Unhas de acrílico: O que é? Como é feita? Quanto custa?

0
2059

Quando alguém pesquisa sobre alongamento de unhas, uma das primeiras opções que surgem são as unhas de acrílico. Mas será que elas são boas mesmo? Confira a seguir as vantagens e desvantagens das unhas de acrílico e o passo a passo de como são feitas!

Unhas de acrílico

O que são unhas de acrílico?

As unhas de acrílico são extensões em formas de “tips”, que são pedacinhos de plástico no formato de extensão de unhas, que são coladas nas pontas das unhas naturais com um tipo de cola acrílica, muita parecida com uma massinha.

Vantagens e desvantagens das unhas de acrílico

1. Vantagens

– Alongamento rápido das unhas:

Nem todo mundo tem o privilégio de ter um rápido crescimento das unhas naturais, mas com um alongamento de unhas de acrílico, é possível alcançar instantaneamente o tamanho de unhas desejado.

– Fortalece as unhas naturais fracas:

Os tips nas pontas das unhas juntos à massinha acrílica formam uma camada dura e protetora às unhas naturais, evitando que elas quebrem ou até mesmo que a pessoa roa suas unhas e impeça o crescimento natural.

– Fáceis de tirar:

Quando a pessoa quiser assumir suas unhas naturais e tirar as acrílicas, não vai ter dificuldade, já que são bem fáceis de retirar; totalmente ao contrário da técnica de unhas de gel, por exemplo, que tem uma remoção mais complicada.

– Alta durabilidade:

Se comparada às unhas de gel, por exemplo, possuem maior durabilidade por conta da resistência do plástico dos “tips”. Falaremos sobre quanto tempo as unhas de acrílico daqui a pouquinho.

– Fácil de arrumar:

Se a pontinha quebrar ou rachar, não é necessária nenhuma técnica específica para arrumar; podendo você mesma arrumar em casa com lixa, base e esmalte.

– É mais econômica:

Se comparado a outras técnicas de alongamento, as unhas de acrílico são as que têm menor custo.

2. Desvantagens

– Pode manchar as unhas naturais:

O uso frequente de unhas acrílicas pode causar manchas amareladas nas unhas naturais por conta da pigmentação da cola acrílica utilizada; nem sempre as pessoas desenvolvem essa característica, mas é um caso comum entre as clientes.

– Pode deixar as unhas naturais enfraquecidas:

Se usadas por muito tempo, as extensões também prejudicam a força dessas unhas; enquanto que elas estão fortes com os tips, ao tirar as unhas perdem sua proteção novamente e podem ficar mais frágeis.

– Precisa de uma pausa no uso:

Não se pode manter unhas acrílicas para sempre, pois é necessário que as unhas naturais “respirem”. Sendo assim, devem ser removidas de tempos em tempos, cuidar das unhas naturais, e então aplicar novamente as unhas acrílicas.

– Não fica tão natural:

A aparência do plástico pode ser facilmente notada com as unhas acrílicas, ao contrário de outras técnicas que priorizam a naturalidade das unhas, como as unhas de gel.

Faz mal fazer unhas de acrílico? Causa alergia?

Não podemos dizer que “sempre” farão mal, mas cuidar das unhas naturais é necessário antes, durante e depois de fazer unhas de acrílico. Faz mal sim se você está com as unhas fracas, não cuida e apenas “tampa” a situação com unhas de plástico, o que certamente vai piorar a situação.

E se você tem históricos alérgicos ou uma pele sensível, fique atento ao tipo de cola usada na técnica para evitar reações alérgicas. Procure fazer um teste com o produto; informe-se com seu dermatologista.

Passo a passo: Como são feitas as unhas de acrílico?

É recomendado que essa técnica seja feita por uma profissional; só faça se você realmente tiver experiência com as próprias unhas ou ainda se estiver em fases de teste para aprendizado, é claro. Confira a seguir o passo a passo de como as unhas acrílicas são colocadas:

1. Lixar as unhas:

O primeiro passo é lixar bem as unhas e retirar quaisquer fissuras na estrutura que possam atrapalhar a cola do produto; corte o tamanho se necessário, para não competir com o tamanho da unha a ser colada e ficar algo grosso no total.

2. Preparando os tips:

Encontre tips do tamanho ideal para a unha; é só medir encostando na unha mesmo, e se tiver um pouco maior, basta linhas as laterais até que forme um encaixe perfeito. E então, aplique a cola na unha postiça e aplique com cuidado sobre a unha natural. Se vazar cola para os lados, é só limpar com um palito com algodão molhado com acetona.

3. Ajustando os tips:

Depois da cola secar, com uma tesoura no estilo guilhotina ideal para corte de unhas postiças, faça os cortes das unhas no tamanho que a cliente preferir. Lembrando que longa demais fica mais fácil de quebrar.

E então, com uma lixa, deve-se igualar o alto relevo do tip colado com a unha da pessoa, de modo a ficar a menor diferença visível. E então, passe um álcool com algodão para limpar o pózinho e também lixe a ponta do tip para ficar com bordas suaves.

4. Modelando a unha acrílica:

Nesta parte é usado um pó acrílico para dar mais corpo, força e também mais naturalidade à aparência das unhas postiças. No preparo da unha é usado um primer para facilitar a aderência do pó; e então o acabamento acrílico é feito de uma mistura com um líquido acrílico, pó acrílico e pincel macio para aplicação.

A mistura resulta numa massinha de rápida secagem que deve ser modelada sobre a unha da pessoa. Depois de secar bem o produto, as unhas devem ser bem polidas com uma lixa bananeira. Depois usa-se uma lixa suave para tirar toda a porosidade e os resíduos do produto.

5. Finalização

Depois de lixada, a finalização fica à sua escolha, com base, esmalte e demais coberturas protetoras.

Confira todo o passo a passo acima em forma de vídeo a seguir:

Antes e depois das unhas de acrílico

Confira a seguir imagens de antes e depois da técnica de alongamento com unhas de acrílico:

Unhas acrílicas precisam de manutenção?

Para manter as unhas de acrílico sempre bonitas, uma manutenção a cada 15 a 20 dias deve ser feita. Na manutenção é feita uma aplicação de mais material acrílico na parte que já cresceu, como também polimento e alinhamento de todo o corpo da unha. As quinas das unhas também podem ser ajustadas com o material acrílico.

Esse período pode variar de acordo com a velocidade de crescimento das suas unhas naturais, como também da qualidade do material e suas ações, que podem garantir boa durabilidade ou não das unhas. Ter contato com muitos produtos químicos, como produtos de limpeza, por exemplo, diminui a duração consideravelmente.

Quanto custa fazer unhas de acrílico?

Esse valor depende muito da região onde você vai fazer a técnica. Costuma ser um investimento considerável, variando de R$100 a R$300 reais; a manutenção costuma sair por 50 a 70% do valor da primeira aplicação. Fique atenta a promoções de centros estéticos, principalmente na internet, pois sempre tem!

Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here