Tonalizante: Como usar? Cores? Melhores marcas? E mais!

0
295

Quer transformar os cabelos? Saiba que tintura não necessariamente é a sua única opção. Saiba mais no texto de hoje sobre tonalizantes, como usar e muitas outras informações.

Tonalizante

O que é tonalizante?

Tonalizantes são produtos que servem como uma maquiagem temporária nos cabelos. Não contém qualquer agente químico que possa estragar os fios e, além de colorir, muitos produtos no mercado ainda oferecem propriedades hidratantes ao fios.

Ele cuida tão bem do cabelo que até mesmo a coloração tende a pegar melhor em cabelos que estão porosos, ou seja, precisando de cuidados.

Sendo assim, se você quer revitalizar a cor atual do seu cabelo, fugindo do desbotamento, dando mais brilho e vida, o tonalizante é seu mais novo amigo.

Qual a diferença entre tintura e tonalizante?

Conforme dito acima, o tonalizante é coloração temporária e sem agentes químicos, portanto vai desbotando de acordo com as lavagens feitas.

Já a tintura são pigmentos que penetram na parte interna dos fios e fixam sua cor de forma permanente, no entanto possuem químicos na composição, como amônia e oxidantes, que modifica a estrutura do cabelo e demanda muitos cuidados capilares posteriores.

Sendo assim, o tonalizante é uma opção mais segura para os fios, mas tem curta duração e não colore totalmente os fios.

Para que serve tonalizante?

  • Mudar o tom dos cabelos;
  • Revitalizar ou intensificar coloração desbotada;
  • Disfarçar fios brancos;
  • Tirar amarelado ou manchas de fios, principalmente de cabelos loiros;
  • Banho de brilho para cabelos opacos;
  • Opção de coloração mais suave sem danificar os fios.

Como usar tonalizante?

Cada embalagem específica de um tonalizante pode ter suas instruções de uso, assim como cada cabeleireiro pode aplicar de um jeito de acordo com sua experiência. Mas no geral, tonalizante é aplicado da seguinte maneira:

– Fique sem lavar os cabelos por uns 2 dias, pois a oleosidade natural dos fios ajuda na aderência no produto;

– Aplique um creme hidratante para pele mesmo nas áreas próximas ao seu couro cabeludo, para proteger a pele e evitar que o pigmento mancha; áreas como nuca, orelhas e testas; coloque uma toalha nos ombros e uma blusa velha também;

– Divida bem seus cabelos em 4 partes, e nada hora de pintar vá separando mecha por mecha, de até 2 cm de espessura, assim o resultado é mais uniforme;

– Coloque as luvas e comece a preparação do produto. Coloque no potinho todo o conteúdo da embalagem e use o pincel de tintura capilar para a aplicação; uma forma de render mais o produto para usar nos cabelos é diluir em creme branco comum, mas isso pode afetar o resultado da cor, deixando ainda mais suave;

– Aplique cuidadosa e pacientemente o produto mecha a mecha, fazendo movimentos verticais espalhando com as mãos, desde a raiz às pontas; o sobrar, espalhe por todo o cabelo e massageie os fios ao final;

– Espere o produto fazer efeito de acordo com a orientação na embalagem, que em média é de 30 a 45 minutos;

– Passado o tempo, enxágue o produto, sem necessidade de usar shampoo; finalize com condicionador se preferir para um toque mais macio ainda.

– Seque com o secador e verifique se ficou no tom desejado. Repita o processo se necessário até atingir a cor desejada.

Quanto tempo demora para o tonalizante sair do cabelo?

O tonalizante leva em média de 45 a 60 dias para sair completamente do cabelo, mas de acordo com cada lavagem completa com shampoo e condicionador, a cor pode ir desbotando aos poucos.

Preço médio de tonalizante

Os valores de mercado dos tonalizantes variam muito de acordo com a marca, loja, tamanho da embalagem, dentre outras qualidades inclusas no produto.

Existem tonalizantes baratinhos de marcas populares a partir de R$15 reais, mas também podemos encontrar grandes potes de uso diário de marcas mais famosas por volta de R$60 reais.

Algumas cores de tonalizantes

Tonalizante preto

Usar tonalizante preto é ideal para intensificar o brilho e dar beleza a cabelos escuros, como castanhos e preto, tanto em fios naturais quanto para quem já faz coloração com tinta.

Esses tonalizantes escuros realçam também a cor da pele da pessoa, trazendo mais equilíbrio ao visual. Algumas boas marcas são Loreal Profissional, Alfaparf, Cor&Ton, dentre outros.

tonalizante haskell
Tonalizante Haskell

Tonalizante para loiro ou luzes

Nos cabelos claros, o tonalizante serve para matizar os fios loiros e ainda evitar manchas amareladas e esverdeadas nos cabelos, causadas por sol, produtos químicos, piscina, dentre outros motivos.

Além disso, traz vida aos fios loiros, incluindo as luzes, que é um tipo de cabelo que precisa de brilho para manter sua beleza.

Lembrando que é fácil tonalizar de outras cores os fios claros, pois com a base clara qualquer cor fica mais facilmente. Algumas boas marcas são Loreal Profissional, Alfaparf, Cor&Ton, dentre outros.

Tonalizante ruivo

O ruivo é uma das cores que mais desbotam facilmente, principalmente os mais vermelhos, que se encaminham para tons alaranjados.

Por isso, o tonalizante é um grande amigo das ruivas para evitar que a pessoa só use tinturas e danifique o cabelo com frequência. Algumas marcas famosas são C. Kamura, Kert, Kamaleão Collor, dentre outros.

Tonalizante azul (colorido)

A cor azul é um dos tons mais buscados por quem navega no imenso oceano dos cabelos coloridos. Mas não somente o azul, podemos encontrar diferentes tonalizantes em variadas cores, de azul a rosa, roxo a verde, dentre outros.

Vale ressaltar que cores fantasias pegam melhor em base clara, ou seja, pode ser necessário descolorir que seus fios não naturalmente claros. Algumas boas marcas são Keraton Hard Colors, Color Express Fun, Keraton Hard Fix, Kamaleão Collor, dentre outros.

Tonalizante azul Kert

Shampoo tonalizante funciona?

Além dos produtos específicos para tonalizar, o efeito tonalizante também pode ser alcançado através do uso de shampoos no dia a dia dessa mesma função.

É como uma reposição e manutenção da cor no dia a dia, com tempo de ação menor ainda que os tradicionais tonalizantes, com apenas 10 dias.

Sendo assim, se usado em paralelo com os tonalizantes comuns, os shampoos tonalizantes também viram bons ajudantes na manutenção da cor.

Assim você aumenta o tempo de cobertura dos fios brancos, preserva cor, garante brilho e diminui contrastes entre a cor pigmentada e seus fios originais.

Alguns tonalizantes do mercado

Tonalizante da L’Oréal Paris, Casting Creme Gloss

É um dos melhores tonalizantes com preços mais acessíveis do mercado. Não contém amônia, não resseca, colore bem, nutre e dá brilho aos fios e dura até 20 lavagens. Essa submarca da L’Oreal conta com várias cores, do castanho ao ruivo.

Tonalizante da L’Oréal Paris, Casting Creme Gloss

Tonalizante da Kert, Keraton

Também é um ótimo produto, disponível em variadas cores no mercado, das mais comuns como preto e castanhos a cores diferentes para tons de vermelho, roxo e vários ruivos. Garante um cabelo mais vivo, com mais brilho, reconstruído, macio e hidratado.

Tonalizante da Kert, Keraton

Tonalizante da Wella, Color Touch

Outro bom produto que promove a tonalização suave nos fios, valorizando brilho e proteção nos fios, para aumentar a durabilidade da cor. Também é possível encontrar para todo tipo de coloração de cabelos, em até 47 nuances diferentes, inclusive coloridos.

Tonalizante da Wella, Color Touch

Tonalizante: Como usar? Cores? Melhores marcas? E mais!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here