Tipos de cachos: Quais os tipos e como descobrir o seu? E muitas dicas!

0
146

“Eu nasci com cabelo enroladinho, um monte de cachinho, na cachola oi toin, toin toin toin toin”! Olá cacheada, tudo bom? Hoje o texto é para você que deseja cuidar melhor desses cabelos lindos de acordo com o seu tipo de cacho!

E você sabe qual o seu tipo? Como cuidar da forma correta? Vem saber com a gente!

Tipos de cachos

Quais os tipos de cachos? Como identificar o seu?

Com o objetivo de facilitar a vida das pessoas cacheadas e auxiliar no melhor tipo de cuidados, a autora Lorraine Massey iniciou esse assunto em seu livro Curly Girl quando classificou os cabelos cacheados em diferentes categorias e subcategorias.

Claro que não é uma questão de regras e sim de estudos generalizados sobre os fios, portanto pode acontecer de você ficar entre um tipo e outro, mas já terá uma noção de como lidar.

Compare as características e as fotos e tente identificar qual o seu tipo de cacho. Confira as categorias:

Categoria 1:

Cabelos lisos. Podemos pular então, né?

Categoria 2:

Nos cabelos de categoria 2 a ênfase é nos ondulados, que não chegam a ser cachos exatamente. Os cabelos formam mais um S do que cachos em si e são pouco volumosos.

  • 2A: Bem próximo do cabelo liso, conta com pequenas ondas, pouco definidas e sem volume.
  • 2B: Desde a raiz percebe-se ondas nos fios, sendo mais definido que o tipo anterior.
  • 2C: Já se aproxima mais dos cacheados; conhecido como o tipo encaracolado da categoria 2; tende a formar grandes cachos abertos e são um pouco mais volumosos.

cachos tipo 2

Categoria 3:

Nos cabelos de categoria 3 fica mais fácil identificar os cachos, pois são mais definidos e volumosos. A maioria desses cabelos possui frizz e tem as pontinhas ressecadas.

  • 3A: Com cachos encaracolados, mais definidos que o 2C, com cachos maiores e abertos; são bem sensíveis a mudanças climáticas.
  • 3B: Neste tipo de cacho encontramos “molinhas”, efeito “toin-toin”, com cachos médios em espiral, e na maioria das vezes mais secos e com volume.
  • 3C: São cachos menores e super bem definidos, com alto encolhimento e bem ressecados; quase considerado de textura crespa, mas ainda não.

cachos tipo 3

Categoria 4:

Aqui se encontram os cabelos crepos ou afros, com textura rígida e fios mais grossos. São cabelos bem sensíveis, que quebram com facilidade, têm menos brilho e não absorvem muito bem água, sendo difíceis para hidratação.

  • 4A: Parece com o 3C, mais é mais volumoso e tem menos brilho natural; os cachos bem apertadinhos.
  • 4B: Neste tipo já não vemos cachos, e sim uma textura nos fios formando a letra Z; o nível de encolhimento é alto, com fios mais densos e também de pouco brilho.
  • 4C: Aqui os cachinhos são muito pequenos e precisam de ajudinha para serem formado, como algum procedimento de texturização. De todos os tipos, são os cachos de maior fator de encolhimento.

cachos tipo 4

Alguns produtos para cabelos cacheados

Shampoo para cabelo cacheado

Priorize um shampoo que não resseque muito os seus fios, pois cabelos cacheados precisam de água para serem vivos e bonitos. Evite fórmulas que contenham sal, parafinas e sulfatos, ou seja, opte por produtos com técnicas de No Poo ou Low Poo.

Dicas: Procure shampoos com nutrientes como vitamina B5 ou elastina, ajudam muito na manutenção dos cachos.

Condicionador para cabelo cacheado

Para selar as cutículas dos cabelos, opte também por um condicionador específico para cachos, que vai ajudar cada fio a reter melhor a umidade. Existem condicionadores sem enxágue e evita que os cachos fiquem secos.

Máscaras de Tratamentos para cabelos cacheados

Seus cabelos precisam de hidratação, nutrição e reconstrução num cronograma capilar completo, e as máscaras entram nessa fase.

Utilize entre o shampoo e o condicionador. Máscara reconstrutora serve para os cachos não ficarem secos e quebradiços; a nutritiva serve para nutrir, com ativos que revitalizam os cachos; e a de hidratação, talvez seja a mais importante, para devolver a umidade perdida aos cachos, deixando-os sedosos, com briho e movimento.

Como definir melhor os cachos?

  • Óleos nutritivos para cabelos cacheados

Outro meio de ficar longe do ressecamento nos cachos, óleos como coco, amêndoas, rícino e outros ajudam muito a manter o controle e naturalidade dos cachos. E sabe o frizz e aquele volume descontrolado? São esses óleos e reparadores que ajudam.

  • Cremes para pentear para cabelos cacheados

Depois de lavar e cuidar, esses cremes auxiliam a desembaraçar os fios e ainda oferecem maciez para os cachos. Os cremes também selam as pontas, auxiliando no controle de frizz, pontas duplas e volume no geral. Leave-in é um tipo de creme muito indicado pras cacheadas, pois finalizam bem e preservam melhor os cachos.

  • Produtos ativadores de cachos

Perfeito para quem tem fios cacheados, mas sem definição natural. Este produto auxilia no formato dos cachos, deixando-os mais definidos, com volume certo e sem frizz. Não passe na raiz, ok? Pode ficar oleoso.

Mais dicas e segredinhos de como definir seus cachos no vídeo abaixo!

5 máscaras de hidratação para cabelos cacheados

  1. Máscara de Hidratação Hydra Cachos, da Amend: Contém bio-silício, pantenol e óleos nutritivos na fórmula, que são ativos perfeitos para manter a hidratação dentro dos fios.

Máscara de Hidratação Hydra Cachos, da Amend

 

  1. Máscara Define Cachos, da Siàge: Rica em Provitamina B5, promete cabelos com cachos mais definidos e com alto controle do frizz.

Máscara Define Cachos, da Siàge

  1. Máscara hidratante Nutri Cachos, da Bio Extratus: Contém Aloe Vera, D-pantenol e colágeno na fórmula, prometendo hidratação, brilho e cachos controlados.

Máscara hidratante Nutri Cachos, da Bio Extratus

  1. Dream Cream, da Lola Cosmetics: Queridinho da marca que garante restauração e hidratação de fios secos e sem vida. Apesar de não ser exclusivo para cacheados, ajuda muito.

Dream Cream, da Lola Cosmetics

  1. Máscara Cachos, da Forever Liss: Além de ajudar na definição dos cachos, ainda tem proteção UV, é anti-frizz e colabora também para a fase de nutrição capilar.

Máscara Cachos, da Forever Liss

5 dicas de cuidados com cabelos cacheados

  1. DESEMBARAÇANDO: Faça isso na hora do banho, durante o creme de tratamento ou condicionador, pois evita que você quebre os fios e desajuste os cachos ao pentear e desembaraçar os cabelos quando secos.
  2. NÃO LAVE TODOS OS DIAS: Cachos precisam de oleosidade natural e isso o couro cabeludo vai liberando aos poucos com o passar dos dias. Não é para ficar com o cabelo sujo, não é isso, apenas não lave todos os dias, dê tempo a uma “auto hidratação”.
  3. CACHOS SEM FRIZZ: Lavou os cabelos? Ao invés de secar com uma toalha, retire o excesso de água com a ajuda de uma camiseta macia, pois é mais suave que as toalhas e evita que subam aqueles fios doidinhos, os frizz.
  4. BORRIFADOR COM CREME: Tenha sempre por perto um borrifador com um pouco de creme de pentear ou leave-in diluído em água. Assim, sempre que necessário para ajustar o frizz ou o penteado, dê umas borrifadinhas e finalize com as mãos ou pente.
  5. CABELOS MUITO SECOS: Preserve a oleosidade que seu cabelo precisa. Faça cronogramas que envolvam lavagens periódicas apenas com condicionador. Saiba que cabelos sem umidade não precisam de shampoos para serem higienizados!

Top 3 penteados para cabelos cacheados

E aí, aprendeu a domar os cachos? Então vamos inovar no visual com um penteado especial para cabelos cacheados. Lembrando que temo um post inteiro só de penteados para cabelos cacheados que você vai amar!

Escolha o seu! Inspire-se nos modelos que a Youtuber cacheada Graciely Junqueira fez no vídeo abaixo:

Tipos de cachos: Quais os tipos e como descobrir o seu? E muitas dicas!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here