Whey Protein – Como Tomar, Melhor Horário e Diferentes Tipos

0
38

É muito comum quando se começa a frequentar a academia e a fazer musculação que veja muitas pessoas falando e até sugerindo o uso do whey protein para poder melhor o desempenho e assim conseguir desenvolver mais atividades de alta performance, em menos tempo.

O Whey é um suplemento que pode ser utilizado por qualquer pessoa como um pré e pós treino, mesmo que não seja um atleta profissional, para isso o melhor a se fazer é conhecer cada um dos tipos disponíveis, seus benefícios e então descobrir qual é o melhor para você e para te ajudar nos seus objetivos com o treino.

Por isso, nesse artigo reunimos todas as informações importantes sobre o Whey Protein e explicamos para você. Continue lendo esse artigo e confira tudo!

O que é Whey Protein

whey protein

O suplemento alimentar Whey Protein é um dos mais conhecidos pelos praticantes de atividades físicas, pois ele funciona como um reconstrutor muscular, o que faz com os músculos aumentem, se fortaleçam e fiquem definidos de maneira mais rápida.

Ele é feito a partir da proteína que é extraída do soro do leite e por isso é totalmente legalizado e aprovado pela anvisa, sendo assim vendido por diversas marcas de produtos para quem faz atividades físicas e atletas.

Ele deve ser utilizado antes e depois das atividades físicas pois ajuda na reconstrução muscular e a aguentar atividades de grande impacto por mais tempo, e quando se treina mais, mais definido fica o corpo.

Os principais componentes do Whey são a englutamina e BCAA, além de ser rico em aminoácidos que o corpo precisa na hora de fazer a reconstrução dos músculos após o treino, isso contribui ainda para a perda de peso e para uma maior saciedade, dessa forma você irá comer e demorar para sentir fome novamente.

Tipos de Whey Protein

tipos de whey protein

A Whey Protein é um proteína extraída do soro do leite e por isso rica em aminoácidos e nutrientes que melhora o funcionamento do corpo. Porém é preciso saber que existem 3 tipos principais de whey, a Whey Protein Isolada, a Whey Protein Concentrada e a Hidrolisada.

Veja abaixo mais sobre cada uma delas e como elas atuam no corpo, dessa maneira você consegue entender qual é a melhor para você de acordo com o seu grau de prática e exercícios físicos.

Whey Protein Isolada

Para se saber o tipo de Whey é preciso saber como ela foi extraída do leite no momento de fabricação. Porém não é um processo simples, uma vez que é preciso de mais e dois mil litros de leite para conseguir extrair proteína suficiente para ser consumida e que tenha resultado.

Por isso quanto mais concentrada é a proteína, melhor ela é e melhores são os resultados. Também é o tipo mais caro de Whey Protein, também conhecida como Whey isolada.

A Whey Protein isolada é vendida no formato em pó, que pode ser consumida como um shake, líquida, em gel ou até mesmo em barras de proteínas que você pode levar na bolsa sempre que desejar.

Nesse tipo isolada é possível que a concentração da proteínas cheque até 95%, ou seja, o tipo mais puro de todos os 3. É mais indicada para ser consumida por pessoas que estão fazendo exercícios em busca de emagrecer e precisam consumir poucas calorias, mas mesmo assim querem definir os músculos, com a whey protein isolada é possível ter isso, uma vez que ela possui pouca gordura.

Whey Protein Hidrolisada

Esse tipo de Whey como o próprio nome sugere passou por um processo de hidrólise, ou seja seu processo de extração consiste em uma filtragem minuciosa e depois uma quebra da cadeia de proteínas em pequenos fragmentos, dessa forma a concentração de proteína é alta, além de ser uma das mais fáceis e serem absorvidas pelo corpo.

Por este motivo a whey protein hidrolisada deve ser utilizada por quem já faz exercícios de alto impacto e deseja uma recuperação mais rápida.

Whey Protein concentrada

Esse é o tipo de Whey mais barato, ele apresenta algo que varia entre 70% a 80% de proteínas, sendo que o restante são carboidratos, por isso não é a melhor opção para quem está em uma dieta de baixa ingestão de carboidratos. Ela é uma boa opção para quem está em busca de definir os seu músculos.

Como tomar e quais melhores horários?

O mais indicado é tomar logo após seu treino em uma quantidade de cerca de 30 a 50g de whey protein misturado com água. Existe uma discussão muito grande a respeito se é melhor tomar antes ou depois do treino, porém foi constatado que a absorção do nutriente é melhor logo após o treino devido ao nível elevado de insulina.

Algumas pessoas defendem o uso antes e depois do treino, porém por ser um suplemento mais caro, acaba sendo inviável para varias pessoas. O que podemos fazer antes do treino é garantir mais proteína através da alimentação, o que já não é tão aconselhável no pós treino pois a “janela” de absorção dos nutrientes é mais curta, fazendo-se necessário uma proteína de absorção rápida!

Se você ainda tem dúvidas sobre a Whey Protein e seu tipos, nos conte nos comentários!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA