TPM: O que é, sintomas, quantos dias dura, como evitar os sintomas, rémedios

0
111

Os homens ficam em alerta. As mulheres ficam mal pra caramba… Estamos falando da temida TPM, que surge de forma leve ou forte na mulherada e pode trazer inúmeros sintomas físicos e emocionais. Quer saber como evitar os sintomas na sua próxima menstruação? Continue lendo!tpm

O que é a TPM?

“Tente perturbar menos?” ou “Todos Problemas Misturados”? Nada disso. A sigla TPM é referente ao termo Tensão Pré-Menstrual, pois refere-se ao período de oscilações hormonais durante o período da menstruação, no caso, antes de ela iniciar; ocorre apenas em mulheres nas suas fases férteis da vida.

Essas alterações hormonais afetam também o sistema nervoso central da mulher, o que colabora diretamente na manifestação de variados tipos de sintomas, físicos ou emocionais. Isso também afeta os níveis de serotonina e endorfina, o que afeta consideravelmente o humor e bem-estar da mulher.

Sintomas da TPM

Literalmente, um turbilhão de emoções e sensações físicas pode ser sentido nesse período, variando de mulher para mulher. Costumam aparecer nas primeiras mudanças hormonais logo após a ovulação iniciar e costumam desaparecer ou diminuir sua incidência de acordo quando vai chegando o fim da menstruação. Confira abaixo os principais sintomas relatados pelas mulheres e veja com quais deles você se identifica:

  • Dores pelo corpo, como cólicas nas paredes do útero (reflexo do sangramento), dor de cabeça (ou sensação de peso), dores nos seios e outras dores causadas por tensão nervosa.
  • Sintomas emocionais e nervosos, como ansiedade, depressão, tristezas repentinas, alterações bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade em manter relacionamentos com diferentes pessoas, falta de paciência, vontade de chorar repentina, e afins.
  • Fadiga, preguiça no corpo e alterações no sono (insônia, pouco sono ou muito sono).
  • Problemas de concentração, trazendo dificuldades de lembranças e sensação de confusão algumas vezes.
  • Retenção líquida (causando inchaço corporal), alterações no apetite (fome ou falta de apetite) e ganho de peso.

Quantos dias dura a TPM?

São tantos os sintomas, né? O tempo de duração desses sintomas que cada mulher manifesta de um jeito varia de pessoa pra pessoa, tendo gente que nem sente nada! A manifestação dos sintomas variam: os emocionais, como irritação, mau humor e tristezas, costumam aparecer cerca de 10 dias antes da menstruação; já os físicos acontecem mais próximos do sangue descer, sendo uns 2 ou 3 dias antes; tais sintomas podem se prolongar cerca de 2 dias após o fim da menstruação.

Como evitar os sintomas da TPM?

Tem gente que faz de tudo pra não tomar remédio nesse período das dores, mas não consegue. Mas saiba que com alguns novos e constantes hábitos você consegue amenizar os sintomas da TPM? Confira a seguir e crie uma nova rotina na sua vida para se prevenir das agressividades da TPM!Como evitar os sintomas da TPM

  • Praticar exercícios físicos:

Atividade física ajuda na liberação de endorfinas, que são os hormônios do prazer, consequentemente você se sentir melhor e cheia de bem-estar. Porém, durante o período menstrual, é recomendado realizar exercícios de nível moderado para não agravar os sintomas, portanto uma caminhada basta, assim como leves corridinhas, ou outras atividades como yoga e hidroginástica. Só não fique sedentária, deixe seu corpo sempre acordado!

  • Alimentação que ajudam na TPM: 

Tenha uma boa alimentação recheada de frutas, vegetais, grãos e alimentos diuréticos para te ajudar a eliminar líquidos como melancia, aspargos, salsa, agrião e morango, por exemplo; vegetais verdes escuros também ajudam a reduzir o inchaço, além de outros que ajudam na melhora da circulação como salmão, azeite de oliva, nozes, castanha e linhaça. Evite alimentação rica em gorduras e sal em excesso, pois pode afetar seu intestino, causando dores e inchaços quando em paralelo aos sintomas da TPM.

E o que fazer com aquela vontade louca de comer doces e chocolate durante a TPM? Pode comer sim, porém com moderação! O cacau mais ativo nos chocolates amargos vai ajudar bem a elevar os níveis dos hormônios do prazer, como também elevar os níveis de magnésio no sangue, e isso provoca menos reações quanto aos sintomas da TPM.

  • Remédios para TPM

Tem gente que realmente sofre com as dores da TPM, sendo muitas vezes necessário aquele remédio de suporte. Consulte seu médico, relate todos os sintomas fortes frequentes em toda pré-menstruação sua e ele poderá lhe indicar medicamentos para apoio nessa fase, como algum analgésico, por exemplo.

Para quem quer tratar a longo prazo e controlar melhor sua menstruação, a prescrição de anticoncepcionais, controladores dos níveis hormonais, poderá ajudar bastante. Outros medicamentos naturais como Passiflora podem também ajudar, ajudando a acalmar os nervos e relaxando mais a mulher.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here