Tatuagem maori: Origem, significados e ideias de desenhos!

0
3285

A relação com a arte corporal não é atual. Muitas civilizações evoluíram usando esse artifício como uma maneira de expressar sua cultura – e uma que exemplifica perfeitamente esse conceito é a tatuagem maori.

Entretanto, essas tatuagens não eram vistas como embelezamento ou arte corporal, mas sim como uma maneira única de contar a história de vida de cada integrante da tribo.

Tatuagem maori

Origem e história

A tatuagem maori é classificada como uma arte indígena e tem sua origem na Nova Zelândia. O nome vem do próprio povo nativo de lá, os maoris, que gostava de tatuar símbolos pelo corpo com o objetivo de contar a história de vida e até de representar a posição de um homem ou de uma mulher dentro de sua tribo.

O povo maori via a cabeça como a parte mais sagrada do corpo, sendo esta a região mais comum a receber tatuagens. De maneira tradicional e cultural desse povo, o rosto inteiro era coberto de tatuagens (no caso dos homens) – para as mulheres, somente a região do queixo, lábio e narinas eram tatuados.

Mesmo quando adultos e mais velhos, os membros da tribo maori continuavam a receber tatuagens. Em geral, os desenhos eram realizados durante rituais.

Como é feita

Os maoris faziam uso de técnicas de tatuagem que cortavam a pele, como no caso de ossos e outros itens. Nesse caso, a tatuagem era “esculpida” na pele e não puncionada como é hoje com a agulha – justamente por isso é que se considera a tatuagem maori como um dos estilos mais antigos de tatuagem do planeta.

O tatuador maori era o “Tohunga ta moko”, figura muito respeitada na tribo. A tatuagem era feita se usando um cinzel (uhi), que era feito de osso afiado, pedra afiada ou mesmo de dente de tubarão.

O tohunga ta moko tinha duas técnicas principais para fazer a tatuagem maori:

  • Mergulhar o uhi no pigmento, colocá-lo na pele e depois utilizar um martelo para golpear e incisar nas camadas inferiores,
  • Fazer incisões profundas na pele, mergulhar o uhi no pigmento e depois bater o cinzel nos cortes recém feitos.

técnica de tatuagem maori

Ambas as formas eram extremamente doloridas, mas o jovem maori a ser tatuado não poderia expressar reclamações ou dores – isso era parte do processo de crescimento.

Significados

Existem muitos tipos de desenhos de tatuagem maori – cada um pode representar uma característica ou sentimento diferente. Os elementos mais populares nas tatuagens maoris atualmente e seus significados são:

  • Ahu ahu mataroa: destreza atlética e aptidão para enfrentar novos desafios,
  • Arraia: proteção no mar,
  • Hei matau: prosperidade, determinação, força e boa saúde,
  • Hei tiki: sorte e fertilidade,
  • Hikuaua: prosperidade,
  • Koru: recomeço, um novo ciclo,
  • Lagarto (gecko): proteção e boa sorte,
  • Pakati: representa os guerreiros maori, sua coragem, força e batalhas,
  • Pontas de lança: bravura, combate, força, poder, justiça e vida longa,
  • Torção simples: símbolo da eternidade,
  • Torções duplas ou triplas: união de duas pessoas (ou culturas) de forma eterna,
  • Unaunahi: saúde e abundância.

Quais os padrões da tatuagem maori

Uma tatuagem maori se destaca por desenhos feitos apenas na cor preta, contendo uma abundância de detalhes. Normalmente, as tatuagens maoris são grandes e irão ocupar uma boa parte da área do corpo que foi escolhida.

As mulheres podem optar por tatuagens maoris menores, pois esse estilo de arte é considerado mais para o público masculino.

Regiões

A tatuagem maori pode ser feita em muitas regiões do corpo, entretanto ela costuma ser mais frequente nas pernas, nos braços, no peito e nas costas. Confira algumas ideias:

Perna

Pela extensão da perna, a tatuagem maori pode se destacar facilmente. Quem tem coragem, pode até mesmo tatuar a perna inteira ou fazer somente ramificações.

Dependendo, é possível fazer com que a tatuagem siga a curva do corpo, dando à ela um efeito surpreendente.

Veja alguns exemplos de tatuagem maori na perna:

Braço

No braço, a tatuagem maori mais popular é o bracelete. Porém, existe também pessoas que cobrem toda a área com a arte, deixando o desenho realmente visível para quem quer.

Confira:

Antebraço

Assim como no braço em si, o antebraço é uma região bem popular para uma tatuagem maori.

O bracelete continua sendo o desenho mais buscado, pois pode ser personalizado conforme o desejo da pessoa, mas nada impede que se faça uma tatuagem que cubra toda a área, por exemplo:

Tatuagem maori para família e proteção

Uma das principais formas da tatuagem maori é a tartaruga – o animal representa os laços familiares.

Na arte, as linhas curvas que representam as ondas e a força do mar simbolizam o núcleo familiar, enquanto que as formas geométricas (em especial as triangulares) estão relacionadas com as barbatanas e dentes de tubarão, que simbolizam proteção, orientação, ferocidade e força.

A forma final da tartaruga, animal que se destaca pela longevidade, remonta o desejo de proteção e longo tempo de duração da família.

Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here