Reposição hormonal: O que é, natural, engorda, melhora a pele, masculina

0
530

Após a última menstruação da mulher, também conhecido popularmente como menopausa, o climatério se dá início e traz inúmeros sintomas na vida da mulher, como ondas de calor, distúrbios do sono, depressão e muitos outros físicos e emocionais. Para essa fase, existem variados tratamentos para alívio dos sintomas, sendo um dos mais populares, e também polêmicos, a terapia de reposição hormonal. Seu médico te indicou ou você deseja fazer? Então vem conferir mais sobre o assunto no artigo do dia!Reposição hormonal

O que é reposição hormonal?

A terapia de reposição hormonal ou terapia de substituição hormonal consiste na administração de medicamentos com a finalidade de repor níveis de diferentes hormônios, estrogênio e progesterona no caso da mulher e testosterona no caso do homem, no organismo.

Reposição hormonal no climatério

No caso das mulheres, é uma das opções de tratamento quando o assunto é regular esses níveis hormonais. Por volta dos 40 a 50 anos de idade, as mulheres entram na fase de climatério e variados sintomas surgem a partir da queda de níveis hormonais, então a reposição hormonal no climatério traz doses baixas de estrogênio e progesterona com a finalidade de reduzir e aliviar os sintomas dessa fase.

Existem vários métodos para fazer a reposição hormonal nas mulheres. Dependendo da necessidade, pode ser em forma de comprimido ou pomada para a pele ou região da vagina, por exemplo. Para repor a progesterona, deve ser administrado somente por via oral; já para reposição de estrogênio, há diferentes métodos disponíveis no mercado:

  • Reposição hormonal por comprimidos ou cápsulas;
  • Reposição hormonal em gel, ou sob a forma de adesivos para absorção da pele;
  • Reposição hormonal por implantes internos;
  • Novo: Reposição hormonal por via nasal, em forma de spray.

Antes de utilizar qualquer um desses métodos, procure seu ginecologista e endocrinologista e veja qual deles é o melhor para os seus sintomas, assim como qual a dose certa para se administrar diariamente. Afinal, cada mulher é de um jeito e precisa de determinada quantidade de hormônios.

Tem como fazer reposição hormonal natural?

O que não falta nessa vida são métodos naturais para as mais variadas causas! A eficácia deles varia de pessoa pra pessoa, de acordo com a forma que cada um absorve os nutrientes. Estudos de medicina alternativa comprovam que dá pra ser feita uma reposição hormonal de forma natural e gradual através da alimentação, como alimentos como aveia, linhaça dourada e quinoa.

Além desses alimentos, existem alternativas de remédios homeopáticos e suplementos naturais que ajudam na redução dos sintomas, além de tratamentos com cremes de raízes, por exemplo, que oferecem alívio nas ondas de calor, dentre outros efeitos causados pela redução dos hormônios. Essas alternativas podem ser a solução para mulheres que fazem parte de grupos de risco que não podem realizar a reposição hormonal através de medicamentos, como obesas, diabéticas, hipertensas ou quem sofre risco de ter câncer de mama. Consulte seu médico para mais detalhes.

Reposição hormonal engorda?

Este é um MITO que circula entre as pessoas! A reposição hormonal não engorda, pois nela são apenas usados hormônios em sua composição, sejam nos métodos sintéticos ou naturais. E é tudo semelhante ao que o seu corpo já reproduz.

A pessoa pode achar que está engordando devido ao seu avanço de idade, onde há tendência a engordar devido a queda do metabolismo, mas isso não é culpa direta da sua reposição hormonal. Além disso, pode haver um inchaço nos seios das mulheres, dando a sensação de ganho de peso também, mas não apenas efeitos hormonais.

Reposição hormonal melhora a pele?

Sim, melhora mesmo! Pele seca e sem brilho é um dos sintomas que o climatério traz, portanto a reposição hormonal pode devolver a beleza natural da sua pele, assim como cuidar de outros quesitos estéticos, como unhas e cabelo. Quando feita corretamente, a reposição hormonal pode te deixar com mais qualidade de vida e ainda mais bonita, devolvendo sua autoestima ao se olhar no espelho!medicamento

Extra: Reposição hormonal masculina – Testosterona

Sim, os homens também podem precisar de reposição de hormônios para uma melhor qualidade de vida, pois eles também têm essa fase de queda hormonal chamada andropausa. Fatores como desânimo, tristeza, perda de desejo sexual podem ser sinais de queda de testosterona no homem.

Pode ser comum com o passar dos anos com o envelhecimento do homem, mas também pode ser um desenvolvedor para a depressão, o que é preocupante! Esses níveis hormonais começam a cair geralmente lá pelos 50 anos, portanto a partir dessa idade esse tratamento já pode ser uma boa opção.

Reposição hormonal: O que é, natural, engorda, melhora a pele, masculina
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here