água oxigenada, aspirina e glicerina:

Misture bem num potinho 100 ml de glicerina, 10 comprimidos de ácido acetil salicílico (aspirina) e 10 colheres de sopa de água oxigenada de 20 volumes. Aplique nos pés antes de dormir e coloque meias.

Com vaselina:

Produto simples e baratinho encontrado em várias farmácias. A vaselina tem poder hidratante, então basta aplicar antes de dormir nos pés, colocar meias e deixar o produto agindo de um dia para o outro. Cuidado para não escorregar!

Com óleo de amêndoas

Uma receitinha contendo óleo de amêndoas ajuda muito a hidratar a pele. Misture num potinho um pouco óleo de amêndoas doce, bepantol em pomada e um pouco de creme hidratante para pés. Passe nos pés antes de dormir, podendo colocar um plástico ou meias.

Rachaduras nos pés: Causas, Como evitar e Tratamentos!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here