Transição capilar: Dicas, quanto tempo dura, cortes, produtos, cronograma

0
2195

Mais que aceitar os cabelos, fazer transição capilar é aceitar um novo estilo de vida. É ter uma nova percepção sobre a vida, nos relacionamentos, nos objetivos a longo prazo e muito mais. E se você está disposta a saber mais sobre esse pontapé inicial para mudar de vida, vem com a gente entender mais sobre transição capilar, com dicas, produtos e inspirações para enfrentar essa fase da melhor forma.Transição capilar

O que é transição capilar?

Fazer transição capilar é aceitar que tá na hora de mudar. É querer se aceitar ao máximo, inclusive seus cabelos naturais. É um momento mais que importante na vida de quem submeteu seus cabelos a procedimentos químicos ao longo dos anos, como escovas progressivas, permanentes, relaxamentos ou outras fórmulas pesadas, principalmente as alisantes.

Geralmente, quem se submete a esses procedimentos são as pessoas naturalmente cacheadas, crespas ou crespíssimas. Mas nunca é tarde para se libertar, se este for o seu caso.

Existem dois tipos de transição capilar:

  • Big Chop (Grande corte): Aquela em que toda a parte química do cabelo é retirada de uma vez só! Considerada bem ousada, o corte big shop é um grande corte que muda de vez a aparência da pessoa e marca de uma vez o início do recomeço;Big Chop
  • Corte aos poucos: A outra opção é ir cortando os fios com química aos poucos, acompanhando e respeitando o crescimento natural dos fios. É menos ousada, mas exige muito mais paciência pela espera do crescimento.

Dicas de transição capilar

Deixar apenas o cabelo crescer não é o suficiente, pois alguns cuidados intensos são necessários. Para seu cabelo natural se desenvolver bonito e com saúde, uma nova rotina de cuidados com hidratações, nutrições, umectações e reconstruções. Isso tudo contribui para evitar cabelo seco, quebradiço e sem brilho, não importa o quão crespo ele for.

Para quem não vai cortar os fios de uma vez, é normal que duas texturas de cabelo entrem em conflito, com fios crespos nascendo e aquela parte lisa descendo. A dica é ter paciência e não recorrer a chapinhas ou secador para uniformizar os fios. Se preferir, opte por técnicas de texturização nos fios lisos, assim você cacheia a parte lisa e se incomoda menos com a área crescendo. Muitas meninas fazem rolinhos, usam bobs, usam meias, fazem tranças, e várias outras técnicas. Confira um exemplo abaixo:

Cronograma para sua transição capilar

Cronograma capilar é uma forma de cuidar dos fios no geral, não precisando estar em transição para isso. Basicamente, envolve 3 tipos de tratamentos que devem ser combinados entre si através de um cronograma, que são nutrição, reconstrução e hidratação.

É importante para quem está fazendo transição porque muitas pessoas reclamam de quebra capilar quando está passando por essa fase, e esses 3 tratamentos num planejamento semanal bem equilibrados fazem a diferença na saúde dos novos fios que estão por vir.

  • Escolha 3 dias na semana, intercalados para realizar os tratamentos. Sugerimos segunda, quarta e sexta-feira, pode ser?
  • Agora você vai intercalar entre esses dias Hidratação, Nutrição e Reconstrução, de acordo com o nível de dano dos seus fios. Saiba que até mesmo fios saudáveis e virgens devem fazer esses cronogramas, viu?
  • Agora é só usar produtos correspondentes a cada tratamento no dia específico.

Veja um exemplo:Cronograma para sua transição capilar

 

Produtos para transição capilar

Alguns produtos serão essenciais para cuidar dos seus novos cachinhos. Anota aí:

  • Óleo de umectação de transição capilar, pra ajudar naquela reconstrução forte!
  • Shampoo de transição capilar, pra fazer aquela limpeza renovadora na raiz e os fios crescerem com saúde!
  • Condicionador de transição capilar, pra fechar as cutículas dos fios garantindo boa hidratação!
  • Máscara de hidratação de transição capilar, que vai contar com poderosos óleos que vão cuidar dos seus cachos!
  • Gel ou creme de pentear propício para o tipo dos seus fios que estiverem nascendo; ajudando a remodelar, a desembaraçar e manter sempre bonito!

Estes são alguns dos produtos básicos, que já vão ajudar muito se existirem na sua nova rotina de cuidados. Ainda assim você pode contar com outros tipos de produtos para seu cabelo, é só consultar um profissional que você pode ter mais indicações!

Quanto tempo dura a transição capilar?

Não existe um tempo certo para a transição capilar acontecer. Alguns fatores vão determinar se vai demorar muito ou não, que são: tempo de crescimento natural dos seus fios e tipo de química que você utilizava (pois isso pode afetar a forma que seus fios crescem). No geral, os cabelos crescem cerca de 1 centímetro por mês, sendo assim, 12 centímetros em um ano. Sim, demora. Mas, sim, você vai amar o resultado daqui um tempinho.

Cortes de transição capilar

Para quem não quer fazer o big chop de uma vez, o ideal é cortar o cabelo mais curtinho, e nesse modelo existem inúmeros cortes que vão ajudar a disfarçar sua transição, te trazendo mais paciência e confiança.Cortes de transição capilar

Penteados para transição capilar

Alguns penteados podem te ajudar bastante no período de transição capilar para evitar aquele tamanho contraste entre as diferentes texturas dos fios (naturais e com química). Confira abaixo alguns exemplos:

Antes e depois da transição capilar

A parte mais motivacional de fazer transição capilar é ver exemplos de muitas pessoas que passaram pelo mesmo processo pacientemente e cuidando bem dos fios. Assim dá ainda mais vontade de começar a transição hoje mesmo! Veja abaixo exemplos de muitas meninas que mudaram seus estilos de vida começando pelos fios. Inspire-se!

Transição capilar: Dicas, quanto tempo dura, cortes, produtos, cronograma
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here