Umectação: O que é? Como fazer? Com óleo de coco, óleo de rícino e mais!

0
194

Saiba que a umectação capilar é uma importante fase nos tratamentos cotidianos nos cabelos, principalmente se você tem cabelos cacheados!

Tão importante quanto hidratação, nutrição e reconstrução, a umectação é fácil de fazer, pode ser feita com variados produtos naturais e traz variados benefícios à saúde e estética dos fios. Saiba mais a seguir!

Umectação

O que é umectação capilar?

Primeiramente, entenda o que significa umectação: Ato de umedecer, tornar úmido, “molhado”. Trazendo este conceito para os cabelos, umectação capilar é um tipo de tratamento que visa umedecer os fios com água e óleos.

Essa reposição de óleos é muito importante porque variados fatores colaboram para que nossos fios sejam naturalmente secos, e muitas vezes o óleo do nosso couro cabeludo não é suficiente para nutrir os fios por inteiro.

Sendo assim, a umectação é como um reforço extra nutritivo.

Os produtos mais utilizados para essa finalidade são à base de cremes de hidratações, cremes de pentear, óleos extra-virgens em forma de ampolas, finalizadores, reparadores, etc.; são vários os produtos disponíveis para umectação contendo óleos naturais na composição.

Benefícios da umectação capilar

  • Reposição de nutrientes na estrutura do fio capilar;
  • Sela os fios e mantém hidratado por mais tempo;
  • Combate o ressecamento;
  • Combate o frizz;
  • Reduz o volume;
  • Tira a aspereza dos fios;
  • Oferece maciez aos cabelos;
  • Aumenta o brilho;
  • Ajuda na definição de cachos e controle dos fios lisos também;
  • Deixa o cabelo mais fácil de modelar.

Como fazer umectação caseira? 3 óleos incríveis!

Faça umectação na sua casa mesmo utilizando óleos vegetais em sua forma natural e extra-virgem, que é a mais pura para os fios.

Com óleo de coco:

Compre um pote de óleo de coco puro em lojas de cosméticos, lojas de produtos naturais, farmácias ou até supermercados na parte de produtos naturais.

Este óleo possui dureza de acordo com a temperatura local, então ele fica mais líquido quando as temperaturas estão mais quentes e mais sólido quando está mais frio.

Se ele estiver sólido, pegue uma colher do produto, coloque num potinho e derreta em banho maria numa panela ou diretamente num microondas em menos de 15 segundos.

E então, com o cabelo seco, aplique o óleo nas mãos, espalhe bem e passe nos fios, mecha por mecha, fazendo um tipo de massagem para o óleo pegar por todo o comprimento.

Não se preocupe em usar o produto na raiz também, pois não deixa oleoso depois de lavar. Depois de aplicar em todo o cabelo, prenda-o em cima ou coloque uma touca e deixe o óleo agindo por pelo menos 2 horas. Enquanto isso, você pode ver um filme ou estudar, por exemplo.

Passado o tempo, lave os cabelos com shampoo duas vezes e finalize utilizando um condicionador suave, usando apenas nas pontas nos fios, nunca na raiz. Enxágue ao final com água fria, para selar bem os fios. Para ver os resultados mais rapidamente, aplique um protetor térmico e seque os cabelos com secador. Prontinho!

Com óleo de rícino:

A umectação com óleo de rícino é um excelente tratamento para repor nutrientes e acelerar o crescimento saudável dos fios. Para fazer em casa, compre um óleo de rícino puro, também vendido em farmácia, lojas de produtos naturais ou lojas de produtos estéticos.

Com os cabelos secos, aplique o óleo de rícino nas mãos e passe-o por todo o comprimento dos fios. Ele tem uma textura mais pegajosa, portanto se estiver com dificuldade de passar com suavidade nos fios, dilua o óleo de rícino em outro óleo vegetal, que pode ser o de coco, inclusive.

O cheiro também pode incomodar um pouco, pois é bem forte, mas não se preocupe porque esse cheiro evapora e não fica depois nos fios.

E então, depois de aplicar por todo o comprimento dos fios, deixe agindo por pelo menos 30 minutos. Depois é só lavar bem com shampoo e condicionador.

Com azeite:

Para fazer umectação com azeite, escolha a sua forma mais pura que é o extravirgem, pois é o que contém maior número de nutrientes intactos que farão bem para o cabelo, além de que este tem o menor nível de acidez de todos os outros tipos de azeite.

Aplique o azeite extravirgem nos fios também secos, passando com cuidado mecha a mecha. Depois é só prender ou colocar uma touca e esperar o produto agir por 2 horas nos fios.

O azeite é mais fino que outros óleos e pode escorrer pelo pescoço e pingar na roupa, portanto utilize roupas velhas que possam manchar sem problema. Depois das horas passadas, lave com shampoo quantas vezes precisar até sair todo o azeite e finalize com condicionador suave.

Como fazer umectação noturna?

Você também pode fazer as umectações acima na parte da noite, para o óleo escolhido agir enquanto você está dormindo.

Basta massagear os fios com o óleo escolhido, retirar o excesso com a ajuda de uma toalha ou camisa de algodão, colocar uma toalha seca sobre seu travesseiro, fazer um coque ou trança sem muito aperto, e dormir!

Os óleos podem ficar nos nossos cabelos por até 8 horas, então acorde antes de esse período acabar e é só lavar os fios na manhã seguinte. Não saia de casa com o óleo na cabeleira, viu? Lave bem antes e finalize.

Antes e depois da umectação

Confira abaixo algumas imagens de cabelos que ficaram muito mais macios e nutridos depois da umectação:

Antes e depois da umectaçãoAntes e depois da umectação

Qual a melhor umectação para cabelos cacheados?

Toda as umectações acima são indicadas para cabelos cacheados, pois conferem maior encorpamento dos fios, nutrindo a estrutura de cada um e criando cachos mais “pesados” e modelados.

No entanto, a maioria das meninas cacheadas que faz umectação capilar recomendam o azeite de oliva extravirgem para quem tem cachos porque é uma das substâncias mais suaves e que deixam menos resíduos nos fios.

Mas a escolha de qual é melhor depende do estado dos seus fios agora, se estão pouco ou muito danificados. Você pode testar vários óleos diferentes a cada 15 dias nos cabelos e saber qual surte melhor efeito nos seus cachos!

O que é umectação reversa?

Também chamada de umectação inversa por algumas pessoas, é um tipo de umectação que combina um óleo vegetal a uma máscara de hidratação, ideal para cabelos extremamente ressecados, porosos e quebradiços.

Enquanto a máscara hidrata repondo água, o óleo nutre. Para fazer, utilize um shampoo anti-resíduos antes de aplicar a combinação, assim os nutrientes e a água da hidratação penetram bem na estrutura dos fios.

Umectação: O que é? Como fazer? Com óleo de coco, óleo de rícino e mais!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here