Terapia capilar: O que é, como funciona, benefícios, antes e depois

0
458

Você sabia que a saúde do seu couro cabeludo é o principal fator para ter cabelos fortes, resistentes e bonitos? Fatores como queda de cabelo e fios quebradiços são sinais de que algo pode estar errado com seu couro cabeludo, e é justamente isso que a terapia capilar procura evitar. Vem saber mais sobre o assunto!

Terapia capilar

Terapia Capilar Aplicada

Mas caso você queria, além de se informar sobre a terapia capilar, aprender mais e poder trabalhar com isso, recomendamos o curso Terapia Capilar Aplicada, desenvolvido por Denise Braga, uma profissional com mais de 27 anos de carreira.

O curso é totalmente on-line e 100% prático, pois você pode assistir as aulas onde e quando quiser.

Possui 7 módulos com mais de 20 vídeos aula, com material fácil de entender, mas acesso a uma lista particular de fornecedores.

Para saber mais acesse o site oficial do produto ou clique no botão abaixo:

Ir para site oficial do produto

Importância da terapia capilar

A terapia capilar faz parte de uma das especialidades médicas dermatológicas chamada tricologia, que estuda, testa e analisa novas técnicas para combate, prevenção e tratamentos de doenças que podem acontecer no couro cabeludo ou diretamente nos fios.

É muito importante porque cuida além da estética capilar, cuidando também contra doenças infecciosas e até mesmo autoimunes. Tal especialidade possui vários métodos, e a escolha do melhor para cada caso varia de acordo com diagnóstico médico.

Benefícios da terapia capilar

  • Busca evitar a queda capilar;
  • Promove maior irrigação e oxigenação no couro cabeludo;
  • Fazer com o que o cabelo cresça forte e saudável, desde a raiz;
  • São cuidados que se adaptam ao estilo de vida de cada pessoa, tratando o couro cabeludo e fios de acordo com cada necessidade;
  • Inclui métodos capazes de tratar desordens do tipo físico, psicológico ou emocional;
  • Na maioria das vezes, os métodos são feitos com produtos naturais ou técnicas naturais.
  • Podem ser equilibrados com outros métodos dependendo dos motivos do problema capilar, como aromaterapia, terapia com música, cromoterapia, dentre outras;
  • Trata de problemas como oleosidade, desidratação, seborreia, caspa, psoríase, entre outros.

Para quem é indicada a terapia capilar?

Os métodos da terapia capilar são indicados para todas as pessoas que desejam e precisam melhorar a saúde do couro cabeludo, evitando desde coceiras a inflamações, e ainda ter um cabelo bonito e boa qualidade, sejam homens ou mulheres, jovens, adultos ou idosos.

Indicados também para quem tem cabelo oleoso, poroso, com caspa, com queda constante, com sintomas de calvície, crescendo devagar, dentre outros problemas.

Terapia capilar masculina

A terapia capilar pode ser uma excelente solução para um problema que atinge cerca de metade dos homens por todo o mundo, a calvície.

Funciona porque os métodos buscam reativar a circulação sanguínea na área da cabeça, promovendo o crescimento de novos fios, além de promover limpeza profunda e evitar doenças que impeçam o crescimento.

O tipo de calvície mais facilmente tratado é a aguda. Lembrando que mulheres também passam por problemas de calvície, principalmente por fatores emocionais ou nutricionais.

Como funciona a terapia capilar?

A terapia capilar envolve técnicas que tratam problemas no couro cabeludo causados por ações externas, como uso de produtos ou processos químicos ou excesso de sol, como também possíveis alterações internas, como desidratação, doenças infecciosas ou autoimunes.

O tratamento a ser indicado depende do diagnóstico do médico e pode envolver mais de uma sessão, tendo caráter emergencial ou não.

Caso os problemas não sejam resolvidos num tempo esperado, o médico deve investigar o caso mais afundo, pois o problema pode estar se manifestando como sintoma de alguma condição de saúde mais específica que deve ser diagnosticada.

Métodos de terapia capilar:

  1. Máscara de argila

Engana-se quem acha que a argiloterapia somente é usada para cuidar da pele, pois funciona super bem também no couro cabeludo e na raiz dos seus cabelos.

argiloterapia nos cabelos

É indicada quando a pessoa tem muita caspa, com forte descamação do couro cabeludo, sendo sintomas muitas vezes de seborréia ou psoríase.

A argila tem propriedade antioxidante que vai ajudar a regular a atividade sebácea das glândulas presentes no couro cabeludo, e regulando a oleosidade, os sintomas diminuem até encaminhar à cura dessas condições.

  1. Massagem capilar

Talvez seja o método mais simples, consistindo literalmente numa massagem feita no couro cabeludo, que até mesmo você pode fazer no dia a dia em casa.

Massagem capilar

Esse estímulo feito com a ponta dos dedos ou equipamentos relaxantes específicos tem o objetivo de estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo.

Normalmente, é feita após a utilização de produtos no couro cabeludo, com o objetivo de penetrar melhor, irrigar o couro cabeludo e ainda nutrir bem o cabelo. A massagem costuma ser bem relaxante, aliviando até mesmo do estresse.

  1. Peeling capilar

Assim como o peeling facial, no peeling capilar ocorre uma esfoliação do couro cabeludo.

Geralmente usa-se um tipo de específico de shampoo que contém microesferas que, quando em contato com o couro cabeludo, esfolia, limpa profundamente e remove toxinas e células mortas da área.

Peeling capilar

Com um ambiente mais limpo, o couro absorve melhor nutrientes de tratamentos em paralelo.

E o couro cabeludo passa a respirar melhor também, promovendo um crescimento mais forte, rápido e de fios mais bonitos.

  1. Fotobioestimulação

Neste outro método, o objetivo é servir com anti-inflamatório no couro cabeludo, além de acelerar a divisão celular e promover o crescimento da pele local.

Trata-se de estimulação através da pulsão de luz vermelha ou laser de baixa frequência diretamente no couro cabeludo. É um dos métodos que mais promove o crescimento dos fios rapidamente.

Fotobioestimulação capilar

Passo a passo: Terapia capilar com argila branca

Conheça melhor a seguir uma das terapias capilares mais buscadas por promover um detox da raiz às pontas que vai fazer muita diferença nos seus cabelos, a com argila branca.

Ese produto tem o poder de deixar os cabelos mais densos, macios, hidratados e um couro cabeludo renovado. E o melhor: Você pode fazer em casa, não apenas no salão! Confira:

  1. Lave seus cabelos somente com shampoo anti-resíduos;
  2. Para preparar a argila branca, é só dissolver o produto em pó em água, até obter uma consistência cremosa;
  3. Divida seus cabelos em 4 partes para facilitar na aplicação. O objetivo é aplicar principalmente no couro cabeludo, não havendo necessidade de espalhar pelo comprimento dos fios. Utilize um pincel de pintura comum para ajudar na aplicação e luvas, se preferir;
  4. Fique atenta porque a argila vai secando na sua cabeça. Se for acaso secar muito rápido e ficar difícil de manusear, borrife um pouco de água para amolecer e ir espalhando. Ao impasse que for passando no couro cabeludo, utilize um pente bem rente à cabeça para facilitar na penetração das propriedades da argila;
  5. A argila branca deve começar a secar no seu couro cabeludo a partir de 15 minutos;
  6. Assim que secar, ou de acordo com o produto que estiver usando, está na hora de lavar. Lave como de costume, repetindo o uso do shampoo anti-resíduos, hidratando e finalizando com condicionador. Certifique-se de que tirou toda a argila branca do seu couro cabeludo, não pode restar nada.

Qual a duração da sessão de terapia capilar?

Depende do tipo de terapia capilar feito no dia. Geralmente, leva de 45 minutos a 1 hora cada sessão.

O tempo total de tratamento intensivo leva em média de 3 a 6 meses, variando de acordo com a gravidade e exigências da condição; depois segue para fase de manutenção imediata, para cuidar dos novos fios crescendo, de 6 a 9 meses depois, e ainda a fase de manutenção tardia, até 1 ano, em que são feitos usos de produtos no cotidiano para manter os ganhos do tratamento.

Casos mais graves levam em média 12 sessões para atingir cura, se tiver.

Preço da terapia capilar

Geralmente, a avaliação de diagnóstico nas clínicas especializadas em tratamentos capilares é gratuito.

A partir da análise do dermatologista sobre a saúde do seu couro cabeludo que ele indicará o que deve ser feito.

No geral, cada sessão varia de R$50 a R$100 reais. Fique atento a pacotes promocionais com mais de uma sessão.

Produtos para terapia capilar

Após tratamentos feitos em consultório ou clínicas estéticas, o dermatologista receita alguns produtos para ser usados no dia a dia, como forma de manutenção dos benefícios gerados com os métodos de terapia capilar.

São produtos com ativos específicos como vitaminas ou minerais para evitar queda, caspa, oleosidade, fragilidade e ainda proteger o couro cabeludo de agentes agressivos.

Tais produtos podem ser cosméticos de marcas famosas no mercado, como também produtos feitos sob receita em farmácias manipuladas.

Alguns são em forma de shampoo, outros creme, outros substâncias líquidas para serem passadas com algodão ou diluídas em creme, dentre outras.

Curso de terapia capilar

O curso de tricologia vem sendo uma opção bastante buscada como especialização na área da dermatologia, além de agregar aos profissionais da indústria estética.

Neste curso, o aluno aprende tudo sobre avaliação e tratamento dos cabelos, da raiz às pontas. Nossa dica é procurar um curso na sua cidade que tenha muitas atividades práticas, pois somente assim se treina os métodos da terapia capilar.

Existem cursos gratuitos na internet à sua disposição, mas se quiser uma formação mais completa para agregar ao seu currículo profissional, sugerimos um curso presencial das técnicas. Informe-se!

Resultados: Antes e depois da terapia capilar

Confira abaixo algumas imagens que mostram como os métodos da terapia capilar são saudáveis e eficazes, estimulando mais crescimento, acabando com a calvície e ainda gerando cabelos bonitos e sedosos.

Lembrando que os resultados variam de pessoa para pessoa, de acordo com estilo de vida, saúde, genética e demais características.

 

Terapia capilar: O que é, como funciona, benefícios, antes e depois
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here