VESTIBULINHO ETEC: COMO FUNCIONA? COMO SE INSCREVER?  

0
26

As ETEC’s acolhem hoje mais de 210 mil estudantes, que cursam o ensino técnico e médio, oferecendo 139 cursos em vários setores.    

A sigla ETEC significa Escola Técnica Estadual, que são sustentadas pelo governo do estado de São Paulo associada com o Centro Paula Souza (CPS).   

O Vestibulinho ETEC é oferecido em todo o estado de São Paulo, que disponibiliza cursos técnicos profissionalizantes e ensino médio de alta qualidade para quem já tem em mente qual seu objetivo profissional.   

Vestibulinho ETEC

O Vestibulinho ETEC proporciona aquisição a cursos e a ensino médio de forma gratuita.  

Como funciona o Vestibulinho ETEC?  

As ETEC’s são associadas com a secretaria de educação e prefeituras municipais. O procedimento de seleção para quem quer estudar em uma das várias unidades é simples.   

Para conquistar uma vaga, é necessário se candidatar ao Vestibulinho ETEC.   

Porém, as escolas técnicas estaduais contam com o sistema de pontuação acrescida, ou seja, para aqueles alunos que cursaram em escola pública o ensino fundamental de forma integral, obtêm 10% de bônus em cima da nota.   

Esse benefício também é estendido para os afrodescendentes. Eles obtêm 3% de bônus em cima da nota.   

A procura por uma vaga nas ETEC’s se dá pela garantia na qualidade de ensino.   

Se você cursa a primeira série do ensino médio, ou do ensino técnico integrado ao ensino médio oferecido pelo programa vencer ou pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos), ou o técnico integrado ao ensino médio, você vai precisar do certificado de conclusão do ensino médio.  

Alguns cursos são oferecidos para alunos com idade a partir dos 18 anos.   

Dependendo da categoria, há outras formas que poderá tentar um encaixe como por exemplo, curso de especialização ou através do Acesso as Vagas Remanescentes.  

Como Se Inscrever para o Vestibulinho ETEC?

As inscrições para o Vestibulinho ETEC ocorrem todo semestre, através do site do vestibulinhoetec.com.br e logo após a inscrição é necessário pagar uma taxa no valor de R$30,00 (trinta reais).

Para se inscrever no Vestibulinho ETEC é muito simples. Após acessar o site, clique em ‘Inscrevase’. Na primeira etapa, preencha uma ficha de inscrição com nome completo, CPF e e-mail.  

Na segunda etapa indique o curso, o período, e a ETEC em que planeja estudar.  

Na terceira etapa, forneça alguns dados pessoais. Na quarta etapa se você se encaixar, informe sua categoria no Sistema de Pontuação Estendida (se escolaridade pública ou afrodescendente).   

Na quinta etapa confirme. Será gerado um boleto bancário que terá de ser impresso. Esse boleto deverá ser pago na agência bancaria de sua preferência.  

Caso não seja pago o boleto até a data limite do vencimento, será cancelada a inscrição.  

Na sexta etapa, responda a um questionário e na sétima etapa conclua a sua inscrição.  

Dias depois de se inscrever para o Vestibulinho ETEC, é fornecido o local e o dia para se realizar a prova.  

Todos os que terminaram o ensino médio poderão se inscrever no Vestibulinho ETEC, caso tenham o desejo de fazer algum curso. Os que estão cursando o segundo e terceiro ano do ensino médio, podem tentar um curso técnico através do Vestibulinho ETEC.  

E os que estão cursando o último ano do ensino fundamental, podem por meio do Vestibulinho ETEC cursar o ensino médio técnico.

A aprovação é divulgada por meio do site, um mês após o Vestibulinho ETEC.   

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA