Tônico facial: O que é, para que serve, os melhores tônicos e mais!

0
226

Na rotina de cuidados diários para pele uma pele linda e cheia de saúde é indicado o uso de variados produtos que auxiliam desde a limpeza dos poros à hidratação e proteção. Um produto que não tem como sair dessa listinha é o tônico facial, mas muita gente ainda não entende qual a sua verdadeira função na pele.

Tônico facial

Você sabe? Vem saber disso no texto a seguir e também saiba quais os melhores tônicos faciais do mercado!

O que é tônico facial?

Tônico facial é um tipo de loção que faz parte da etapa de finalização dos cuidados com a pele diários. Lembra das 3 etapas dos cuidados diários: Limpar, Tonificar e Hidratar?

É justamente na etapa de tonificar que são feitos os maiores cuidados com os poros da pele, pois o tônico facial limpa, evita obstrução dos poros, evita formação de cravos e espinhas e ainda promove a renovação celular.

Qual a importância do tônico facial para a pele?

No dia a dia, nós utilizamos vários tipos de sabonetes, cremes, protetor solar, maquiagem e outros produtos que acabam desequilibrando o pH da pele, e o tônico facial auxilia no equilíbrio novamente.

Esse restabelecimento do pH da pele evita o envelhecimento precoce e que a pele fique opaca e sem vida.

Além disso, o tônico também é importante porque prepara a pele para receber cremes com ativos hidratantes ou rejuvenescedores, depende de o que você usa, e também protetor solar, penetrando melhor na pele e durando mais tempo.

E ele é um excelente amigo de quem tem pele oleosa, pois controla a produção de sebo em sua limpeza profunda e evita ao máximo o surgimento de cravos e espinhas, como em quem tem esse tipo de pele.

Como o tônico facial funciona na pele?

A primeira etapa dos cuidados com a pele é a limpeza. Para isso, utilizamos sabonetes especiais para cada tipo de pele; este promove uma limpeza superficial, tirando a sujeira e resíduos mais grossos da pele.

Já o tônico, na segunda etapa, vai funcionar da seguinte maneira: Ele penetra bem mais do que o sabonete nos poros, de modo a fazer uma limpeza profunda do que o sabonete não alcançou.

Sendo assim, os poros ficam livres, não entopem nem ficam obstruídos, a oleosidade da pele diminui e evita o aparecimento das espinhas. Com os poros mais abertos e limpos, a próxima etapa de hidratação e proteção é melhor absorvida.

Benefícios do tônico facial

  1. Promove uma limpeza de pele profunda;
  2. Elimina as toxinas e radicais livres da pele, responsáveis pelo envelhecimento precoce e até algumas doenças;
  3. Auxilia na ativação da microcirculação da pele;
  4. Deixa a pele preparada para receber cremes e protetores, fazendo com que seja melhor absorvidos;
  5. Reequilibra o pH natural e saudável da pele;
  6. Promove suavidade, frescor e calma na pele.

Para que serve tônico facial?

O tônico facial serve para complementar a sua limpeza diária, eliminando as impurezas mais difíceis que outros produtos não conseguem alcançar.

Também regulam o pH da pele, que é desregulado por conta de uso de maquiagem, contato com poluição, gordura das mãos e outros resíduos no dia a dia.

Serve também para melhorar a penetração e ação dos seus cremes de hidratação ou nutrição, loções e protetores na finalização dos cuidados diários. No geral, serve para limpar, tratar e revitalizar a pele.

limpando a pele

Como usar tônico facial?

Outro dos maiores benefícios deste produto é a facilidade de sua aplicação, não tendo nenhum segredo. Apenas algumas etapas devem ser feitas antes da sua aplicação, confira:

  • Se estiver com maquiagem na pele, retire com a ajuda do seu demaquilante preferido;
  • Em seguida, lave o rosto com um sabonete neutro para promover a limpeza superficial da pele, seja ele em barra, líquido ou gel;
  • Seque bem a pele com a ajuda de uma toalha suave, sem esfregar;
  • Agora, com a ajuda de um algodão, passe o tônico facial de forma suave na pele; não precisa fazer força nem ter pressa, tenha carinho pelo seu rosto;
  • Depois é só finalizar com seus cremes e protetor solar como de costume.

O que é melhor: Tônico facial ou água micelar?

A água micelar é outro tipo de produto que se tornou muito popular por todas as suas propriedades e promessas. Existem marcas que prometem que sua água micelar realizam a limpeza completa de rotina, tudo em um só produto.

Mas será que ela substitui também a função do tônico facial na pele? A resposta é sim! A água micelar atua como higienizador e também como um tônico na pele, sendo perfeita para quem tem peles sensíveis e também quem não tem tempo de parar para fazer cuidados na pele com mais etapas.

Sendo assim, os dois produtos são importantes, mas podemos dizer que a água micelar atua de forma mais completa de uma única vez. Lembrando que nenhum desses produtos promove efeito demaquilante, hidratante ou protetor na pele.

Top 5 Melhores tônicos faciais!

O melhor tônico facial para você será aquele que melhor se der com seu tipo de pele. Sempre prefira os que não contêm álcool na fórmula e dê preferência aos tônicos adstringentes se você tiver uma pele oleosa. Confira alguns dos melhores do mercado abaixo:

  1. Lotion Adstringente Micro-esfoliante, da La Roche-Posay

É um excelente produto da marca, porém tem um preço bem salgado que repele um pouco as pessoas. Mas muitos dermatologistas indicam e ele vale muito a pena!

Lotion Adstringente Micro-esfoliante, da La Roche-Posay

Ele contém água termal na fórmula, tem efeito suave, garante menor produção de sebo, auxilia no fechamento dos poros depois da limpeza e não irrita a pele nenhum pouco, sendo indicado para quem tem pele sensível.

  1. Oily Solution Tônico Adcos

Oilu Solution é uma linha da Adcos especial para cuidados com peles oleosas e com acne, e este é o tônico que faz parte do grupo. Dentre suas vantagens está o efeito matificante ao final da lavagem, deixando a pele livre de oleosidade, que é um ponto positivo para evitar surgimento de cravos e espinhas.

Oily Solution Tônico Adcos

  1. Normaderm Loção Adstringente Purificante 3 em 1, da Vichy

Também ideal para quem tem a pele sensível e com presença de acne. Na composição, podem ser encontrados água termal e ácido acetilsalicílico, que são importantes no controle da oleosidade e também no efeito secativo de espinhas. Ele ajuda a fechar os poros sem dar aquele efeito repuxado no rosto depois da lavagem.

  1. Adstringente Clean & Clear para Pele Sensível, da Johnson’s

Possui as mesmas funções dos tônicos comuns, porém 2 detalhes o tornam destaque nesta lista: este tônico é o que tem efeito mais suave de todos, não deixando a pele ardendo nem queimando, sendo o mais indicado para peles muito sensíveis; e outro é que ele tem excelente custo benefício, já que custa baratinho e oferece todas as vantagens de um bom tônico facial.

Adstringente Clean & Clear para Pele Sensível, da Johnson’s

  1. Tônico Equilibrante Controle de Oleosidade, da Higiporo Davene

Marca pouco conhecida, mas quem testou, aprova! Promove a limpeza profunda padrão dos tônicos, oferece bom acabamento sequinho evitando oleosidade e ainda tem um preço bem acessível também. Vale a pena testar.

Tônico Equilibrante Controle de Oleosidade, da Higiporo Davene

E ai, vai incluir o tônica facial na sua rotina diária? Conte para nós nos comentários.

Tônico facial: O que é, para que serve, os melhores tônicos e mais!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here