Sintomas de gravidez – Confira todos os sintomas de uma gravidez e como saber se você está gravida

0
172

A gravidez é uma das coisas mais naturais na vida, mulheres em idade fértil que mantém relações sexuais sem utilizar métodos contraceptivos estão propensas a engravidar a qualquer hora. Porém os sintomas da gravidez nem sempre são visíveis para todas as mulheres.

Se você quer saber quais são os sintomas mais comuns e como confirmar uma gestação, confira o artigo abaixo que explicamos tudo que você precisa saber!

Primeiros sintomas de gravidez

sintomas de gravidez

Se você é mulher e está ainda em idade fértil, pode ser que em algum momento da sua vida já suspeitou se estava grávida ou não. Pois para saber, mesmo sem realizar um teste de sangue ou na farmácia, você pode ter alguns sintomas de gravidez.

O primeiro e principal sintoma é o atraso da menstruação, se você tem um ciclo muito regular, ou seja, sempre vem nos dias certos, e então após uma relação sexual desprotegida a sua menstruação não vier, ou atrasar mais de duas semanas, você pode estar grávida. Porém só é possível confirmar com um teste de farmácia ou de sangue, pois existem diversos fatores, como a ansiedade, estresse, e hormônios desregulados, que podem contribuir para o atraso.

Por isso fique atenta, o atraso da menstruação é um dos sintomas de gravidez, porém nem sempre que ela atrasar significa que se está grávida, uma vez que atrasos são normais.

Sintomas de gravidez primeiras semanas

Os sintomas de gravidez nas primeiras semanas, irão variar de mulher para mulher, uma vez que algumas não sentem nada até chegar ao segundo mês, enquanto outras já sentem enjoos, tontura, sonolências e cansaço logo no início da gestação.

Os sintomas de gravidez mais comuns e já citadas, são os enjoos e a sonolência, porém é possível apresentar também oscilações de humor, cólicas abdominais, inchaço dos pés, aumento e dores nos seios, maior vontade de urinar, pequenos sangramentos entre outros sintomas.

Se você já fez o teste e sabe que está grávida, os sintomas acima são os mais comuns durante as primeiras semanas e durante o primeiro trimestre da gestação.

Quando existem mais sintomas de gravidez?

Como já dito, algumas mulheres não apresentam sintomas durante os primeiros meses da gestação, algumas passam por todo o período sem apresentar nem mesmo os sintomas mais comuns como o enjoo e o cansaço.

Porém o mais comum é que os sintomas de gravidez apareçam a partir da 5º semana e se estendam até a 8º ou 9º semana de gestação.

É nesse período que as mulheres começam a reclamar dos cheiros, dos gostos, pois esses sentidos estão mais sensíveis, além disso, é comum apresentar enjoos frequentes, maior vontade de dormir, gases, vontade de urinar frequentemente, entre outros sintomas. Porém a partir da 12º semana de gestação esses sintomas de gravidez vão passando, pois o corpo já está acostumado.

É possível que algumas mulheres apresentem pequenos sangramentos no início da gravidez, porém isso é algo normal, mas em caso de ser sangramentos demorados e com muito volume, o recomendado é que procure o seu médico imediatamente.

Veja também: Caso seja só um susto da próxima vez você pode se antecipar caso queira evitar uma gravides indesejada e utilizar a famosa pílula do dia seguinte.

Como descobrir se está grávida

Como algumas mulheres não apresentam sintomas de gravidez no começo da gestação, não é possível confiar 100% neles para determinar se você está ou não grávida.

Se você suspeita que possa estar esperando um bebê, a primeira coisa a se fazer é reparar se a sua menstruação está em dia, se ela atrasar por mais de duas semanas, ai você pode recorrer a um dos metódos abaixo para saber se está grávida:

  • Teste de farmácia: Essa é uma maneira de descobrir se você está grávida de maneira simples, os testes são vendidos nas farmácias com preços acessíveis. Porém existem grandes chances desses testes falharem, por isso se você não confiar no resultado tente outro tipo de teste para confirmar.
  • Teste de urina: Esse é um dos métodos utilizados para saber se está ou não grávida, você só precisa ir a um laboratório e pedir para fazer um teste de urina para saber se está ou não grávida. As chances desse teste falhar são menores do que o método anterior.
  • Teste Beta HCG: Esse é um teste com 100% de certeza, ele é feito a partir da coleta de sangue que irá analisar a presença de hormônios. Se você quiser ter certeza sobre uma possível gravidez esse é o melhor teste.

Para completar encontramos um infográfico excelente produzido pelo portalbebes.net detalhando os primeiros sintomas de uma gravidez de uma maneira muito bacana, confira:

primeiros sintomas de gravidez infografico
crédito portalbebes.net

Se você apresenta alguns dos sintomas de gravidez acima, mas ainda não tem certeza, procure seu médico e faça um exame definitivo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here