Remoção de tatuagem: Como é feita? Dói? Veja antes e depois!

0
1583

Embora seja cada vez mais comum ver pessoas tatuadas, existe também um crescimento nos arrependimentos e insatisfações em alguns desenhos realizados – muitas pessoas vão se queixar nos consultórios de dermatologistas para descobrir se há a possibilidade de remover a tatuagem.

Remoção de tatuagem

Existe o procedimento de remoção de tatuagem. Conheça:

O que é

Remoção de tatuagem é o nome do procedimento que realiza a remoção completa de tatuagens indesejadas, sejam elas coloridas, sejam elas em cor somente preta.

O processo também é indicado para pessoas que buscam clarear a tatuagem antiga para cobrir o local com um novo desenho.

Como é feita a remoção de tatuagem

A maneira mais comum de remover uma tatuagem é através do laser, entretanto é interessante saber que existem outras três formas menos utilizadas, mas ainda ofertadas:

  • Enlighten: faz uso de pulsos de energia mais rápidos que os de laser, fragmentando os pigmentos da tatuagem em partículas minúsculas, garantindo um processo mais rápido.

Entretanto, esse método é oferecido em poucas clínicas.

  • Dermoabrasão: Faz uso de um aparelho de alta rotação em que se remove as camadas superficiais da pele, deixando a tatuagem mais clara. Contudo, os resultados não são tão satisfatórios.
  • Creme removedor de tatuagem: invenção canadense onde o creme penetra na pele e destrói as células responsáveis em manter permanente o pigmento da tatuagem.

No entanto, embora esse creme tenha sido criado ainda em 2016, ele continua em fase de testes. É possível encontrar outras opções que prometem a remoção da tatuagem, mas não são indicadas pelos dermatologistas, pois elas só clareiam a tatuagem e não a removem.

Laser

Já o laser é a técnica mais moderna e adequada para remoção de tatuagem. O laser funciona na produção de pulsos rápidos que irão fragmentar os pigmentos da pele – esses pigmentos ficarão significativamente menores e serão capazes de serem absorvidos pelas células de defesa do organismo e, posteriormente, eliminadas.

Os lasers mais indicados para esse procedimento são os chamados Q-Switch, que funcionam a partir da nanotecnologia e se dividem em três categorias – sua diferença está na cor da luz que emitem.

O profissional que irá remover a tatuagem irá decidir qual é o tipo mais indicado para o paciente conforme a coloração da tatuagem.

Dói?

A remoção de tatuagem pode ser bem dolorosa, principalmente se a pessoa for muito sensível e até da quantidade de pigmento injetado na pele daquele local.

É possível que o profissional faça uso de cremes anestésicos, aplicação de bolsas de gelo (antes e durante o tratamento) ou até o uso de aparelhos que vão emitindo ar gelado na pele para aliviar o desconforto.

Por sorte, a duração das sessões – que mesmo que dependa da extensão da tatuagem – é curta: entre 2 a 20 minutos a sessão estará finalizada.

Depois das sessões, a área pode ficar vermelha, queimada e até formar bolhas. A indicação é fazer um curativo e passar pomada cicatrizante e antibiótica por uns sete dias.

Quanto custa

A remoção de tatuagem (falando da técnica de laser) é relativamente cara. O valor, na realidade, irá depender do tamanho da tatuagem, assim como de sua profundidade e localização no corpo.

Cada sessão pode custar em torno de R$ 300,00 a R$ 600,00. O valor pode ser diferenciado dependendo da clínica, é claro.

Quantas sessões são necessárias

A quantidade de sessões irá também depender da profundidade da tinta, a cor dela e a qualidade da mesma. Por curiosidade, o tipo de pigmento irá influenciar na quantidade de sessões – tanto é que o pigmento preto é aquele mais fácil de ser removido, enquanto que os pigmentos alaranjado e amarelo são os mais difíceis.

Outro fator que influencia na quantidade de sessões é o tipo de pele. Peles morenas acabam exigindo uma frequência menor de operação do laser, podendo aumentar o número de sessões.

Tatuagens novas e/ou recém-feitas podem ser removidas com mais facilidade, pois a tinta ainda não estará bem penetrada na pele da região. Se a pele estiver em processo inflamatório, o processo não é recomendado.

Normalmente, são utilizadas de 4 a 15 sessões de laser para fazer a “limpeza” da pele.

Antes e depois da remoção de tatuagem

A remoção de tatuagem pode não ser 100%, ou seja, não é completa. Pode acontecer de permanecer uma leve sombra na região do desenho ou até mesmo cicatrizes (se não se esperar o intervalo de cicatrização interna de pelo menos 45 dias).

O laser tem como objetivo fazer com que os traços fiquem cada vez mais finos e claros até que se elimine completamente a tatuagem, mas nem sempre isso é garantido.

Cabe informar que não existem riscos na remoção de tatuagem, sendo seguro desde que o procedimento seja realizado por um profissional (dermatologista ou cirurgião plástico) que siga as regras do aparelho e levando em conta o tipo de pele do paciente.

Confira fotos de pacientes que optaram pela remoção de tatuagem para verificar como a pele se apresenta depois das sessões:

Remoção de tatuagem: Como é feita? Dói? Veja antes e depois!
5 (100%) 1 vote

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here