Tendinite: O que é, Causa, Sintomas, Diagnostico, Tratamento

0
87

A tendinite é uma doença que deve ser tratada de acordo com a indicação médica, ela se define por ser uma inflamação que ocorre nos tendões. No entanto quando devidamente tratada a tendinite pode ter grandes chances de ser curada.Tendinite

O que causa a tendinite

A doença tem como consequência a inflamação do tendão ( estrutura fibrosa que une o músculo e os ossos), sendo que a doença pode ser causada por uma série de ocorrências entre elas se destaca esforço repetitivo, doenças autoimunes, alongamento muscular realizado de forma incorreta, postura inadequada, estress,  pessoas idosas , realização de atividades físicas e consequências da fibromialgia.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da tendinite são dores nas articulações,  inchaço no tendão, dor intensa e aguda, dores de cabeça, febre, fraqueza e vermelhidão na região afetada. Quando a dor for sentida é recomendável que o indivíduo procure orientação médica imediatamente, para que a doença não se agrave.

Locais que podem ocorrer a tendinite

Como vimos acima a tendinite é uma doença que tem como característica a inflamação dos tendões, sendo que os locais que podem ter  maior ocorrência são os ombros, cotovelos, pés ,punho, joelhos e tornozelo.Tendinite locais

Como diagnosticar

Normalmente o médico leva em consideração a história que o paciente conta ao médico e em sequência  pedidos para a realização de exames físicos. O profissional sempre buscará por algum sinal de dor e sensibilidade que o paciente manifeste. Os testes físicos são realizados de acordo com cada tipo de tendão. Para que se tenha um diagnóstico exato o médico também pedirá  ao paciente exames de imagem o qual tem como intuito detectar o grau de inflamação e também para eliminar outras possíveis causas.

Tratamento

Assim que o diagnóstico for realizado o médico prescreverá a medicação de acordo com o grau e local da tendinite. Na maioria dos casos a tendinite é tratada em alguns dias. Os medicamentos que são recomendados são os anti-inflamatórios e relaxantes musculares para aliviar a tensão do local, dentre eles se destacam os Ibupril, Ibuprofeno, Cetofenid, Profenid, Naproxeno, Flanax e Fenaflan.Em alguns casos é recomendável tratamento com compressas de água quente, as quais são colocadas na região afetada para o aumento da circulação sanguínea. Lembre-se que antes de se medicar consulte a orientação de um médico.

Como prevenir

É necessário fazer principalmente a prevenção de indivíduos que se encaixam como população de risco. Sendo estes caracterizados como pessoas idosas, que exercem diariamente movimentos repetitivos ou pessoas que mantenham o corpo de modo vulnerável.

Recomenda se  para essas pessoas uma  prática diária de atividades físicas, sessões de fisioterapia, realizar alongamentos e movimentação das articulações de forma correta  sem contar que uma alimentação saudável e muito importante para evitar futuros problemas.

Algumas complicações que podem ocorrer

Podem ser observados em alguns casos algumas complicações causadas pela tendinite sendo que quando agravada ela leva o paciente a ter uma deposição de cristais de cálcio no tendão o qual gera desidratação e facilita sua ruptura.Neste contexto somente a cirurgia pode solucionar o problema.

Remédios caseiros que auxiliam no tratamento da tendinite

Podem ser realizados vários tratamentos caseiros para aliviar e auxiliar no combate da tendinite, mas para que se alcance o resultado desejado é necessário repouso e a aplicação das seguintes dicas.

  • Compressas frias: é necessário que as compressas sejam  molhadas com água gelada e vinagre, em seguida adicione elas sobre o local afetado pela tendinite. Para que se tenha um bom resultado recomenda se a aplicação várias vezes ao dia.
  • Aplicação de gelo: é uma excelente opção para aliviar as dores causadas pela tendinite. É necessário apenas aplicar o gelo sobre a área dolorida, sendo que este agirá com um efeito anti inflamatório.
  • Aplicação de compressas quente e frio: quando utilizadas juntas, as compressas ajudam a aliviar a inflamação e consequentemente terá um efeito de relaxamento. Para esta aplicação será necessário a utilização de gelo e de uma toalha com água quente. Deste modo aplique gelo envolto de um pano durante um período de 15 minutos e em sequência colocar a toalha quente durante 5 minutos.
  • Tintura de alecrim: colocar em recipiente de vidro vinte gramas de alecrim seco em cem ml de álcool de 70%. Em seguida tampe e deixe agir por três semanas macerando. É imprescindível fazer a agitação do líquido todos os dias. Feito isso o próximo passo é coar e colocar em um frasco rolhado e escuro. Para a aplicação será necessário fazer fricções no local afetado com este remédio.

Ficou alguma dúvida sobre Tendinite, então nos conte nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here