Tranças: Embutidas, Afros, Coloridas, Masculinas e mais!

0
921

Seja para um penteado especial ou simplesmente prender os cabelos, as tranças sempre foram uma solução criativa!

E tem modelo para todos os tipos de cabelos, dos mais lisos aos mais afros e crespos, sendo uma das habilidades manuais com os fios mais amadas por todo o mundo, em variadas culturas.

Para te ajudar a ter inspirações de qual será seu próximo penteado com tranças, temos várias sugestões e dicas! Confira!

Tranças

Tipos e modelos de tranças

Tranças embutidas

Fugindo da forma clássica de uma trança, que fica do lado “externo” do cabelo, as tranças embutidas são como um charme para escapar do tradicional.

Servem para cabelos lisos, cacheados ou crespos, para o dia a dia ou para festa. Podem ser feitas no cabelo todo, nas laterais, como um arco, dentre outros modelos.

Tranças afros (tranças box braids)

Essas trancinhas feitas mecha por mecha no cabelo todo são famosas na cultura africana, agregando muito estilo à pessoa!

O legal desse estilo é que as trancinhas podem variar de cor, tamanho, largura, criar desenhos no couro cabeludo com uma parte embutida, dentre muitas outras ideias.

Tranças jumbo

As tranças jumbo são um dos tipos de tranças box braids. São tranças feitas com cabelo ou fios sintéticos anexas ao seu cabelo original, como um aplique, sendo mais leves e mais práticas na hora de fazer penteados, perfeita para dias corridos.

Por ser mais leve, é possível fazer coques mais cheios e altos sem causar incômodos, além de ser mais barata também. 

Como colocar tranças box braids

Confira abaixo um tutorial de colocação das tranças jumbo:

Tranças de linha de crochê ou lã

Outro material muito usado para fazer as box braids são as linhas ou lãs, que também são sintéticos.

É a melhor opção para quem tem reação alérgica a certos tecidos, já que a linha ou lã é fibra de pano e é hipoalergênica. O efeito deixa as trancinhas mais cheinhas, menos brilhosas e dura mais do que o jumbo.

Veja as diferenças entre a de crochê e a de lã no vídeo abaixo do canal da Ana Barreto:

Tranças coloridas

Quem disse que só dá para colorir o cabelo com tinta ou tonalizante? Na hora das trancinhas, é só escolher cores vivas e vibrantes do material que você for usar, seja jumbo ou linha.

Para não enjoar das cores escolhidas, as meninas costumam sempre mudar de cor quando fazem a manutenção, assim cada mês é um estilo diferente! Você também pode optar por usar mais de uma cor nas tranças. Seja criativa!

Tranças masculinas

As tranças também sempre foram paixão na vida dos garotos. No geral, confere uma aparência mais de rapper ou do reggae, dependendo do estilo do penteado!

Os meninos com cabelos maiores têm mais liberdade para inovar nas tranças, mas o de cabelo curtinho também podem fazer embutidas e ainda inserir apliques caso queiram mudar mesmo o visual. Inspire-se!

Tranças raiz

A trança raiz pode ser um pouco mais complicada de fazer sozinho, pois exige habilidade e coordenação motora. É muito feita em salões de beleza, principalmente por meninas que estão passando por transição capilar.

A dica é não fazer se seus cabelos estiverem muito danificados, pois força muito a raiz e pode quebrar facilmente. Lindos penteados podem ser feitos formando desenhos no couro cabeludo com esse estilo de trança, veja!

Tranças em cascata (soltas)

Além das box braids, como vimos acima, que são as trancinhas afro soltas esbanjado charme, temos outra forma de uso de tranças com o cabelo solto, mais indicada para cabelos lisos ou ondulados.

Muito usada em festas e ocasiões mais especiais, a trança serve quase como um adereço nos cabelos, sem ter a necessidade de prender o penteado! Lembra muito aquele estilo grego com o aro de plantinhas, né?

Tranças nagô

Nagô é o nome dado às tranças embutidas em cabelos afro, como um penteado seguindo para trás nos cabelos, como uma cascata de trancinhas. Pode ser feita em cabelos naturais ou sintéticos, mas nos naturais exige que sejam fios saudáveis e fortes!

É bem clássica na cultura africana e reforça muito a personalidade de quem faz! Pode ser feita no cabelo todo ou apenas parcialmente, para algum penteado específico.

Tranças laterais

As tranças laterais são bem charmosas e românticas, podendo ser bem rente à raiz ou simplesmente como uma jogada lateral dos cabelos. Já mostramos vários modelos de tranças laterais nos exemplos de tranças anteriores, mas se deseja ainda mais inspirações, confira abaixo:

Passo a passo: Trança boxeadora clássica (a mais pedida)

Como é uma das tranças mais pesquisadas no momento, decidimos montar um passo a passo aqui para você aprender a fazer! É um estilo que nasceu nas lutas femininas, em que as mulheres tiravam os cabelos do rosto, mas sem perder o charme feminino e empoderador. Aprenda a fazer tranças no estilo boxeadora abaixo:

  1. Divida seus cabelos ao meio; deixe metade solta para fazer a primeira trança e prenda o outro lado em forma de coque;

 

  1. Separe 3 mechas, bem na parte da frente do cabelo, e comece a trançar normalmente, no sentido para trás;

 

  1. A trança deve ser feita de forma embutida e ficando em alto relevo, não escondendo por dentro;

 

  1. Concentre-se na posição que segue a trança, afinal você vai repetir do outro lado do cabelo e deve ficar uniforme. Se deseja um visual mais empoderado, quando mais para trás e para o alto da cabeça for a trança, melhor; já se forem mais para as laterais, o visual será mais romântico;

 

  1. Quando a trança chegar ao fim da sua nuca, pode finalizar normal como uma trança comum e amarre a ponta com um elástico, como preferir. Outra opção é parar a trança no comprimento pela metade, deixando a ponta solta, podendo até fazer um babyliss.

Entenda melhor no passo a passo em forma de vídeo abaixo:

5 penteados legais com tranças fáceis de fazer

  1. Trança invertida feita pela frente!

  1. Trança grega falsa!

  1. Trançado fácil de fazer!

  1. Coroa de tranças super fácil!

  1. Trança coração!

Gostou das ideias?

Tranças: Embutidas, Afros, Coloridas, Masculinas e mais!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here