Vitamina B5: Função ao organismo, benefícios, alimentos ricos, deficiência

0
455

Todas as vitaminas do complexo B são importantes, e uma das principais é a vitamina B5, também chamada de ácido pantotênico. Mas você sabe por que ela é tão importante e necessária? Confira no artigo de hoje os principais benefícios de ter a vitamina B5 na alimentação para melhorar a sua saúde e também ter cabelo e pele mais bonitos.Vitamina B5

Função da vitamina B5 no organismo

A principal função da vitamina B5 é a de quebrar proteínas, gorduras e hidratos de carbono dos alimentos que comemos. E é através dessa importante ação que podemos usar essas substâncias em forma de energia, formação e reconstrução de músculo e tecido, além da manutenção da saúde dos órgãos. Além disso, contribui para equilíbrio da quantidade de açúcar no sangue, controle da pressão arterial, prevenção de danos nos nervos e também da saúde do coração, prevenindo doenças cardíacas.

Benefícios da vitamina B5

  • Saúde:

Muito mais que necessária para o bom funcionamento do organismo, a vitamina B5 nas doses certas diárias colabora para várias outros benefícios adicionais. Ela também atua regulando os hormônios responsáveis pela atenuação de ansiedades e depressão, ajudando a reduzir o estresse e controlando melhor as emoções. Sendo assim, é um excelente amigo da mente!

A saúde do coração também fica garantida, pois os níveis de colesterol são controlados e também a pressão arterial. Para quem tem muita fadiga ou cansaço, saiba que a B5 também ajuda na atividade metabólica do corpo, nos dando mais resistência e disposição para tarefas diárias e exercícios físicos. Além disso, ajuda o corpo a metabolizar e eliminar substâncias tóxicas no fígado e também aumenta os níveis de hemoglobina no corpo, prevenindo uma possível anemia no indivíduo.

  • Emagrecimento:

A vitamina B5 pode ser um excelente aliado para quem quer emagrecer, pois ela contribui no aumento da queima de gorduras já que age sobre gordurinhas e ácidos graxos transformando-os em fonte de energia para as atividades do organismo e para seu pique diário. Além disso, atua sintetizando e controlando colesterol e hormônios que possam contribuir para ganho de peso.

  • Cabelo:

A principal atuação da vitamina B5 sobre os cabelos é sua ação contra queda. Ela age nutrindo os folículos pilosos, de modo que façam os fios crescerem mais fortes e encorpados, ótimo para quem sofre de queda de cabelo e fios quebradiços. Se esse for o seu problema, converse com seu dermatologista sobre a opção de suplementação e outros produtos com vitamina B5 para evitar queda de cabelo.

Outro benefícios da vitamina B5 para os cabelos é sobre a pigmentação dos cabelos, evitando com que eles percam sua cor original por muito mais tempo, sendo assim é um poderoso ativo contra os fios brancos precoces.

  • Pele:

Também tem seus benefícios para a pele, sendo eficiente no tratamento de acne, por exemplo, já que ajuda na metabolização de lipídios, os quais podem causar a acne. O ácido pantotênico também é usado em tratamentos estéticos, pois reduz o sebo, evitando obstrução dos poros e aquela pele oleosa. Além disso, ajuda a retardar o aparecimento de sinais e manchas da idade.

Também atua como poderoso regenerador dos tecidos, portanto ajuda a melhorar a cicatrização da pele, desde sinais de acne a outras lesões que acometeram a pele. A B5 também ajuda a aumentar os níveis de glutationa nas células, que é um poderoso antioxidante. Sendo assim, para uma melhor cicatrização de feridas, renovação celular e regeneração de tecidos, tenha a vitamina B5 no seu dia a dia.

Alimentos com vitamina B5

A palavra pantotênico é derivada da palavra pantos, que significa “de todos os lugares”, sendo assim é muito fácil encontrar a vitamina B5 nos alimentos. Destacam-se: vegetais de folhas escuras, hortaliças, carnes com pouca gordura, cereais integrais, cogumelos como o shitake, batata doce, queijo cottage, atum, salmão, fermento biológico, abacate, ovo, fígado de boi e sementes de girassol. Dependendo da sua demanda biológica, converse com seu médico sobre a quantidade ideal para você consumir e veja se pode ser necessária suplementação alimentar com o nutriente.alimentos com Vitamina B5

Deficiência de vitamina B5

A dose diária recomendada de consumo em cápsulas ou simplesmente numa alimentação balanceada é de 6 mg. Menos do que isso, pode causar deficiência da vitamina na pessoa, que pode levar a alguns sintomas como:

  • Se for mulher grávida, pode causar defeitos de nascença no feto;
  • Perda de memória;
  • Depressão e ansiedade;
  • Doenças cardíacas;
  • Anemia;
  • Fadiga;
  • Lábios rachados e desidratados;
  • Dor nos peitos;
  • Distúrbios do sono;
  • Dores de cabeça.
Vitamina B5: Função ao organismo, benefícios, alimentos ricos, deficiência
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here