Tipos de pele: Tipos, características, cuidados, teste para saber seu tipo

0
418

Todo mundo tem suas próprias peculiaridades, não apenas quanto a preferir sushi ou pizza, pagode ou rock, preto ou rosa. A gente também tem as diferenças físicas, de acordo com o biotipo ou características genéticas de cada um, isso inclui o nosso tipo de pele.Tipos de pele

Saiba que cada tipo possui características diferentes e exige cuidados específicos, variando inclusive tipos de cosméticos e procedimentos estéticos. Você sabe qual o seu tipo de pele? Continue na leitura para saber mais!

Quais tipos de pele existem?

Segundo o principal órgão de dermatologia do país, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os principais tipos de pele são:

  1. Oleosa;
  2. Normal;
  3. Seca;
  4. Mista.

Cada pessoa possui um desses tipos de pele, podendo variar de acordo com a parte do corpo. Exemplo: Pele oleosa no rosto e pele seca nas costas. Lembrando que fatores hormonais podem mudar esse tipo de pele ao longo da vida.

Características de cada tipo de pele

  1. Pele oleosa:

A pele oleosa é um tipo de pele caracterizado principalmente pela alta produção de sebo natural. Essa oleosidade faz com que a pele tenha os poros mais dilatados que os de uma pele normal. Tal característica também induz a maior e mais fácil presença de acne, com cravos e espinhas constantes, necessitando de tratamento para não agravar.

Essa oleosidade não é causada apenas por fatores internos como hormônios ou alta produção de sebo, pois alterações externas como uso de produtos errados e fatores ambientais como calor excessivo podem causar a oleosidade extrema.

  1. Pele normal:

Ainda mais num país tropical como o nosso, esse tipo de pele é um dos mais difíceis de ser encontrados pelos médicos dermatologistas. É aquela pele que tem características naturalmente saudáveis, com equilíbrio na textura da pele, bem hidratada, aveludada, níveis de oleosidade aceitáveis, boa elasticidade e viscosidade.

Basicamente, é uma pele de bebê num rosto de um adulto. Os poros são bem pequenos, fechadinhos, a pele tem um aspecto saudável e rosado, e quase não apresenta cravos e espinhas na sua rotina.

  1. Pele seca:

Na pele seca, os poros são quase invisíveis, portanto o nível de oleosidade natural mínimo é quase inexistente. Isso torna a pele desidratada e ressecada, sem luminosidade natural alguma e com aspecto de “quebrada”.

É comum que essa pele fique vermelha com facilidade, sofra descamação e também incentive o aparecimento precoce de rugas, linhas de expressão e outras fissuras. Essa secura pode ser causada por fatores genéticos, hormonais ou também condições ambientais.

  1. Pele mista:

Como o próprio nome diz, é uma pele em que há características de pele oleosa e pele seca ao mesmo tempo, sendo a pele mais comumente encontrada dentre os brasileiros.

As características mais comuns são oleosidade presente na zona T do rosto, que é a parte que envolve testa, nariz e queixo, e pele mais seca nas extremidades, como nas bochechas e área dos olhos. Essa pele das laterais tende a ser mais fina e suscetível a rugas e descamações, por exemplo.

Cuidados para cada tipo de pele

É extremamente importante saber qual o seu tipo de pele para saber quais cuidados devidos você deve tomar ou deve evitar, desde rotina de limpeza a uso de maquiagens e cosméticos.Cuidados para cada tipo de pele

  1. Cuidados com a pele oleosa

O que uma pele oleosa mais precisa é de limpeza profunda para equilibrar os níveis de sebo. Mas também é necessário repor os nutrientes com uma boa hidratação, pois quando o organismo sentir a pele ressecada após a limpeza, pode automaticamente aumentar a produção de óleo, e isso faz com que a pele fique mais oleosa ainda.

Para esse hidratante, dê preferência aos de ação suave e de efeito matte para redução de brilho. Evite cremes que são bombas nutritivas nem passe óleos vegetais na pele, você não precisa.

  1. Cuidados com a pele normal

Como é uma pele mais equilibrada, exige menos cuidados, mas não significa que não precise de cuidados! A sua rotina básica deve envolver limpeza e hidratação; com esse dois pontos você consegue manter a pele saudável como é.

A limpeza equilibra a oleosidade e a hidratação mantém a quantidade necessária de água na pele. Ao escolher produtos, escolha os de ação mais suave, sem abrasão, caso contrário sua pele poderá ficar oleosa ou ressecada.

  1. Cuidados com a pele seca

Você também vai precisar de limpeza para a pele seca, porém não parar tirar oleosidade e sim impurezas do dia a dia. Cuidado com as maquiagens que usa, pois podem facilmente irritar a pele com vermelhidão e coceiras.

O mais exigido é hidratação, por dentro bebendo muita água e por fora com os produtos corretos. Evite produtos que contêm ácido salicílico ou hidratantes com álcool, pois eles ressecam a pele.

  1. Cuidados com a pele mista

Aqui também busca-se o equilíbrio, assim como na pele normal. No entanto, como a pele mista possui áreas diferentes (seca e oleosa), a limpeza e hidratação devem ocorrer de forma balanceada.

Para a área oleosa, os produtos não devem ressaltar essa oleosidade, como também limpeza com adstringentes deve ser mais frequente. E para as regiões ressecadas, hidratantes nutritivos são essenciais. Evite produtos muito hidratantes ou aqueles que tiram muito a oleosidade.

Dica geral: Para TODOS os tipos de pele, o uso de protetor solar é obrigatório para evitar agravamento das características e desenvolvimento de doenças de pele.

Teste: Como descobrir o seu tipo de pele?

Mesmo tendo lido o artigo completo, ainda não tem certeza sobre qual o seu tipo de pele? Agende uma consulta com um dermatologista para ele analisar sua pele, mas antes faça o teste abaixo e quem sabe você já não tira algumas conclusões prévias. Mesmo assim não deixe de ir ao médico!

Como fazer?

Pegue um pano branco e limpo, passe no seu rosto assim que acordar e analise como ficou esse pano num local bem iluminado. Os resultados podem ser:

  • Se o pano ficou limpo e a pele suave, sua pele tende a ser normal;
  • Se o pano ficou sujo, sua pele tende a ser oleosa;
  • Se o pano ficou limpo e a pele ressecada, com sensação de repuxada, sua pele tende a ser seca;
  • Se o pano ficou com um pouquinho de sujeira, sua pele tende a ser mista.
Tipos de pele: Tipos, características, cuidados, teste para saber seu tipo
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here