Shampoo a seco: Para que serve, como aplicar? Qual é o melhor?

0
167

Quem sofre com a oleosidade excessiva do cabelo sabe como é difícil mantê-los limpos o tempo todo e também percebe como eles ficam com uma aparência opaca por essa condição.

Esse aspecto engordurado ou oleoso faz com que a autoestima de muitas pessoas caia consideravelmente. E para acabar com esse problema, mesmo que de forma temporária, a indústria de cosméticos criou algo bem bacana: o shampoo a seco.

Shampoo a seco

O que é

Shampoo a seco é o nome de um produto, em forma de spray, que – como o nome diz – não molha o cabelo e é aplicado para proporcionar uma aparência limpa aos fios.

Para que serve

O shampoo a seco foi inventado para ser um aliado importante dos dias mais corridos e que a pessoa não tem tempo para investir em uma limpeza completa dos cabelos, mas mesmo assim se recusa a sair com aquela oleosidade em demasia.

Nesses casos, o shampoo a seco procura absorver a oleosidade do cabelo e ainda oferece um maior volume aos fios, deixando-os mais soltos.

O shampoo a seco é ideal para:

  • Prolongar a cor, pois evita lavagens frequentes – excesso de lavagens pode desbotar os fios coloridos,
  • Quem faz chapinha ou escova e quer aumentar o tempo de efeito,
  • Quem não quer lavar o cabelo todos os dias, especialmente se faz academia diariamente também,
  • Quem tem pouco volume e quer fazer um penteado diferente,
  • Quem tem raiz oleosa e quer evitar mais um dia sem lavar,
  • Remover odores dos cabelos, como é o caso de frituras, cigarro, entre outros,
  • Se arrumar para compromissos de última hora.

O shampoo a seco não substitui o shampoo tradicional, afinal os cabelos precisam ser lavados com água, condicionador e shampoo – sempre lembrando que o tipo desses produtos deve atender à necessidade principal de cada tipo de fio.

Como aplicar o shampoo a seco

Como vem em forma de spray, há muita facilidade de uso do shampoo a seco. Para começar, é mais recomendável dividir o cabelo em algumas mechas – assim fica possível de aplicar o produto perto da raiz, porém não diretamente no couro cabeludo (isso porque o “pó” do shampoo a seco pode prejudicar o crescimento do cabelo obstruindo os poros).

A partir de alguns centímetros de distância dos cabelos – de 20 a 30 centímetros – borrifa-se o spray. O processo precisa ser repetido por todo o cabelo, sendo que é necessário aguardar alguns minutos para o fio absorver o produto.

Logo, escove os cabelos e ajeite-os do jeito que preferir e também para remover qualquer camada branca que possa ter ficado por conta do “pó”.

O odor agradável do shampoo a seco e o aspecto de limpo fazem com que pareça que o cabelo foi realmente lavado. É mais válido aplicar o shampoo a seco onde as áreas de oleosidade são mais intensas e aparentes!

Vale lembrar ainda que o shampoo seco não deve ser utilizado todos os dias, mas sim para aqueles dias de correria e que o cabelo apresenta oleosidade desnecessária. No caso da falta de rotina de higienização correta (lavar o cabelo) pode ocasionar descamação, coceira e até dermatite no couro cabeludo.

Qual o melhor shampoo a seco?

Há uma variedade de shampoos a seco no mercado e é até fácil encontrar opções importadas. Na realidade, o melhor shampoo a seco será aquele que mais se adequar ao seu tipo de cabelo.

Existem as versões normais do produto, só para remover a oleosidade, aqueles que oferecem um volume extra aos fios, para cabelos escuros, para os pós-química, e até anticaspa!

Melhores Shampoos a seco

Veja abaixo, algumas das melhores marcas de shampoos a seco do mercado:

Boticário

Da marca O Boticário, existe o produto “Cuide-se Bem Shampoo a Seco” que conta com uma fragrância suave e agradável e não deixa resíduos após a lavagem.

Shampoo a seco Boticário

Batiste

Na linha Batiste, há mais variedades de shampoos a seco.

Para perfumes intensos, há as versões:

  • Original,
  • Fresh,
  • Blush,
  • Cherry,
  • Floral,
  • Rendas,
  • Suave.

Para cores radiantes, o Dark & Deep Brown é indicado para cabelos castanhos e avermelhados, enquanto que o Light & Blonde se encaixa para os cabelos loiros.

Já na categoria força e brilho, o produto de mesmo nome tem fórmula enriquecida com arginina.

Shampoo a seco Batiste

Panvel

O “Shampoo Seco Panvel Hair Therapy” é o nome do shampoo a seco da marca Panvel que não contem sal e nem parabenos.

Shampoo a seco Panvel

Charming

A marca Charming tem duas versões de shampoo a seco: “Sem Resíduos” que retira a oleosidade e os odores do cabelo; e a “Pós-Química” para tratar os fios que são quimicamente tratados, dando uma maior hidratação a eles.

Shampoo a seco Charming

Hinode

A Hinode tem o shampoo a seco na linha H-Expert, que foi lançado em 2017.

Shampoo a seco Hinode

Eudora

Da Eudora, o “Shampoo a Seco Siàge” também controla a oleosidade, limpando os fios por até 8 horas.

Shampoo a seco Eudora

Preço

Levando-se em consideração outras marcas além das mencionadas, o preço do shampoo a seco pode variar entre R$ 13,00 a R$ 130,00.

Shampoo a seco caseiro

Além dos produtos, alguns ingredientes de sua própria cozinha podem servir para um shampoo a seco caseiro:

  • Para cabelos loiros: mistura-se ¼ de xícara de maisena e 1 colher pequena de canela em pó, além de adicionar 5 gotas de óleo essencial,
  • Para cabelos escuros: juntar 1/8 de xícara de cacau em pó, 1/8 de xícara de maisena e 1/8 de xícara de canela em pó. Depois, pingar 5 gotas de óleo essencial e misturar tudo.
Shampoo a seco: Para que serve, como aplicar? Qual é o melhor?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here