Vitaminas e seus benefícios: Importância, onde encontrar, vitaminas da beleza

0
1456

Você sabia que uma alimentação precária em vitaminas leva facilmente à desnutrição? São elas que são responsáveis por inúmeros funcionamentos do nosso organismo, nos dando força, energia e proteção! Mas são tantas vitaminas, tantos alimentos, fica difícil saber por onde começar a melhorar a alimentação, não é mesmo?Vitaminas e seus benefícios

O ideal é conversar com seu médico nutricionista sobre o assunto, mas já para aquecer seus conhecimentos, confira o artigo de hoje sobre as principais vitaminas para nossa saúde e em quais alimentos você pode encontrar cada uma delas.

Importância das vitaminas

Como dissemos acima, as vitaminas são essenciais para a nossa vida! São nutrientes que garantem as boas funções do organismo, de modo a prevenir e combater doenças e enfermidades. Não são substâncias produzidas pelo nosso organismo, portanto devemos ter uma alimentação balanceada e equilibrada para atender essa demanda do organismo.

A maioria das vitaminas pode ser consumida através da alimentação do dia a dia, sendo encontradas nas frutas, hortaliças e vegetais, logo, tem mais facilidade de ser encontrada em alimentos de origem natural. Não apenas para a saúde, as vitaminas também oferecem benefícios à estética, afinal, quando estamos mais saudáveis, ficamos mais bonitos!  E aí, como anda sua alimentação?

Principais vitaminas e seus benefícios

Os complexos vitamínicos podem ser divididos em dois tipos: As vitaminas lipossolúveis, as quais são absorvidas passivamente e transportadas com as gorduras da dieta; e as hidrossolúveis, que são solúveis em água e absorvidas mais facilmente por difusão simples.

Sendo assim, as lipossolúveis tendem a ser encontradas em alimentos ricos em gorduras boas, e as hidrossolúveis devem ser consumidas em maior quantidade, já que não permanecem no corpo por muito tempo.

Vitaminas Lipossolúveis (A, D, E e K)

  1. Vitamina A (retinol)

Benefícios: A vitamina A ajuda no crescimento dos ossos, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, aumenta a imunidade, combate os radicais livres e o envelhecimento com ação antioxidante, e sua deficiência é uma das principais causas de cegueira em crianças.

Onde encontrar: Presente nos alimentos amarelos e alaranjados, folhas verdes escuras e também na forma de retinol encontrados em alimentos de origem animal. Exemplos: cenoura, manga, moranga, mamão, espinafre, brócolis, rúcula, agrião, gema do ovo, leite e fígado.

  1. Vitamina D (calciferol)

Benefícios: Importante para o crescimento e manutenção dos ossos, desde a fase infantil à idosa, pois controla a absorção do cálcio e fósforo pelo corpo; sua deficiência traz tendência ao desenvolvimento de doenças ósseas e fraqueza diária.

Onde encontrar: Fácil de encontrar em peixes mais gordurosos como as sardinhas, cavala, atum; também em ovos e alimentos fortificados como margarina ou cereais matinais; também pode ser absorvida com exposição solar através dos raios ultravioletas.

  1. Vitamina E (tocoferol)

Benefícios: É um dos mais eficazes antioxidantes naturais, o qual combate envelhecimento precoce das células, aumenta o sistema imunológico, reduz risco de cataratas, protege o coração contra doenças cardiovasculares, e também previne a saúde da pele, evitando cânceres e outras doenças de pele.

Onde encontrar: Encontre no gérmen ou óleo de trigo, óleo de soja, arroz, algodão, milho ou girassol; gema de ovo, nozes, vegetais folhosos e na maioria dos legumes.

  1. Vitamina K

Benefícios: Extremamente importante para a boa coagulação sanguínea, e sua deficiência colabora para mais ferimentos, falhas de cicatrização e até sangramentos em excesso; suaé raro haver deficiência, e a maioria das vezes é um sinal de má absorção vitamínica do indivíduo, como a doença hepática crônica, por exemplo.

Onde encontrar: Encontre no alface, couve, couve-flor, espinafre, repolho, leite e vegetais de folhas escuras.

Vitaminas Hidrossolúveis (B e C)

  1. Vitaminas do complexo B

Benefícios: A vitamina B1 (tiamina) protege o sistema nervoso, estimula o apetite e colabora para o bom funcionamento do coração e dos músculos; a vitamina B2 (riboflavina) auxilia na digestão, protege a pele e os olhos; a vitamina B6 (pirodoxina) ajuda no metabolismo, sintomas de tpm e evita problemas de pele; a vitamina B12 ajuda no funcionamento das células da medula óssea, trato gastrointestinal e sistema nervoso.

Onde encontrar: B1 – cereais integrais, miúdos, carne de porco, nozes, ervilha, feijão, gema de ovo, cevada, couve, banana e mamão; B2 – couve, miúdos, leite, queijo, ervilha, ovo, arroz integral, cenoura, mandioca, tomate, feijão, goiaba, mamão e manga; B6 – banana, abacate, laranja, tomate, maçã, frango, peixe, porco, ovos, aveia, amendoim e soja; B12 – alimentos de origem animal como laticínios, fígado, rim, músculos e peixes.

  1. Vitamina C

Benefícios: Importante para o crescimento e desenvolvimento do corpo; ajuda também nos processos de cicatrização; estimula bem o sistema imunológico, prevenindo desde resfriados a doenças; ajuda na síntese de colágeno, sendo muito boa para a elasticidade e integridade da pele, além de ser saudável para ossos, dentes, músculos e tendões; também ajuda na melhor absorção de ferro pelo intestino; sua carência traz fadiga e demais complicações à saúde.

Onde encontrar: Presente em frutas cítricas, kiwi, melão, laranja, goiaba, acerola, manga, morango, tomate, couve, agrião e tangerina.

Extra! Principais vitaminas para a beleza:

  • Cabelo: A vitamina A, E, B2 e B12 ajudam no processo de crescimento dos fios; a vitamina B5, D, B3, biotina (B8) e C ajudam no combate à queda capilar e produção de queratina.
  • Rosto: A vitamina A é anti-envelhecimento e ajuda no combate à acne e oleosidade; a vitamina B2 é contra rugas e ajuda na renovação celular; a vitamina C ajuda no combate ao envelhecimento e ajuda na produção de colágeno; a vitamina E também atua sobre os radicais livres do envelhecimento.
  • Pele: A vitamina C ajuda numa pele mais firme e em tons regulares; vitamina A ajuda em cura de ferimentos, dermatites ou lesões na pele, reduzindo também marcas e manchas; vitamina D ajuda na luminosidade e manchas escuras na pele; vitamina E deixa a pele mais hidratada, sem ressecar, com ação antioxidante; dentre outras.

Você pode melhorar a sua alimentação, como também fazer suplementação via oral com vitaminas para a pele e cabelo ou usar produtos que tenham tais vitaminas necessárias na composição. Consulte um dermatologista e tire suas dúvidas!

Vitaminas e seus benefícios: Importância, onde encontrar, vitaminas da beleza
2 (40%) 1 vote

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here