Vinagre de maçã no cabelo: Para que serve? Como usar? Receita caseira!

0
305

É tão bom quanto encontramos produtos naturais e de preço acessível que podem ajudar nos cuidados pessoais e beleza no dia a dia, né? Um deles é o amado vinagre de maçã, que traz benefícios para a saúde, para emagrecer, para a pele, cabelo e muito mais.

E é justamente sobre os benefícios do vinagre de maçã no cabelo e como usar no dia a dia que falaremos a seguir. Nas suas próximas compras no mercado você vai ter que levar um!

Vinagre de maçã no cabelo

Para que serve vinagre de maçã no cabelo?

O vinagre de maçã é um produto feito a partir da fermentação da maçã, tornando-se uma substância enriquecida com minerais e ácidos saudáveis.

Sendo então um produto de pH ácido, ele se torna perfeito para equilibrar a acidez alterada por danos cotidianos que fazemos em nossos cabelos, desde tinturas e outras químicas a excesso de sol.

Sendo assim, o vinagre de maçã serve para devolver aos fios a acidez ideal, selar cutículas, combater oleosidade e renovar a beleza e brilho dos fios. Saiba mais sobre outros benefícios desse produto nos cabelos a seguir.

Os 5 melhores benefícios do vinagre de maçã no cabelo

  1. Protege os fios contra bactérias e fungos, responsáveis na maioria dos casos por causar caspa e queda de cabelo. Sendo assim, é indicado para tratamentos naturais contra caspa!

 

  1. Auxilia em limpezas profundas, tirando excesso de produtos, poluentes e demais sujeiras do dia a dia. Quando age nos cabelos, ele amolece essas substâncias presentes nos fios, saindo mais facilmente na lavagem.

 

  1. Ajuda muito na redução de frizz, aqueles cabelinhos arrepiados para cima, muito comuns depois de escova ou prancha, pois ele ajuda a selar as cutículas, deixando os fios mais suave e evita o frizz.

 

  1. Ajuda a desembaraçar os fios, pois cabelos com acidez equilibrada não entrelaçam tão facilmente. Sendo assim, para pentear no dia a dia como também na hora de fazer penteados, é um produto que ajuda muito.

 

  1. Reduz a porosidade dos cabelos, deixando os fios mais macios e sedosos. Pode até mesmo ser usado como condicionador ao final da lavagem! Ele penetra nos poros dos fios e preenche a estrutura capilar, e ainda protege que futuramente o cabelo sofra o mesmo dano.

Vinagre de maçã para cacheados e crespos

O vinagre de maçã também é um grande amigo das cacheadas, pois ele melhora a elasticidade dos fios e isso ajuda na definição dos cachos.

E um grande medo das cacheadas é o aspecto pesado e oleoso que alguns produtos podem deixar nos cachos, e o vinagre de maçã não faz isso, mantendo o movimento natural e cachos cheios de vida!

Para as crespas também traz benefícios, como ajudar a fechar as cutículas, oferecendo um controle melhor dos fios.

Vinagre de maçã no cabelo emborrachado

Quando o cabelo apresenta sinais de emborrachamento ou com aspecto elástico, isso significa que ele sofreu danos fortes! Isso acontece muito com quem faz descontroladamente e sem tratamentos em paralelo descolorações ou tratamentos químicos em excesso.

Cabelos nesse estado precisam de reconstruções capilares fortes e ácidas, e é nessas receitas que o vinagre de maçã entra, além de cremes de hidratação e também queratina líquida.

A combinação desses 3 elementos em reconstruções de 1 a 2 vezes por semana, dependendo dos danos, ajuda a recuperar a elasticidade normal e evita o temido corte químico.

Enquanto trata, vê se dá uma pausa nos tratamentos químicos e recupera seus cabelos, tá bom mulher?

Vinagre de maçã no cabelo com luzes

O mesmo pode acontecer com quem descolore frequentemente fazendo luzes, principalmente as meninas que estão em progresso para seus loiros dos sonhos.

As luzes podem ficar com aspecto elástico e sem vida, e o vinagre de maçã é perfeito para tratar desses problemas, como vimos acima.

E o melhor para as loiras, ele não mancha os cabelos e ainda devolve um brilho fora do comum ao seu loiro, sendo um produto natural e para livre uso nos seus cuidados diários.

Vinagre de maçã

Pode usar vinagre de maçã na hidratação?

O vinagre de maçã faz parte da etapa de reconstrução capilar, sendo a hidratação outra etapa importante. Sendo assim, o que você pode fazer é balancear essas duas etapas na sua semana, além da nutrição, é claro.

Para turbinar sua hidratação, depois de hidratar com a máscara hidratante como sempre faz, finalize com seu condicionador junto com um pouco de vinagre de maçã diluído e deixe agindo um tempinho.

Essa finalização vai melhorar sua hidratação e ainda ajuda na reconstrução capilar também.

Como usar vinagre de maçã no cabelo?

As formas de uso do vinagre de maçã dependem do seu objetivo! Confira algumas formas de usar a seguir:

– Para auxiliar no crescimento dos cabelos: Dilua 75 ml de vinagre de maçã em 1 litro de água e armazene num recipiente borrifador. Depois de lavar normalmente com shampoo e condicionador, faça um enxágue final com essa mistura.

– Para limpeza profunda: Misture água e vinagre de maçã numa mesma proporção e lave seus cabelos. Massageie bem o couro cabeludo e enxágue. Em seguida, lave normalmente. Se desejar aplicar somente no couro cabeludo, não nos fios, utilize um algodão para espalhar na raiz. Esse também auxilia no controle das caspas e oleosidade.

– Para selar a cutícula dos fios: Lave normalmente seus cabelos com shampoo e máscara hidratante, e antes de aplicar o condicionador ao final, misture a ele uma colher de vinagre de maçã. Massageie por todo o cabelo, deixe agir por 5 minutos e enxágue.

– Para um banho de brilho: Misture uma colher de vinagre de maçã em um copo com água. Lave seus cabelos normalmente e aplique a mistura por todo o cabelo, retirando os excessos e deixe secar naturalmente, não precisando de enxágue.

Extra:

Receita potente com vinagre de maçã para o cabelo

A receita abaixo vai te ajudar a reconstruir e hidratar o cabelo de uma forma potente! Faça 1 vez por semana e veja ótimas mudanças nos seus fios ao final do mês. Confira:

Você vai precisar:

  • 90 ml de máscara hidratante capilar para seu tipo de cabelo;
  • 10 ml de vinagre de maçã;
  • 10 ml de Bepantol líquido.

Como aplicar:

Lave bem seus cabelos normalmente com shampoo. Divida bem os cabelos e aplique a mistura mecha por mecha, com cuidado. Deixe agindo na cabeça por 15 minutos. Enxágue, finalize com condicionador e deixe secar naturalmente.

Vinagre de maçã no cabelo: Para que serve? Como usar? Receita caseira!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here