Unha encravada: Como aliviar a dor, desencravar, remédios e tratamento caseiro

0
593

Também conhecida como onicocriptose, a unha encravada é uma condição bem dolorosa e chatinha de lidar que pode acontecer com qualquer pessoa. Ocorre por inúmeros fatores, como sapatos apertados e inadequados, unhas não cortadas corretamente, manias de roer ou arrancar pedaços de unha, tendência de crescimento errado da unha, entre outros tipos de pressão feitos sobre algum dedo. Geralmente, o dedo mais afetado é o dedão do pé, mas qualquer outro pode encravar, inclusive algum das mãos.  Unha encravada

Esse encravamento acontece quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo. Além de causar dores, o local pode ficar vermelho, inchar e até gerar secreções como pus, dependendo do tipo de inflamação. Se não tiver cuidado a tempo, a inflamação pode Continue na leitura para saber como tratar da melhor forma os sintomas de unha encravada.

Como aliviar a dor?

Para controlar melhor as dores da unha encravada, alguns procedimentos básicos podem ajudar, como mergulhar o dedo inflamado em uma bacia de água morna por 5 a 10 minutos, de 1 a 2 vezes por dia; funciona também colocar uma compressa de água quente sobre a área. Isso ajuda apenas a reduzir a dor, não tratando a condição. Já para ajudar no processo de cicatrização, você pode mergulhar também na água morna com duas colheres de sulfato de magnésio, também conhecido como sal de Epsom.escalda pes

Nessas tentativas de alívio de dor com o dedo dentro da água morna, a tendência é a pele amolecer e deixar a área da unha encravada mais evidente, podendo ser possível a remoção da parte da unha que está furando a pele. Tente apenas se tiver visível, caso contrário, poderá piorar a inflamação cutucando o que não deve.

Como desencravar?

Além dessas tentativas de amolecer a pele com a água morna, existem outras formas de desencravar a unha. O primeiro passo é reduzir ou eliminar a inflamação, e isso pode ser feito com a ajuda de antibióticos naturais como óleo de amêndoas, óleo de melaleuca ou mesmo um pouco de azeite de oliva. Basta massagear a área algumas vezes por dia com algum desses óleos e durante a semana a inflamação vai passando, evitando também possíveis infecções, caso não seja tão grave.

Estando a área desinflamada, você pode tentar elevar a unha que está encravada na pele com a ajuda de uma pinça ou fio dental. Conseguindo, coloque um pedaço pequeno de algodão ou gaze embaixo para mantê-la elevada; uma pressão será feita na área, mas caso não te cause dor, não tem problema. Isso vai ajudar com que a unha cresça na direção certa e alivie o dedo do furo. Importante: Não corte esse parte da unha elevada, para ela crescer mais direcionada; só corte se a dor for forte demais.unha muito encravada

Importante: Caso você tenha diabetes, dano em algum nervo da perna ou do pé, má circulação sanguínea no pé ou infecção ao redor da unha, consulte um médico e não tente tratar o problema sozinho. E caso você tenha tratado e a unha volte a encravar, poderá ser necessário algum tratamento médico cirúrgico, como remoção de alguma parte da unha com anestesia local; e caso gere alguma infecção, pode ser necessário uso de antibióticos.

Remédios para unha encravada

Existem vários medicamentos que podem ser direcionados ao tratamentos das dores, inflamações e possíveis infecções causadas pela unha encravada, além de outros produtos para limpeza da área. São alguns dos mais indicados pelos médicos:

  • Cetoconazol: Antibiótico;
  • Neosporin: Antibiótico;
  • Naproxeno: Anti-inflamatório;
  • Mupirocina: Antibiótico;
  • Povidine: Antisséptico;
  • Tylenol, Paracetamol e Ibuprofeno: Analgésicos e Anti-inflamatórios;
  • Lidocaína: Pomada anestésica.

Importante: Nunca pratique a automedicação, sempre aguarde a orientação médica sobre qual remédio comprar. Os remédios aqui listados podem ter contraindicações e causar reações alérgicas em algumas pessoas.

Tratamento caseiro para unha encravada

No princípio da inflamação, é possível tratar com medicamentos e misturas caseiras. São alguns:

  • Suco de cebola: Bata no liquidificador uma cebola inteira com 200 ml de água e aplique na unha 2 vezes ao dia; deixe o suco secar na pele antes de lavar.
  • Vinagre de maçã: Mergulhe um algodão no vinagre de maçã e aplique na unha; repita o processo várias vezes ao dia.
  • Limão: Corte um limão ao meio e esfregue suavemente na unha inflamada, enrole num curativo e deixe durante a noite.
  • Tomilho: Em uma bacia de água, dilua duas colheres do tempero tomilho e banhe a unha gentilmente.
Unha encravada: Como aliviar a dor, desencravar, remédios e tratamento caseiro
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here