Selagem capilar: Para que serve? Estraga o cabelo? Saiba método caseiro!

0
837

Se olhar no espelho e ver que as madeixas estão magníficas. Quem nunca sonhou com isso, não é? O mercado de cosméticos, principalmente voltado para a área dos cabelos, está sempre inovando e buscando melhores tratamentos para tratar os fios.

Selagem capilar

A selagem capilar é um desses casos e se tornou extremamente popular.

O que é selagem

A selagem capilar, ou somente selagem (como preferir), é um tratamento que foi criado no Brasil e tem como base a queratina – proteína que auxilia na formação dos cabelos e das unhas. Presente em todos os tipos de cabelo, a queratina é responsável pela hidratação dos fios e por cuidar da vida do cabelo.

Infelizmente, as agressões feitas nos cabelos através do uso de secadores e de químicas encontradas nos produtos fazem com que essa proteína vá deixando de ser produzida naturalmente. É a partir daí que a selagem capilar se torna importante.

Para que serve a selagem

A selagem, portanto, visa hidratar de maneira profunda o cabelo.

Além disso, esse procedimento faz com que as cutículas dos fios se fechem para que a fibra capilar seja reestruturada, principalmente dos fios que foram danificados pelos produtos químicos (tinturas e alisamentos, por exemplo).

Desse modo, a selagem visa fornecer uma carga da proteína queratina para recuperar os fios, devolvendo a maciez e o brilho.

A indicação da selagem é basicamente para todo o tipo de cabelo que esteja danificado e com as cutículas abertas, como é o caso das pessoas que passaram por técnicas que envolveram químicas.

Selagem térmica

A selagem térmica se refere ao uso do secador e da prancha, além da queratina, para não só proporcionar todas as vantagens da queratina, mas também para deixar o cabelo mais liso por meio da hidratação e reconstrução dos fios.

Selagem masculina

Para os homens, a selagem capilar também é uma técnica que pode melhorar a estrutura dos fios, fechando as cutículas e deixando o cabelo mais uniforme, sem frizz e com menos volume.

Selagem estraga o cabelo?

A selagem em si não estraga o cabelo, pelo contrário. Contudo, existem certos riscos quanto ao procedimento:

  • O calor da chapinha precisa se adequar à sensibilidade dos fios – caso haja calor em excesso, o cabelo (que já está danificado) ficará ainda pior,
  • Queratina em excesso também pode ser ruim para o cabelo, podendo ocasionar endurecimento dos fios.

Para evitar isso, é fundamental que o procedimento seja feito por um profissional qualificado e de confiança.

Preço

O tratamento realizado em salão pode ter um preço variável, conforme o comprimento do cabelo que irá receber a selagem. Além disso, de salão para salão há mudanças de valores, assim mesmo com a região em que a pessoa mora.

Uma média estimada para a selagem capilar está em R$ 300,00 a R$ 500,00.

Selagem Cadiveu

O que se tornou um sucesso nos principais salões de beleza no território brasileiro é o Kit Selagem Térmica Plástica dos Fios da Cadiveu.

O kit é constituído por um kit de escova progressiva de 3 passos, mais 1 kit com xampu e condicionar para a manutenção do tratamento.

A fórmula do produto conta com arginina, extrato de açaí e ácido acético. Sua ação é na selagem das cutículas para dar efeito de liso absoluto, hidratando e fazendo uma limpeza antioxidante nos fios.

Selagem caseira

Caso você queira realizar a selagem com um profissional em um salão de sua confiança, vá em frente. Contudo, se você busca por uma selagem capilar em casa, saiba que é bem fácil e com etapas simples.

É importante ter em mãos todos os produtos necessários, em primeiro lugar.

Produtos

Você vai precisar de:

  • Condicionador,
  • Máscara de reconstrução,
  • Protetor térmico,
  • Queratina líquida,
  • Vinagre de maçã,
  • Xampu antirresíduos ou de limpeza profunda.

Passo a passo

  1. Primeiro, é necessário que se misture 2 ou 3 colheres de sopa da máscara reconstrutora com 1 ou 2 colheres de sopa de queratina líquida. Ambas as medidas vão depender do tamanho, do volume e da textura do seu cabelo,
  2. Reserve esta mistura,
  3. Lave o cabelo muito bem com o xampu antirresíduos, que terá a função de eliminar todos os restos de produtos e impurezas dos fios,
  4. Depois, enxague os cabelos e seque-os com uma toalha até que os fios fiquem 30% secos,
  5. Penteie o cabelo e aplique a mistura feita, mecha por mecha,
  6. Faça isso massageando a extensão dos fios até as pontas,
  7. Depois, aguarde por mais ou menos 15 minutos,
  8. Após esse período, use o secador para secar o cabelo (sem enxaguá-lo),
  9. Passe chapinha nas mechas,
  10. Quando o cabelo estiver frio, você pode enxaguá-lo com água fria e abundante.

Agora, é hora de preparar uma mistura seladora:

  1. Misture 2 colheres de sopa de vinagre de maçã com 1 colher de sopa de condicionador,
  2. Passe nos fios e deixe agir por 15 minutos,
  3. Enxague o cabelo e tire o excesso de água com uma toalha.

Aplique o protetor térmico se optar pela secagem com secador ou chapinha. Caso for deixar o cabelo secar ao natural, melhor.

Selagem antes e depois

Veja estas fotos para conferir as mudanças que a selagem promove no cabelo!

Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here