Sintomas da Hiperidrose: O que é, sintomas, desodorante e cirurgia

0
497

Quando uma pessoa tem transpiração excessiva, mesmo em dias que não estão quentes ou mesmo quando não está praticando exercícios físicos, esse suor em alta quantidade pode ser sinal de uma doença chamada Hiperidrose.

Ela pode acontecer nas mãos, no rosto ou nas axilas. Continue na leitura para entender melhor sobre os sintomas e características desse probleminha!

Hiperidrose

O que é hiperidrose?

A hiperidrose é uma doença que afeta cerca de 3% da população mundial. Trata-se de uma condição em que as glândulas sudoríparas de determinada parte do corpo, como mãos, pés ou axilas, trabalham em excesso e isso implica numa sudorese maior.

É chamado de hiperidrose focal quando afeta determinada parte do corpo sem causa específica, que geralmente são mãos, pés e axilas; os médicos pensam ser um tipo de doença hereditária.

Já quando ocorre como efeito colateral de alguma condição de saúde, como distúrbios de ansiedade, problemas cardíacos, dentre outras doenças e infecções, é chamado de hiperidrose secundária.

Sintomas da hiperidrose

O principal sintoma que caracteriza a hiperidrose é a sudorese excessiva, de modo a marcar roupas, molhar cadeira ou mesa, deixar a pessoa constrangida com um simples aperto de mão ou levantada de braço no ônibus e até com dificuldade de fazer certos movimentos.

Suor é normal para controle corporal, mas quando surge sem motivo aparente ou por alguma má condição de saúde torna-se algo incômodo na vida da pessoa. Outros sintomas da hiperidrose podem ser formigamentos, dores de barriga, tensão pelo corpo, sensação de medo e até insônia.

Principais sintomas das hiperidroses:

  1. Hiperidrose nas mãos (palmar)

  • Mais comum durante a infância e adolescência;
  • O suor excessivo ocorre apenas nas mãos;
  • Não possui odor;
  • Mãos ficam molhadas e escorregadias;
  • Impossibilita ou atrapalha simples ações como cumprimentar um amigo, digitar, tocar instrumento, dirigir, entre outras;
  • Geralmente, é interligada ao controle emocional da pessoa; portanto, tratamentos de ansiedade podem levar à cura da condição;
  • Os tratamentos mais indicados são medicamentos antidepressivos, botox, desodorante e acupuntura.
  1. Hiperidrose nos pés (plantar)

  • Suor somente na parte dos pés ou também nos pés, nádegas e coxas;
  • Causa o mau cheiro, também conhecido como chulé;
  • Também comum de acontecer em situações de ansiedade;
  • Cria condições na área dos pés para proliferação de bactérias ou fungos, trazendo possibilidades de micose, infecções, verrugas ou bolhas;
  • Para evitar tudo isso, é necessário higiene e cuidados diários como lavar bem os pés, secar bem antes de calçar os sapatos, usar talco ou desodorante na área e sempre que puder durante o dia ficar descalço para os pés respirarem;
  • Outros tratamentos que podem ser indicados são botox, medicamentos específicos ou cirurgia para eliminar a produção de suor nos pés, chamada de simpatectomia lombar.
  1. Hiperidrose no rosto

  • Condição de causa hereditária;
  • Não deve ser confundida com oleosidade da pele, pois trata-se de suor;
  • A ansiedade é o principal gatilho da hiperidrose no rosto;
  • As áreas mais afetadas são testa, buço e bolsas dos olhos;
  • Incomoda de várias formas no bem-estar da pessoa, desde suor entrando nos olhos a constrangimentos em espaços públicos;
  • O ideal é usar produtos não oleosos nem muito cremosos no rosto;
  • Em casos extremos e também por pedido do paciente, o médico pode indicar medicamentos antitranspirantes, botox nas áreas de mais suor na face e até cirurgia de sintetractomia endoscópica torácica (os nervos que ativam as glândulas sudoríparas são cortados).
  1. Hiperidrose nas axilas

  • Condição de efeito mais constrangedor por manchar as roupas;
  • Fica mais evidente quando a pessoa usa determinados tecidos que espalham o suor;
  • Quando com muitas roupas, o suor fica abafado nas axilas e pode proliferar bactérias que causam mais cheiro e coceiras;
  • Ansiedade, uso incorreto de produtos e má alimentação são alguns gatilhos para esse tipo de sudorese;
  • O médico pode recomendar loções com sais de alumínio (pode ser intolerado por muitas pessoas), botox nas áreas e cirurgia para remover as glândulas locais.

Desodorante para hiperidrose

Os desodorantes do mercado, nos formatos spray ou roll on, são mais focados em aromas e hidratação do que antitranspiração potente para esses casos de hiperidrose. Sendo assim, o ideal é consultar um médico e pedir recomendação de produtos específicos para seu caso, seja suor nas mãos, pés, axilas ou qualquer outra área.

O médico pode te indicar algum produto já existente no mercado, como desodorantes eficazes das marcas Perspirex, Driclor, Odaban ou da Vichy; ou também pode sugerir um desodorante manipulado em farmácia para seu caso, que geralmente vem com cloreto de alumínio, álcool etílico e ácido salicílico, combinação boa para controlar o suor. Converse com seu médico sobre o assunto!

Qual médico procurar para hiperidrose?

Busque ajuda médica com um médico das áreas de clínica-geral, dermatologia, endocrinologia, infectologia, psiquiatria ou psicologia.

Na consulta, ele lhe fará várias perguntas sobre sua sudorese e você deve relatar com detalhes os sintomas, episódios de crises, históricos familiares envolvidos, dentre outros pontos que achar relevantes.

Lembre-se de comentar sobre suas alergias com o médico para ele lhe receitar os medicamentos ou procedimentos ideais.

Cirurgia para hiperidrose

A cirurgia indicada para hiperidrose se chama simpatectomia, a qual pode ser do tipo torácica, quando para os casos de suor nas mãos, rosto, pescoço e axilas, ou também ser feito na parte do abdômen, chamada de simpatectomia lombar, a qual visa eliminar suor dos pés, coxas e virilhas.

As cirurgias são pouco invasivas, rápidas e simples de executar. Uma das complicações famosas da cirurgia é a chamada compensação sudorípara, que causa suor compensatório em outra parte do corpo; por isso e pela chance de poder voltar ao normal novamente que os médicos não indicam logo de primeira a realização da cirurgia.

Remédio para hiperidrose

Um dos medicamentos indicados pelos médicos para controle do suor é o Retemic ou Ditropan, de mesma fórmula. Eles são à base de cloridrato de oxibutina, um ativo específico para incontinência urinária que também é usado para controlar o suor anormal.

Converse com seu médico sobre o melhor medicamento para você e se é necessário; as categorias que você deve buscar são os anticolinérgicos ou anticolinesterásicos.

Sintomas da Hiperidrose: O que é, sintomas, desodorante e cirurgia
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here