Remédios para enxaqueca: Qual o melhor? Caseiro, Natural e mais!

0
397

Enxaquecas são como evoluções das dores de cabeça acompanhadas de outros sintomas, como sensibilidade à luz, a barulhos, falta de concentração, náuseas e muitos outros.

É uma forma bem mais agressiva que tira a paciência da pessoa, costuma demorar de 4 horas a até 3 dias para passar e compromete muito a qualidade de vida de quem, afinal é uma condição que vai e volta em formas de crises.

Remédios para enxaqueca

O melhor a se fazer é ir num médico, diagnosticar a sua condição e receber indicações de tratamentos e remédios para enxaqueca. Enquanto você não vai ao médico ou aguarda na sala de espera do consultório, entenda melhor sobre os remédios para enxaqueca a seguir.

Você também vai gostar de ler mais sobre Enxaqueca com aura.

Não pratique automedicação. Consulte seu médico.

Qual o remédio ideal para enxaqueca?

Depende do seu tipo de enxaqueca. Existem remédios indicados para o tratamento da enxaqueca durante as suas crises, que é quando ela acontece carregada de outros sintomas; ou o tratamento preventivo, que são remédios tomados diariamente para evitar que as crises de enxaqueca aconteçam ou que mesmo quando acontecerem, esteja acompanhada de sintomas mais controlados e passageiros.

Varia de acordo com cada diagnóstico, mas no geral os remédios ideais para tratar enxaqueca são:

Durante a crise de enxaqueca:

  • Analgésicos;
  • Anti-inflamatórios;
  • Ergóticos;
  • Triptanos; etc.

Tratamento preventivo para enxaqueca:

  • Anticonvulsivos;
  • Antidepressivos;
  • Betabloqueadores;
  • Ergóticos; etc.

A escolha de qual ou quais desses remédios você deverá tomar depende do seu histórico médico e familiar, experiências com medicamentos anteriores, dentre outros detalhes que o médico achar essencial.

Qual o melhor remédio para dor de cabeça?

Enxaqueca não é a mesma coisa do que dor de cabeça. A dor de cabeça em si é um sintoma da enxaqueca, e nem sempre vem acompanhada dos outros sintomas, sendo considerada apenas e isoladamente uma dor de cabeça.

O melhor remédio para esses casos são os mais comuns vendidos em farmácias, tais como:

  • Neosaldina;
  • Dorflex;
  • Advil;
  • Tylenol;
  • Aspirina;
  • Naldecon; dentre outros.

O tipo desse remédio deve ser escolhido com base nas suas primeiras idas ao médico e com o que você está acostumado a tomar.

Cuidado, pois, mesmo você conhecendo o que pode tomar ou não, pode ocorrer casos de alergia.

Além disso, a dor de cabeça pode estar sendo desencadeada por outro problema de saúde, então se a dor persistir mesmo depois de tomar remédios que você sabe que são eficazes contra dores de cabeça comuns, o ideal é procurar um médico com urgência e identificar qual problema está por detrás dessa dor.

Para que serve Sumax?

Sumax é um dos remédios indicados por médicos para quem sofre de crises de enxaqueca. Ele é indicado para proporcionar alívio durante as crises agudas e não para prevenir essas crises de acontecerem.

A ação desse medicamento, em resumo, é reduzir a dilatação ou inchaço de vasos sanguíneos que estão em pressão durante a enxaqueca, e isso automaticamente alivia os outros sintomas interligados como náuseas, sensibilidade à luz ou som, dentre outros.

É um medicamento contraindicado para quem tem problemas nos rins ou fígado. Não se automedique; procure seu médico antes de comprar qualquer remédio.

Para que serve Cefalium?

Cefalium é outro medicamento indicado para tratar a enxaqueca durante as crises. Ele age diretamente no sistema nervoso central de modo a aliviar a dor de cabeça gerada durante a crise.

Cefalium

Em sua composição, contém Paracetamol e Cloridrato de Metoclopramida que ajuda a melhorar os outros sintomas como enjoos e vômitos da enxaqueca, além de conter também cafeína que acelera o efeito desse analgésico no organismo.

É um produto que não deve ser ingerido em paralelo a bebidas alcóolicas. Não se automedique; procure seu médico antes de comprar qualquer remédio.

Tratamentos naturais para enxaqueca

Tratamentos naturais são alternativas inteligentes baseadas em terapias físicas, produtos ou essências da natureza, ideais para quem tem alergias a muitos medicamentos ou já tentou de tudo e suas crises persistem.

Como é natural, não tem contraindicação, então vale a pena tentar. Não é certeza de que funciona com todos os tipos de enxaqueca, porém é mais uma alternativa em busca do alívio dessas dores e sintomas chatinhos. São alguns remédios naturais para enxaqueca:

  1. Compressas naturais:

A alfazema é um bom aliado em acalmar crises de dores de cabeça. Para fazer uma compressa da erva, basta ferver ½ litro de água com 10 g de folhas de alfazema e deixar em repouso por 10 minutos.

Em seguida, pegue uma toalha limpa, dobre em algumas partes e molhe no chá, ainda morno. Coloque na testa e fique relaxando com o pano na cabeça por 30 minutos; se dormir, melhor ainda.

Sempre que o pano perder o calor, molhe novamente no chá quente ou morno. Cuidado para não se queimar! Você tem a opção de beber esse chá também para tranquilizar outros sintomas. Um outro tranquilizante natural é a Camomila.

  1. Acupuntura para enxaqueca:

Acupuntura não é remédio, mas é tratamento natural. Segundo os especialistas, em menos de 1 mês de tratamento fazendo acupuntura para enxaqueca o paciente já tem grandes melhoras no seu dia a dia.

Acupuntura

Dizem que com até 6 meses dessa terapia os resultados podem ser permanentes. Não é garantia, pois cada corpo é de um jeito, mas se você deseja experimentar, pode te trazer benefícios imediatos e duradouros na sua vida. Procure um médico e converse com ele sobre essa ideia.

  1. Fisioterapia para enxaqueca:

Os especialistas comprovam que quando é feita uma tensão em determinados músculos chaves no rosto, isso leva a uma desativação de pontos de tensão que tendem a diminuir a pressão quando ocorrem crises de enxaqueca.

Sendo assim, é um tratamento físico para amenizar sintomas, dando sensação de relaxamento e possibilitando cada vez menos que ocorram crises insuportáveis. 80% das crises de enxaqueca são causadas por fatores emocionais ou tensão muscular, sendo assim pode ser bem útil para você. Converse com seu médico sobre o assunto.

Remédios caseiros para enxaqueca

Um cházinho ali, uma alimentação mais adequada aqui… Tais simples ações podem readaptar seu corpo fazendo-o entender que ali não tem lugar para uma crise de enxaqueca se iniciar.

Para relaxar e buscar resolver os sintomas da enxaqueca, faça algumas das receitas caseiras a seguir:

  1. Suplemento natural de girassol

O girassol é rico em magnésio, que ajuda muito nas crises enxaqueca. Para fazer, basta colocar 60g de sementes de girassol num tabuleiro e levar ao forno até que fiquem bem secas.

Depois, ferva água, acrescente as sementes e deixe descansar por 20 minutos. Depois que esfriar, coe e beba em seguida. É um tipo de chá indicado para para quando os sintomas da enxaqueca demoram a passar.

  1. Chá de dong quai

É uma famosa planta medicinal chinesa com propriedades analgésicas para aliviar dores de cabeça nas crises. Coloque 15g da raiz de dong quai na água já fervida e deixe repousando num recipiente tampado por 30 minutos. Depois é só coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia, principalmente nos períodos de crise.

  1. Chá de camomila com laranja

Chá de camomila com laranja

Camomila acalma e laranja revigora, então formam uma dupla perfeitamente equilibrada. Basta ferver 2 copos de água, acrescentar na panela 2 laranjas picadas com casca, 1 punhado de camomila seca, 6 folhas de louro e o suco de 1 limão.

Depois é só coar e beber ainda morno. Tente dormir depois que beber esses chás e relaxar ao máximo para a crise passar.

Tratamentos naturais buscam amenizar sintomas, então não deixe de ir ao médico para tratamentos mais fortes e com remédios, se necessário.

Só com a opinião médico e exames necessários você saberá a melhor forma de aliviar as suas crises de enxaqueca. Cuide-se!

Remédios para enxaqueca: Qual o melhor? Caseiro, Natural e mais!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here