Vitamina D: O que é, função, benefícios, alimentos ricos, preço da vitamina

0
116

O nome dela você já conhece e já ouviu falar muito do quanto ela é importante para nossa saúde, mas será que sabe direitinho para que a vitamina D serve, como ela atua e onde podemos encontrá-la? Vamos então falar sobre esta vitamina essencial e funções aqui neste artigo, assim não fica nenhuma dúvida! Vamos lá?vitamina d

O que é vitamina D?

Vitamina D é o nome dado a um importante composto solúvel de lipídios essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo humano, sendo também conhecida como calciferol ou até como vitamina antirraquítica.

Ela é encontrada em muitos alimentos e também pode ser consumida em forma de suplementação, porém é essencial tomar sol de 15 a 20 minutos por dia para garantir a ativação e absorção dela em nosso organismo, evitando assim a sua carência. A ingestão diária recomendada é de 10 mcg para crianças de até 1 ano; de 15 mcg para crianças de 1 ano a adultos; de 20 mcg para idosos com mais de 70 anos; e de 15 mcg para gestantes. Casos mais sérios de carência exigem dose diária mais elevada de 1000 a 4000 IU ou 25 a 100 mcg.

Para que serve a vitamina D?

É considerada importante para o nosso corpo, pois ajuda na execução de diferentes processos e também manutenção de outros. Sua principal função é regular as taxas de cálcio e fósforo no sangue de modo a prevenir inúmeras doenças. Ela também é importante para regular o metabolismo dos ossos, como também fixar cálcio nos ossos e nos dentes.

A carência da vitamina D no organismo aumenta muito as chances de problemas de saúde. Nas crianças, por exemplo, a deficiência pode causar raquitismo. Taxas normais da vitamina D são essenciais na infância para o crescimento e fortalecimento ósseo, sem ela os ossos crescem fracos, moles, a dentição com defeitos, o crescimento físico fica mais lento e também tende a absorver menos fósforo e cálcio. Já nos adultos, os ossos também podem ficar fracos, moles e sem nutrientes, como no caso de osteoporose e osteomalácia, por exemplo.

Benefícios da vitamina D

Além de ser importante para os ossos, a vitamina D também possui outros benefícios à nossa saúde:

  • Ajuda no bom funcionamento do intestino;
  • É essencial no sistema imunológico;
  • Protege o coração, participando do controle das contrações do músculo;
  • Previne doenças como obesidade, diabetes e hipertensão;
  • Colabora também para fortalecimento e produção de músculos;
  • Previne envelhecimento precoce;
  • É importante para as gestantes, prevenindo abortos e colaborando na imunidade da mãe;
  • Previne alguns cânceres, como de cólon, da mama e de reto;
  • Também é importante nos estudos de doenças autoimunes, como esclerose múltipla, artrite reumatoide e até problemas oftalmológicos.

Alimentos ricos em vitamina D

Alimentos de fontes vegetais não sintetizam a vitamina D, portanto todos os alimentos fontes dela são de origem animal. São elas: peixes (cavala, arenque, salmão, sardinha e atum), frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau, fígado de vaca, gema do ovo, leite e seus derivados (queijo, iogurtes, manteigas e bebidas lácteas).alimentos ricos em vitamina d

Suplementação de vitamina D

Apesar de nossa pele mesmo produzir naturalmente a vitamina D, juntamente com a ação dos raios solares, nem sempre essa quantidade natural é a ideal para as atividades no organismo. Nem sempre conseguimos consumir os alimentos que são fontes de vitamina D regularmente no dia a dia, e isso tudo faz com que seja necessário algum tipo de suplementação à parte, em casos de carência ou tratamento de doenças.

A necessidade de suplementação de vitamina D é constatada através de exames de sangue, e quantidade diária será estabelecida com a orientação do seu médico. Essa suplementação pode ser em gotas, cápsulas ou até spray, vai depender da concentração de vitamina D por dosagem.

Em gotas, tende a ser 200 UI (quantidade muito baixa para adultos e boa para crianças e bebês), já em cápsulas as doses costumam ser mais elevadas como de 5.000 UI pra cima. Vai depender das suas necessidades de saúde, praticidade para tomar e qualidade e confiança do distribuidor da manipulação do medicamento.

É importante entender da relação entre suplementação de vitamina D e hidratação, pois os rins trabalham muito mais para absorção da vitamina, e ingerir bastante líquidos torna-se fundamental para essa função.suplemento de vitamina d

Preço da vitamina D

Depende de onde você for comprar, seja em farmácias ou centros de manipulação. Os preços são estabelecidos de acordo com a quantidade de cápsulas ou miligramas da embalagem.

Saiba que os mais baratos que ficam em balcões das farmácia, geralmente são substâncias sintéticas; já os orgânicos e manipulados, que são muito melhor absorvidos pelo organismo e mais saudáveis, são um pouco mais caros.

Potinhos prontos com cerca de 30 a 60 cápsulas variam de R$15 a R$30 reais, dependendo da região. Converse com seu médico e peças as melhores indicações de laboratórios, farmácias e locais para comprar ou mandar fazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here