Vitamina E: Benefícios, como tomar, alimentos, preço, vitamina E engorda?

0
358

A vitamina E é um importante macronutriente essencial para o bom funcionamento do organismo, além de trazer outros benefícios para a saúde e beleza. Presente em vários alimentos, suplementos vitamínicos e cosméticos, é uma vitamina destaque no mundo da nutrição. Quer saber onde pode encontrá-la e quais benefícios pode ter com ela? Continue lendo para saber mais!Vitamina E

Para que serve a vitamina E?

Desde que nascemos, a vitamina E tem função vital para nosso organismo, pois um recém-nascido fica exposto a riscos de infecção por ter baixos níveis plasmáticos e pouco armazenamento de vitamina E. Além desse efeito no sistema de autodefesa, a vitamina E também serve para controlar o LDL, que é o colesterol ruim quando está elevado. Também contribui para a proteção do cérebro e atua no sistema nervosa melhorando a nossa capacidade cognitiva.

Dentre outras propriedades estão seu efeito anti-inflamatório, rejuvenescedor celular, cicatrizante e também antioxidante, sendo uma das melhores vitaminas que visam o equilíbrio dos radicais livres no organismo, os quais trazem doenças, toxinas e outros pontos nocivos à saúde.

Benefícios da vitamina E

Agora que você entendeu como a vitamina E atua no organismo, conheça alguns benefícios que podemos ter com uma quantidade adequada do nutriente no nosso corpo:

Ação antioxidante: Protege o corpo de substâncias nocivas como os radicais livres e toxinas, além de proteger o corpo contra a oxidação natural e induzida da vida. Começa de dentro pra fora, com a defesa das membranas exteriores das células, estimula a produção de novas e protege as células externas, como as de cabelo, pele e unhas, por exemplo. Sendo assim, é um combatente ao envelhecimento precoce.

Previne de doenças cardiovasculares: Controla bem os níveis de colesterol, principalmente os ruins, evitando que estes sejam oxidados e fiquem estagnados nas artérias.

Ajuda na circulação sanguínea: Outra de suas funções pelo organismo é ajudar na formação dos glóbulos vermelhos, como também dilatar de forma saudável os vasos sanguíneos, sendo assim também previne a formação de coágulos no sistema circulatório.

Vitamina E para cabelo: Possui vários nutrientes que ajudam na saúde capilar, pois estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo, contribuindo para um crescimento mais saudável e com fios nutridos. Também ajuda no desequilíbrio do ph do couro, que é um fator comum para queda de cabelo. Além disso, neutraliza os radicais livres que também são causa de cabelos que não estão saudáveis. Para esses casos, são sugeridos suplementação vitamínica e também produtos para o cabelo com a substância.

Vitamina E para o rosto: Um dos principais reconhecimentos para a vitamina E são seus benefícios para a pele, inclusive a do rosto. Possui efeitos que previnem e combatem os sinais de envelhecimento, como linhas de expressão e rugas. Sendo assim, a vitamina E pode deixar você mais jovem e mais bonita através da alimentação e uso de produtos com a vitamina. Encontre também vitamina E na maioria dos protetores solares, pois ela também ajuda a bloquear os raios UV protegendo a pele. Além de combater o envelhecimento, a vitamina E também colabora para uma pele hidratada e mais firme.

Sistema imunológico: Uma boa imunidade é garantida com os níveis certos de vitamina E. Pesquisas indicam que pessoas com saúde debilitada por conta de envelhecimento ou de doenças têm melhoras consideráveis quando fazem tratamentos com a vitamina.

Saúde óssea e muscular: A vitamina E ajuda muito no processo de absorção de várias substâncias essenciais para a saúde dos ossos e dos músculos, como cálcio, potássio e outros minerais importantes, sendo assim evita doenças e fraquezas. Além disso, protege os músculos de radicais livres, principalmente após os treinos de musculação, ajudando os músculos a se recuperarem mais rápido e aumentando o ganho de massa muscular.

Vitamina E ajuda a emagrecer: Como os bons níveis de vitamina E colaboram para um ganho de massa muscular, isso melhora o seu desempenho nas atividades físicas, logo a vitamina E é um tipo de contribuinte indireto na sua perda de peso. Entendeu? Vitamina E não emagrece, mas seus efeitos no corpo podem ajudar no seu processo de emagrecimento.

Vitamina E engorda?

A resposta é NÃO. Claro que não! Não possui açúcares, gorduras ou quaisquer calorias, nem muito menos estimula o apetite. O que pode gerar a dúvida é o fato de ela ser encontrada facilmente em alimentos que são mais calóricos, portanto comê-los sem moderação engorda sim. Mas isso não é culpa da vitamina.

Onde encontrar vitamina E?Onde encontrar vitamina E

Alimentos com vitamina E: A maioria dos alimentos que contêm vitamina E são de origem vegetal, como frutas, óleos vegetais, cereais integrais, sementes e também gema do ovo. São algumas fontes: Óleo de cártamo, soja, palma, amendoim, milho,  ou girassol; Azeite; Nozes, amêndoas, castanha-do-Pará; Sementes de girassol; Gérmen de trigo e grãos integrais; Abacate.

Suplemento alimentar: Além das fontes na alimentação, você também encontra suplementos vitamínicos que contêm vitamina E na composição, sendo puras ou com outros complexos de vitaminas. Geralmente, é indicado para quem tem deficiência da vitamina ou faz má alimentação. Consulte um nutricionista para saber se esse é o seu caso ou se alimentação regulada basta.

Produtos de cabelo e pele (cosméticos): Cremes, géis, shampoos, hidratantes, entre outros. Dá pra encontrar vitamina E em muitos cosméticos. A maioria dos cremes para pele que contém vitamina E são com efeitos anti-idade e antioxidante; já os produtos para cabelo são de cuidados diárias de hidratação e nutrição.

Como tomar vitamina E? Preço?

A dose recomendada de suplementação em cápsulas da vitamina E costuma ser de 3 a 15 mg, exceto em casos de carência da vitamina em que o médico indica doses maiores a princípio. Encontre em lojas de produtos naturais ou farmácias numa média de preço de R$ 15 a R$ 50 reais, variando de acordo com a loja, marca e dosagem. Consulte seu médico antes de comprar e consumir sem regras.

Vitamina E: Benefícios, como tomar, alimentos, preço, vitamina E engorda?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here